Muita gente em grupo de famílias e amigos se reuniu com bicicletas, velocípedes e triciclos infantis, para pedalar na Alameda Monsenhor Jomar Vasconcelos Lima, no entorno do Centro de Eventos Populares Osório Peixoto (Cepop), no bairro Vila da Rainha, na noite desta terça-feira (8).
Para que todos tenham segurança no local, a Prefeitura de Campos participa com todo apoio. Além de disponibilizar o estacionamento do Cepop, a Guarda Civil Municipal, que inclusive interdita os acessos das duas pistas de duas faixas e estacionamento, permanece no local.
O evento tem o apoio da Prefeitura, que acende os holofotes do estacionamento que iluminam as vias; mantém abertos os banheiros masculino e feminino, bem como a lanchonete funcionando, das 19h30 às 22h30.
- Durante os encontros dos ciclistas nós reservamos o estacionamento, acendemos os holofotes, abrimos os banheiros e instamos ao permissionário a abrir a lanchonete - informa o administrador do Cepop, Ricardo Almeida.
Ele detalha que para apoiar o evento, a Prefeitura interdita e demarca as duas vias marginais do canal, para que adultos, crianças e profissionais possam pedalar das 19h às 22h, conforme entendimento feito por um grupo de ciclistas no Gabinete da Prefeita Rosinha Garotinho em outubro de 2015.
A prática, que teve início com duas amigas do bairro Jardim Carioca, já conta com mais de 200 participantes, e mais pessoas estão aderindo ao movimento salutar. Nesta terça-feira (8), mais pessoas iniciaram a prática do ciclismo.
Morador do Parque Esplanada, o jovem Leandro Pereira, 27 anos, chegou ao local no seu carro com a esposa, dois filhos e uma sobrinha, levando três bicicletas de adultos no suporte traseiro e bicicletas infantis no porta-malas. A terceira bicicleta era para o amigo estreante no pedal, Luiz Carlos Martins, que chegou com seu carro logo em seguida, com a esposa e a filhinha, de apenas 5 anos. "Ela aprendeu a andar de bicicleta sem as rodinhas nesta semana, e está muito feliz com este espaço todo e com outras crianças para brincar. Gostei muito de ter vindo, porque colocamos a conversa em dia, podemos cuidar da saúde, pedalando, e as crianças brincam com muito espaço", declarou Luiz Carlos.
A esposa de Luiz Carlos, Lilian Márcia do Espirito Santo, que também foi pela primeira vez ao bicicletódromo, disse que vai falar com a sua cunhada. “Com certeza ela vai trazer o marido, assim que ele desembarcar da plataforma de petróleo da Bacia de Campos”, contou.
- É a primeira vez que venho aqui, a convite do meu colega de trabalho, Leandro, que tem vindo e tem gostado muito. Ele me convidou para trazer minha família para pedalarmos juntos e estamos aqui. De cara estou gostando muito, porque tem iluminação, muito espaço e segurança, com uma turma muito legal. Acabamos de chegar e já gostamos - declarou Luiz Carlos.
Para Waldinei da Silva Pereira, não poder pedalar seu triciclo com os pés, não é problema. Ele também desfruta do bem estar que os exercícios sobre rodas proporcionam. “Há cerca de seis meses eu estava parado no Centro, na orla do Paraíba do Sul, muito pensativo, achando tudo na vida sem graça. Aí apareceu um grupo passando de bicicletas, com um astral muito pra cima. Perguntei para onde iam, e me informaram que o pessoal se reunia aqui no Cepop para pedalar e bater papo, fazer amigos. Eu acompanhei o grupo e não poderia ter me acontecido coisa melhor”, afirmou.
- Além das amizades que conquistei aqui, meu condicionamento físico é outro, e venho sempre, porque antes, eu tinha dores, e muita dificuldade para levantar da cama, mas agora, tenho outra disposição e a vida ficou melhor com os giros que dou aqui em torno do Cepop - declarou Waldinei, que move seu quadriciclo com as mãos, e com energia de viver.
Para Romeu Lins, que coordena projetos desenvolvidos no Cepop, com este espaço voltado para os ciclistas, criou-se uma nova opção para as famílias as terças e quintas-feiras. “Por isso, ampliamos as atividades de lazer. Nesta sexta-feira (11), às 19h, acontece um aulão de zumba. Aos sábados, acontece o projeto Lazer para toda Família”, pontuou Romeu Lins.