Notícia no detalhe
Fase de recuperação ambiental e limpeza do Canal Campos-Macaé
A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Ambiental segue realizando intervenções de limpeza no Canal Campos-Macaé, dando sequência à operação Esgoto Zero, uma parceira da Prefeitura com a Concessionária Águas do Paraíba. Nesta quarta-feira (09) foi realizada uma ação de retirada de lixo acumulado que estava entre a Rua Tenente Coronel Cardoso e a Avenida José Alves de Azevedo, próximo ao Mercado Municipal. A operação Esgoto Zero tem como objetivo eliminar as ligações clandestinas e irregulares de esgoto nas galerias pluviais, além de despoluir o canal.
O subsecretário de Desenvolvimento Ambiental, Zacarias Albuquerque, informa que, nos próximos meses, o cenário na Beira-Valão será de um canal seco em virtude da estiagem e do baixo nível do Rio Paraíba do Sul. “Agora, estamos na fase de recuperação ambiental. No inverno o canal tende a ficar seco. Só vai ter água quando chover ou quando o Rio Paraíba subir”, informa.
Zacarias explica que nesta ação de limpeza foram retiradas roupas, cadeira de praia, panela de pressão, colchões, entre outros objetos jogados pela população. “Também foram destruídas as plantas do canteiro”, disse o subsecretário, acrescentando que acionou a Guarda Civil Municipal e a Secretaria de Desenvolvimento Humano e Social, porque houve dano ao patrimônio público.
De acordo com Zacarias, outra ação que acontece esta semana é o desligamento de ligações de esgoto clandestinas em galerias pluviais. “Nas duas últimas etapas vão ser realizadas remoções da areia e lodo, que foram acumuladas ao longo dos anos. Também será feita a pintura das placas dos taludes do canal e, dessa forma, vamos finalizar com a concessionária a Operação Esgoto Zero”.
Últimas Notícias adicionadas
- 08/09/2025 19:24:53 Prefeito anuncia PLs de concurso e mudança de nível de auxiliares de secretaria
- 08/09/2025 16:32:28 Quilombolas de Lagoa Feia e Sossego recebem ação para emissão do CAF
- 08/09/2025 15:30:21 Abertas as inscrições para o Seminário pelo mês da Pessoa com Deficiência
- 08/09/2025 15:23:37 Segunda dose da vacina contra dengue será aplicada a partir de terça-feira
- 08/09/2025 15:01:12 Saúde inicia triagem de pacientes para mutirão de cirurgia bariátrica
Prefeito anuncia PLs de concurso e mudança de nível de auxiliares de secretaria
0809 16h32Quilombolas de Lagoa Feia e Sossego recebem ação para emissão do CAF
0809 15h30Abertas as inscrições para o Seminário pelo mês da Pessoa com Deficiência
0809 15h23Segunda dose da vacina contra dengue será aplicada a partir de terça-feira
0809 15h01Saúde inicia triagem de pacientes para mutirão de cirurgia bariátrica
Prefeitura publica novas convocações do concurso do Programa Saúde da Família
2Secretaria de Fazenda dá boas-vindas aos novos auditores fiscais
3Desenvolvimento Econômico vai promover Café do Empreendedor dia 19
4Prefeitura paga salários nesta sexta e injeta R$ 139 milhões na economia local
5Nova diretriz reduz para 37,5°C temperatura considerada febre em crianças
6Espaço da Oportunidade com 674 vagas de emprego nesta segunda-feira