O vice-prefeito Doutor Chicão está coordenando mais um Dia D contra o mosquito Aedes aegypti nesta sexta-feira (4). Desta vez, o distrito de Morro do Coco está recebendo a força tarefa que teve início às 8h e prossegue até às 16h, e está envolvendo escolas de todo o país. Em Campos, a mobilização também acontece em seis escolas e uma creche de Morro do Coco e região.
- Mobilizem seus pais, tios, avós e vizinhos para não deixarmos o mosquito Aedes aegypti nascer e evitar que nossas famílias sejam atingidas pela dengue, zika e chikungunya. A dengue tem risco imediato de morte e este mosquito é o nosso inimigo público número 1. E vocês fazem parte do nosso exército, por isso, nos ajudem a combater o mosquito - disse Doutor Chicão em palestra aos alunos da Escola Municipal Lulo Ferreira de Araújo.
O padre da Paróquia Nossa Senha da Penha, de Morro do Coco, José Carlos Fernandes, afirmou que para ter consciência primeiro é preciso ter conhecimento. "É muito importante este trabalho de orientação. Em todas as missas que celebro também peço aos paroquianos que ajudem a fiscalizar seus imóveis. Desejo que Deus abençoe este trabalho da Prefeitura em prol da população. Parabéns!", falou o sacerdote.
A mobilização conta com apoio da Autopista Fluminense, além de cerca de 300 servidores da Prefeitura, carros fumacês, bombas costais, caminhões de poda, caminhões basculantes, retroescavadeiras, viaturas da Defesa Civil e da Guarda Civil Municipal, fiscais de Postura Municipal, supervisores de bairros, Vigilância Sanitária, Secretaria Municipal de Governo, Secretaria Municipal de Infraestrutura e Mobilidade Urbana, Fundação Municipal da Infância e da Juventude, Superintendência de Agricultura e Pecuária, Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esportes, Superintendência de Limpeza Pública, entre outros.
Na semana passada, o mutirão contemplou o Centro da cidade, onde foram recolhidas 150 toneladas de lixo e materiais inservíveis pela Defesa Civil e a Secretaria de Infraestrutura e Mobilidade Urbana. O CCZ eliminou 217 focos e recolheu 900 sacos de lixo e 48 pneus. Dos 12 mil imóveis previstos, 8.500 foram fiscalizados, os demais estão sendo vistoriados durante o trabalho de rotina. Além disso, 29 terrenos baldios também foram vistoriados.