Notícia no detalhe
Arquivo Público Municipal recebe Jornal Monitor Campista
O Arquivo Público Municipal Waldir Pinto de Carvalho, em Tócos, na Baixada Campista, se destaca na restauração de documentos históricos no interior do Estado do Rio de Janeiro e recebeu, nesta quinta-feira (29), o acervo do Jornal Monitor Campista, que conta com 273 edições. Os exemplares estavam sob a tutela da Câmara Municipal de Campos. Segundo a historiadora Larissa Manhães, o acervo recém-chegado está sendo listado e analisado para o diagnóstico das necessidades para a conservação e restauração dos mesmos.
O Monitor Campista é o terceiro mais antigo jornal do Brasil (fundado em 1834), que possui 175 anos da história da Vila de São Salvador. No acervo, há reportagens até 2009 sobre venda de escravos, elevação para a categoria de cidade de Campos dos Goytacazes, além de fatos históricos do Estado do Rio, do Brasil e do mundo.
A presidente da Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima, Patrícia Cordeiro, e o gerente do Arquivo Público Municipal, Carlos Freitas, convidaram as comissões da Câmara Municipal de Campos e da Associação de Imprensa Campista para uma reunião nesta segunda-feira (01) para apresentar o relatório e discutir os próximos passos da restauração. “A recuperação do acervo do Monitor é um anseio da comunidade acadêmica e pesquisadores. Mas, sobretudo, é um direito da população em ver preservada sua história”, disse a presidente da FCJOL.
A partir do acordo firmado em outubro do ano passado entre a prefeita Rosinha Garotinho, a presidente da Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima, Patrícia Cordeiro com o presidente da Câmara Municipal, Edson Batista, o material passará por tratamento técnico. O tratamento compõe-se de várias fases como: higienização mecânica de todos os volumes, identificação e ordenamento cronológico, identificação em planilha baseada nas normas preconizadas pelo Conselho Internacional de arquivos.
- O local já está preparado, com rede elétrica revisada, instalação de ar refrigerado e pintura, aguardando a aquisição dos arquivos deslizantes para otimização do espaço. Os arquivos serão adquiridos pela Câmara Municipal, conforme entendimentos prévios. Esse tipo de Arquivo é o que melhor supre essa necessidade pelo tipo e volume específico do acervo -, explica Carlos Freitas, diretor do Arquivo.
Últimas Notícias adicionadas
- 09/09/2025 14:30:35 Agricultura realiza reunião para produtores interessados em participar do PNAE
- 09/09/2025 14:02:46 Espaço da Oportunidade com 483 vagas de emprego nesta semana
- 09/09/2025 13:27:22 Guardião da Memória: papel do Arquivo na preservação da história da Prefeitura
- 09/09/2025 13:19:31 Mais Ciência na Escola mapeia poluição plástica em Lagoa de Cima e propõe soluções
- 09/09/2025 13:04:52 Ação conjunta retira cercas irregulares em Lagoa de Cima
Agricultura realiza reunião para produtores interessados em participar do PNAE
0909 14h02Espaço da Oportunidade com 483 vagas de emprego nesta semana
0909 13h27Guardião da Memória: papel do Arquivo na preservação da história da Prefeitura
0909 13h19Mais Ciência na Escola mapeia poluição plástica em Lagoa de Cima e propõe soluções
0909 13h04Ação conjunta retira cercas irregulares em Lagoa de Cima
Prefeitura publica novas convocações do concurso do Programa Saúde da Família
2Secretaria de Fazenda dá boas-vindas aos novos auditores fiscais
3Desenvolvimento Econômico vai promover Café do Empreendedor dia 19
4Nova diretriz reduz para 37,5°C temperatura considerada febre em crianças
5Prefeitura paga salários nesta sexta e injeta R$ 139 milhões na economia local
6Espaço da Oportunidade com 674 vagas de emprego nesta segunda-feira