Notícia no detalhe
Moradores de Cambaíba orientados contra o mosquito da dengue
A Secretaria de Governo (Segov), em parceria com o Núcleo de Educação em Saúde do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), está mobilizando moradores de diferentes regiões de Campos para a luta contra a dengue, zika e chikungunya. Moradores de mais de 36 comunidades participaram de reuniões em Unidades Básicas de Saúde (UBS), recebendo orientações de como evitar a formação de focos do mosquito Aedes Aegypti e se comprometendo a atuar como multiplicadores das informações.
Na última semana, uma das mobilizações aconteceu em Cambaíba. Preocupados com o número crescente da doença em Campos, que já totaliza 354 casos somente nos primeiros 27 dias do ano, moradores da localidade se reuniram em mutirão nesta quinta-feira (28), para visitar casas de vizinhos e parentes, recolhendo materiais que podem acumular água e servir de criadouro para o mosquito transmissor das doenças.
A comunidade solicitou o acompanhamento da Prefeitura na ação e equipes da Segov, Limpeza Pública e CCZ atuaram no apoio ao trabalho. “Esperamos que a iniciativa sirva de exemplo e incentive outras comunidades a se mobilizarem em mutirão, no combate à dengue. Essa é uma ação exemplar, porque a população está entendendo que o poder público, sozinho, não tem como conter a proliferação do Aedes Aegypti e evitar uma epidemia, uma vez que a maioria dos focos é encontrada dentro das casas”, diz o subsecretário Adjunto de Governo, Alcimar Ferreira.
Antes do início do mutirão, a técnica do CCZ, Grasiela Ferreira, conversou com os moradores na Unidade Básica de Saúde (UBS). “Em uma semana o mosquito cumpre o ciclo da reprodução à idade adulta e não há como os agentes do CCZ visitarem a mesma região a cada semana. Assim, cabe a cada cidadão quebrar esse ciclo do mosquito, impedindo que ele se reproduza e, consequentemente, evitando a incidência da dengue e das outras doenças”.
Orientados por guardas de endemia do CCZ, a comunidade foi a campo. Genilda Vicente Ricardo mostrou o cuidado que tem para evitar a dengue. “A caixa d´água e outros recipientes de guardar água têm telas. Limpo toda a semana os pratos de vasos de plantas e coloco terra. Até as copas das bananeiras eu viro para baixo, para não acumular água”, contou ela, que participou do mutirão junto com a vizinha Débora Nunes.
- Tem gente que ainda não deixa o CCZ entrar na casa para fazer a visita. Mesmo hoje, no mutirão, alguns fizeram cara feia, mas a minha filha teve dengue ano passado e sei da importância de todos participarem e cuidarem de suas casas – falou Deuziane Gomes da Silva, que percorreu as ruas de Cambaíba ao lado da amiga Lídia Monteiro Silva. “A gente mantém o quintal limpinho, mas não adianta nada se outros moradores não fizerem o mesmo. Acho que, sendo todo mundo conhecido um do outro, fica mais fácil conseguir acabar com focos da dengue”, concluiu. Lídia.
Últimas Notícias adicionadas
- 22/11/2024 18:24:35 Limpeza Pública com reforço em Farol e mutirão em bairros e localidades
- 22/11/2024 16:03:06 Iniciada a montagem da decoração natalina no Centro de Campos
- 22/11/2024 15:09:11 Vice-prefeito e promotor público debatem segurança hídrica do município
- 22/11/2024 14:51:34 Após feriados, Hemocentro Regional de Campos registra grande queda nas doações
- 22/11/2024 14:26:15 Cia. de Arte Persona apresenta “A Cara do Brasil” sábado e domingo no Trianon
Limpeza Pública com reforço em Farol e mutirão em bairros e localidades
2211 16h03Iniciada a montagem da decoração natalina no Centro de Campos
2211 15h09Vice-prefeito e promotor público debatem segurança hídrica do município
2211 14h51Após feriados, Hemocentro Regional de Campos registra grande queda nas doações
2211 14h26Cia. de Arte Persona apresenta “A Cara do Brasil” sábado e domingo no Trianon
Secretaria de Educação: novo processo seletivo para professores nos próximos dias
2Processo seletivo: Inscrições abertas para professor substituto
3Refis 2024 publicado e prazo para aderir ao programa começa na próxima terça-feira
4Direitos dos servidores garantidos ao longo de quatro anos
5Iniciado processo de matrícula para o ano letivo de 2025 na rede municipal
6Concurso GCM: 195 candidatos são convocados para Curso de Formação