Notícia no detalhe
Professores do Projovem participam de formação continuada
Os professores do Programa Nacional de Inclusão de Jovens e Adultos que dão aulas para os cerca de 1.500 alunos assistidos pelo Projovem Urbano, em Campos, participaram de uma formação continuada neste sábado (11). A finalidade foi capacitá-los para iniciar com os alunos, na segunda-feira (13), uma nova unidade de formação (novo módulo do curso). As aulas foram realizadas das 8h às 13h, no Centro Educacional 29 de Maio.
O Projovem Urbano é um programa do governo federal, desenvolvido no país em parceria com as secretarias municipais de Educação. Os alunos têm idades entre 18 e 29 anos, sabem ler e escrever, mas não concluíram o ensino fundamental. O programa, que tem duração de 18 meses, oferece conclusão do antigo 1º grau, cursos profissionalizantes, aulas de informática e inglês. Os alunos recebem uma bolsa auxílio de R$ 100 por mês.
Uma das coordenadoras do Projovem, Ana Lúcia Prata Tavares, ressaltou que foi realizada a formação continuada porque o programa é desenvolvido diferente da grade curricular tradicional. Ela acrescentou que a cada trimestre é iniciada uma nova unidade. “As aulas são realizadas por eixo. Na unidade I, estudamos o tema “Quem sou Eu?”. A proposta era fazer com que os alunos se localizassem no contexto social”, informa.
- Na segunda-feira, iniciaremos o eixo “A Cidade e o Jovem”. Nesta fase, os alunos irão fazer pesquisa de campo e falar sobre o local onde moram. Dentro destes eixos estudamos as disciplinas de matemática, português, ciências, entre outras – explica Ana Lúcia.
Segundo o professor de qualificação profissional na área de metal mecânica, Moisés Duarte Filho, por ser um programa que atende um público diferenciado, para ele, trabalhar no Projovem Urbano está sendo uma experiência extraordinária.
- Não é só a grade que é diferente, sobretudo os alunos. O benefício atraiu muitos candidatos, mas a maior preocupação deles é a certificação para entrarem no mercado de trabalho. Para nós professores, o Projovem Urbano está proporcionando uma experiência intrigante, excitante e desafiadora. Nosso maior compromisso está em mostrar para eles que com força de vontade, podemos superar as dificuldades e realizarmos nossos sonhos – ressalta o professor.
Últimas Notícias adicionadas
GCM ganha quatro filhotes para reforçar Grupamento de Operações com Cães
2Prefeitura de Campos avança na realização do concurso público da Educação
3Educação faz 4ª convocação de cuidadores para educação especial inclusiva
4Portaria muda exigências de formação para eleição de diretores de escolas
5Comitiva da Prefeitura de Campos visita obras do Porto Central
6Lei que institui o Refis 2025 é sancionada pelo prefeito Wladimir




















