Notícia no detalhe
Agentes comunitários treinados para mais um Dia D contra Aedes aegypti
Os agentes comunitários de saúde (ACS) que atuam na Estratégia Saúde da Família (ESF) foram treinados nesta sexta-feira (12) para o Dia Nacional de combate ao Aedes aegypti, que acontece sábado (13). A capacitação foi realizada no auditório do Centro Administrativo José Alves de Azevedo, sede da Prefeitura. Eles receberam instruções do vice-prefeito, Doutor Chicão; do subsecretário de Saúde, Roberto Voguel; e do biólogo e supervisor de combate à Dengue, Eufrázio Lisboa.
- Nosso maior exército é a prevenção. É a população. Tivemos aumento de 2 mil% de casos confirmados de dengue já no início deste ano, comparando ao mesmo período do ano passado. E mais de 80% dos focos do mosquito Aedes aegypti estão dentro das residências. Cada um precisa fazer sua parte. O maior número de casos ainda deve acontecer nos meses de março e abril – disse o vice-prefeito.
Desde o dia 1º de fevereiro, os agentes já estão participando do Plano de Combate à Dengue, Zika e Chikungunya no município, ajudando no enfrentamento ao mosquito aedes aegypti junto aos agentes de combate a endemias do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), em suas áreas de atuação.
O subsecretário afirmou que o Dia D, que prossegue neste sábado (13), das 8h às 14h, representa um grande ato de cidadania. “Porém, de forma isolada, o DIA D não vai acabar com os mosquitos. Vai aumentar a conscientização, mas a ação não deve ser integrada apenas entre os órgãos da Prefeitura, e sim, entre os moradores de cada bairro, evitando os criadouros”, explicou Voguel.
O papel dos agentes no enfrentamento ao Aedes aegypti é encaminhar os casos suspeitos de dengue às Unidades Básicas de Saúde; atuar junto aos domicílios, informando aos seus moradores sobre a doença, seus sintomas e riscos, o agente transmissor e medidas de prevenção; informar o morador sobre a importância da verificação da existência de larvas ou mosquitos transmissores; vistoriar o domicílio, acompanhado pelo morador, para identificar locais de existência de objetos que sejam ou possam se transformar em criadouros, etc.
E ainda orientar e acompanhar o morador na remoção, destruição ou vedação de objetos que possam se transformar em criadouros de mosquitos; remover mecanicamente os ovos e larvas do mosquito; encaminhar ao agente de controle de endemias do CCZ os casos de verificação de criadouros de difícil acesso ou que necessitem do uso de larvicidas/biolarvicidas; e promover reuniões com a comunidade com o objetivo de mobilizá-la para as ações de prevenção e controle da dengue.
Últimas Notícias adicionadas
- 07/09/2025 14:04:25 Desfile de 7 de Setembro lota o Cepop e reforça importância da pauta ambiental
- 07/09/2025 10:51:23 Prefeito Wladimir Garotinho acompanha desfile da Independência no Cepop
- 07/09/2025 10:13:30 Saúde reforça descentralização do atendimento da tuberculose nas UBS de Campos
- 06/09/2025 16:52:20 Sábado de praia lotada no 13º Festival de Petiscos de Farol de São Tomé
- 06/09/2025 16:28:43 Guarda Civil Municipal realiza curso de formação para atuação no GOC
Desfile de 7 de Setembro lota o Cepop e reforça importância da pauta ambiental
0709 10h51Prefeito Wladimir Garotinho acompanha desfile da Independência no Cepop
0709 10h13Saúde reforça descentralização do atendimento da tuberculose nas UBS de Campos
0609 16h52Sábado de praia lotada no 13º Festival de Petiscos de Farol de São Tomé
0609 16h28Guarda Civil Municipal realiza curso de formação para atuação no GOC
Prefeitura publica novas convocações do concurso do Programa Saúde da Família
2Secretaria de Fazenda dá boas-vindas aos novos auditores fiscais
3Desenvolvimento Econômico vai promover Café do Empreendedor dia 19
4Prefeitura paga salários nesta sexta e injeta R$ 139 milhões na economia local
5Semana da Juventude com programação especial a partir de segunda
6Espaço da Oportunidade com 674 vagas de emprego nesta segunda-feira