Notícia no detalhe
Comdim e SMDHS comemoram Dia Internacional da Mulher
O Dia Internacional da Mulher foi comemorado nesta terça-feira (8) com muito diálogo e palestra com escritora e poetisa Walnize Carvalho, que contou a história e a vida de Benta Pereira, compilada pelo escritor e jornalista Waldir Carvalho. O evento aconteceu no Museu Histórico de Campos. A realização foi do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (Comdim) em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Humano e Social.
O evento contou também com a participação de profissionais da inclusão Produtiva da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano e Social (SMDHS), representante do Centro de Referência Especializada de Assistência Social (Creas) e da vice-presidente do Comdim e diretora do Departamento de Proteção Especial da SMDHS, Analice Ribeiro Alvarenga.
A escritora e poetisa Walnize Carvalho ressaltou que a campista Benta Pereira é reconhecida como heroína por ter invadido, aos 73 anos, junto com seus familiares, a Câmara de Vereadores, para lutar contra os altos impostos da época, além de não aceitar o infringimento dos viscondes nas delimitações de suas terras.
- Ela se destacou como uma mulher muito à frente do seu tempo, uma heroína que defendeu suas propriedades e sua família. Talvez tenha ocorrido um grande entusiasmo na hora de retratá-la, pois no levante ela tinha em torno de 73 anos – disse a escritora.
De acordo com a diretora de Proteção Especial da SMDHS, temos que parabenizar as mulheres de hoje pelo avanço de ter o direito de assumir várias funções dentro da sociedade. “Hoje estamos discutindo todos os temas relacionados às mulheres, principalmente a violência dos direitos das mulheres”, disse.
Ela explicou que atualmente muitas mulheres criaram coragem de denunciar, através dos atendimentos nos Creas e também pelo telefone 180.
- A cada dia avançamos mais e mais nos debates sobre os direitos da mulher. Cada uma delas tem um histórico diferente. Este diálogo que aconteceu no dia de hoje é permanente e contínuo. É importante que as vítimas compareçam ao Creas e ao (Comdim). Nossa equipe trabalha com o contato diário com todas as mulheres atendidas e acompanhadas - pontuou Analice.
Maria da Glória Rangel, que vai completar 65 anos nesta quarta-feira (9), afirma que é importante saber os seus direitos e deveres.
- Depois que passei a participar de atividades no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) eu melhoreis bastante, participo de debates, de grupos e diversas outras atividades. Sou mulher, mãe e avó e parabenizo todas as mulheres pela garra e a determinação de fazer a diferença diante da sociedade - disse Maria da Glória.
Últimas Notícias adicionadas
- 25/10/2025 18:40:55 Hospital São José promove Outubro Rosa com programação especial
- 25/10/2025 16:21:55 Teatro de Bolso recebe “Princípio da Incerteza” e “O Susto” neste domingo
- 25/10/2025 16:14:54 Saúde leva atendimento odontológico domiciliar a pacientes acamados em Campos
- 25/10/2025 15:19:18 Legado do pintor Denancy Anomal é exaltado em exposição no Museu Histórico
- 25/10/2025 14:16:49 Limpeza de canais em Pintangueira reforça segurança hídrica e apoio à produção rural
Hospital São José promove Outubro Rosa com programação especial
2510 16h21Teatro de Bolso recebe “Princípio da Incerteza” e “O Susto” neste domingo
2510 16h14Saúde leva atendimento odontológico domiciliar a pacientes acamados em Campos
2510 15h19Legado do pintor Denancy Anomal é exaltado em exposição no Museu Histórico
2510 14h16Limpeza de canais em Pintangueira reforça segurança hídrica e apoio à produção rural
Porto do Açu apresenta à Prefeitura de Campos projeto de Hub de Ferro Metálico
2CCZ realiza Dia D da vacinação antirrábica neste sábado com 80 postos de imunização
3Profissionais aprovados no concurso do PSF/2008 iniciam curso de formação
4Guarda Municipal forma novos agentes de grupamentos
5Publicadas leis que fortalecem o Magistério e valorizam servidores da Educação
6Publicada lei que regulamenta cessão de servidores da Prefeitura de Campos

















