Notícia no detalhe
Vacinação contra o HPV a partir de segunda-feira em Campos
A primeira fase da campanha de vacinação contra o vírus do papiloma humano (HPV) será aberta às 10h, na Escola Municipal Wilma Tâmega e na Escola Francisco Faria Barobsa, no Parque Aldeia, na próxima segunda-feira (13). A vacinação será feita pelos profissionais da Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, e acontecerá através do Programa Saúde na Escola (PSE). A expectativa é imunizar cerca de mil meninas por dia, em diversas unidades escolares, simultaneamente.
O anúncio foi feito pelo secretário de Saúde, Paulo Hirano, na noite desta quinta-feira (09), durante aula magna sobre a campanha, proferida pela pesquisadora do Instituo Ludwig de Pesquisa sobre o câncer, professora doutora Luisa Lina Villa. A aula teve o objetivo de orientar pais de alunos, autoridades do município e profissionais de saúde e educação sobre a estratégia de vacinação. O encontro aconteceu no anfiteatro Jair Araújo Junior, na Faculdade de Medicina de Campos.
Ela é pesquisadora há 30 anos, doutora em biologia e professora da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade de São Paulo. Em sua exposição, apresentou estatísticas para falar da eficácia da vacina, e abordou o tema: “Vacinação profilática contra o HPV em adolescentes: uma visão de futuro”.
- Em 2002, os países da América Latina e Caribe computaram 72 mil novos casos de câncer de colo de útero. Em 2025, teremos o dobro do número de casos, se nada for feito. Esse estudo está sendo considerado por muitos países e municípios como Campos para frear esse avanço. Sinto-me honrada em participar da celebração que estamos fazendo hoje - disse a pesquisadora.
Segundo ela, é importante vacinar as adolescentes, como fará o município, porque o risco de desenvolver câncer é sete vezes maior em mulheres que começaram a atividade sexual antes dos 16 anos. A pesquisadora disse, ainda, que a vacina é altamente eficaz em prevenir outras lesões precursoras do câncer de colo de útero, como cânceres de vulvas e de vagina, e verrugas genitais. “A vacina quadrivalente, que será aplicada aqui, protege contra os HPVs 6, 11, 16 e 18. Foi aprovada em 110 países e tem grau de segurança extremamente elevado, de acordo com ensaios clínicos feitos em mais de 40 mil pessoas em todo o mundo”, afirmou.
A imunização vai acontecer em três doses, sendo a primeira fase até 13 de outubro. A segunda etapa acontecerá em novembro deste ano e a terceira em março de 2011. A meta é imunizar 17 mil meninas na faixa etária de 11 a 15 anos. Para isso, a prefeitura investiu cerca de R$ 6 milhões. A medida tem o objetivo de atingir, principalmente, quem ainda não teve experiência sexual e, por isso, não teve contato com o vírus.
O evento registrou, ainda, as presenças do presidente do Conselho Regional de Medicina (Cremerj), Luís Fernando Soares Moraes; do professor-doutor associado da Universidade Federal Fluminense (UFF) e Editor Chefe do Jornal Brasileiro DST, Mauro Romero Passos; da professora-doutora do Serviço de Ginecologia da UFF, Isabel Doval; da coordenadora Técnica do Centro Regional de Imunobiológicos Especiais do Hospital Jesus/RJ, Tânia Petráglia; e da Gerente da Divisão de Doenças Imunopreveníveis da Secretaria estadual de Saúde e Defesa Civil, Andréia Ayres.
Últimas Notícias adicionadas
- 09/01/2025 19:09:27 Defesa Civil segue em alerta e atendendo localidades atingidas pelas chuvas
- 09/01/2025 18:37:31 Prefeito participa de eleição da presidência do Cidennf para o biênio 2025/26
- 09/01/2025 17:53:19 Farol 2025: Lagamar recebe banda Xote Carioca nesta sexta-feira
- 09/01/2025 17:40:00 Procon Campos divulga pesquisa de preços de material escolar
- 09/01/2025 16:21:01 Escolas abastecidas com material escolar e de limpeza para início do ano letivo
Defesa Civil segue em alerta e atendendo localidades atingidas pelas chuvas
0901 18h37Prefeito participa de eleição da presidência do Cidennf para o biênio 2025/26
0901 17h53Farol 2025: Lagamar recebe banda Xote Carioca nesta sexta-feira
0901 17h40Procon Campos divulga pesquisa de preços de material escolar
0901 16h21Escolas abastecidas com material escolar e de limpeza para início do ano letivo
Contribuinte adimplente terá desconto de 10% no IPTU em cota única até 20 de janeiro
2Prefeito Wladimir anuncia antecipação do pagamento de dezembro
3Prefeitura desmente aumentos de IPTU e Contribuição sobre Serviço de Iluminação
4Primeiro DO do ano traz medidas de austeridade e cumprimento de TAG junto ao TCE
5Aberto edital de Processo Seletivo para contratação temporária de mediadores
6Cadastro Único: agendamento para atualização abrirá toda sexta-feira