Notícia no detalhe
Recadastramento da passagem social começa dia 23
A Prefeitura de Campos inicia no próximo dia 23 o processo de
recadastramento do Cartão Cidadão. Os usuários do programa poderão fazer
o pré-agendamento on line, até o dia 26, através do Portal da
Prefeitura (www.campos.rj.gov.br) ou do Cidac (cidac.campos.rj.gov.br) ou na base de apoio, oferecida pela prefeitura, no Ginásio Olavo Cardoso, no Automóvel Clube Fluminense, no Centro, ou através dos 12 núcleos do Cras ou Creas. O
pré-agendamento segue até o dia 26. A medida visa evitar filas e
acelerar o processo. O programa Campos Cidadão foi criado em 2009 pela
prefeita Rosinha Garotinho e vem beneficiando cerca de 300 mil
usuários. Em janeiro, foi suspenso temporariamente até que as empresas
implantem sistema de bilhetagem e o recadastramento seja realizado. A partir do dia 29, os usuários comparecerão ao ginásio para apresentar documentos, fazer a foto e o cadastro biométrico. Neste período, o pré-agendamento segue nos sites e nos Cras e Creas.
De acordo com Instituto Municipal de Trânsito e
Transporte (IMTT), a necessidade de recadastramento decorre pela
implementação do novo sistema de controle e bilhetagem eletrônica, onde
haverá a concessão de novos cartões em razão do avanço tecnológico no
sistema. “Com o programa, a população paga R$ 1, mas o município paga
mais R$ 1,75 às empresas para completar o valor da tarifa, fixada em R$
2,75, a partir da licitação”, disse o procurador geral do município e
presidente do IMTT, Matheus José.
Para o recadastramento, os
beneficiários do programa deverão levar carteira de identidade, CPF (ou
certidão de nascimento para aqueles que não tenham CPF), título de
eleitor e comprovante de residência. O decreto publicado nesta
sexta-feira (19) no Diário Oficial do Município estabelece que
beneficiários da modalidade isenção, como idosos, portadores de
necessidades especiais e estudantes da rede pública não precisam se
recadastrar nesta etapa.
A passagem social aproximou o município,
que tem cerca de 4 mil quilômetros de extensão, e tinhas tarifas
diferenciadas. “Da área urbana, a tarifa era 1,60, mas os distritos
tinham preços bem variados como R$ 3, R$ 5 e R$ 11. Foi feito um estudo
e conseguimos atender a todo o município com a tarifa de R$ 2,75, valor
pago pela população desde o início de janeiro e que deve seguir até a
conclusão do recadastramento”, informa.
Antes da implantação da
passagem social a R$ 1, em todo município, moradores do distrito de
Santo Eduardo, por exemplo, pagavam R$ 11,50 por dia para chegar ao
Centro da cidade para trabalhar e retornar para casa após o expediente.
Com a ida e volta, eram R$ 23 que um trabalhador tinha que desembolsar,
diariamente, para se deslocar à sede do município. Isso representa que,
por mês, ele gastava R$ 460 só de passagem, antes da passagem social a
R$ 1.
Com o programa da passagem social, um morador de Santo
Eduardo desembolsava R$ 40, por mês, o que representa uma economia de R$
420 ao ano. Isso porque, com a passagem social, os moradores de Santo
Eduardo pagavam apenas R$ 2 por dia. Em seis anos, isso representa mais
de R$ 30 mil em economia por pessoa. Antes, para ir e voltar à sede do
município, tinham que desembolsar R$ 23.
Últimas Notícias adicionadas
- 27/06/2026 11:56:29 Tai Chi Chuan em espaços públicos eleva qualidade de vida e conquista alunos
- 27/06/2026 11:45:25 Educação e segurança pública unidas no Conselho Comunitário de Segurança Escolar
- 27/06/2026 11:20:13 Mais Ciência: resultado preliminar de projetos na próxima semana
- 27/06/2026 11:04:39 Campos vai sediar a Copa do Brasil de Jiu-Jitsu Inclusivo no dia 5 de julho
- 27/06/2026 10:05:51 Crianças e adolescentes da FMIJ apresentam "A História da Copa do Mundo"
Primeira noite do 12º Rock Goitacá celebra a força do rock campista
2706 11h45Educação e segurança pública unidas no Conselho Comunitário de Segurança Escolar
2706 11h20Mais Ciência: resultado preliminar de projetos na próxima semana
2706 11h56Tai Chi Chuan em espaços públicos eleva qualidade de vida e conquista alunos
2706 11h04Campos vai sediar a Copa do Brasil de Jiu-Jitsu Inclusivo no dia 5 de julho
Saúde conclui módulo prático de formação dos novos Agentes Comunitários de Saúde
2Concurso da Educação avança com resultado da prova objetiva
3Prefeito Frederico lança Centro + Seguro e reúne entidades de classe
4Prefeito entrega a nova Pracinha do Sossego à população nesta terça-feira
5Consulplan divulga resultados preliminares de novas etapas do Concurso da Educação
6“Ruazinha” conquista título de rua mais enfeitada da Copa




















