Notícia no detalhe
Grupo Gotta mobilizado contra o mosquito Aedes aegypti
O Grupo Oficina de Texto Terra da Alegria (Gotta), um projeto cultural de incentivo à leitura, presente em mais duas unidades da rede municipal de ensino, tem levado apresentações teatrais a várias escolas públicas e particulares, interpretando ações de extermínio ao Aedes aegypti. O Gotta nasceu na Escola Municipal Professora Sebastiana Machado Silva, no IPS, em 2009. Do ano passado para cá, o grupo passou a envolver também, alunos das Escolas Municipais Francisco de Assis (Matadouro) e Sebastião Ribeiro de Deus (Novo Jóquei).
O projeto, já premiado em municípios da região e em capitais, com repercussão nacional, tem animado os novos integrantes. “As crianças estão engajadas nessa guerra contra o mosquito transmissor da dengue, zica e chikungunya. De forma bem divertida e poética, eles brincam com a literatura, alertando o público estudantil a exterminar os criadouros. Não podemos deixar o assunto esfriar nas escolas. Quanto mais conscientizarmos as crianças de que elas também devem ajudar, melhor”, pontua a coordenadora do Gotta, Ana Souza.
Segundo ela, a agenda está aberta para a realização desse trabalho de conscientização e combate ao mosquito. “O grupo é formado por crianças e adolescentes muito entusiasmados e que ensinam brincando de fazer arte, contando histórias e declamando poesias. Desta forma, a literatura chega de forma mais real para as crianças, sem perder o encantamento, mas incentivando o público infanto-juvenil a procurar pelos livros, silenciosos nas estantes”, aponta Ana Souza.
- Estou amando fazer parte do Gotta. Faço a personagem de uma professora na peça e me sinto muito importante atuando, pois estou aprendendo e ao mesmo tempo, deixando minha mensagem às outras crianças - diz Thaiane Reis, 13 anos, da Escola Sebastião Ribeiro de Deus.
No último dia 10, o Gotta se apresentou na Escola Municipal Francisco de Assis com os integrantes da própria escola, interpretando uma adaptação do livro “Que febre de mosquito”, do escritor Marx Portes. Já no dia 11, foi a vez da Escola Sebastiao Ribeiro de Deus, onde o Gotta da escola fez a apresentação “Grupo Gotta contra a dengue”, um texto escrito pela professora Ana.
A próxima apresentação será na escola polo do projeto, Professora Sebastiana Machado Silva, além das unidades particulares: Escola São João Batista, nesta sexta-feira (18); Colégio Salesiano e Cefa Objetivo.
Últimas Notícias adicionadas
- 18/11/2025 08:28:37 Primeira Caminhada Ecológica da Codemca Tour será domingo nas Cachoeiras do Imbé
- 18/11/2025 08:25:30 Social+Perto pelo Mês da Consciência Negra nesta quarta em Conceição do Imbé
- 17/11/2025 21:50:40 Frederico Paes entrega UBSF de Conselheiro que contará com duas equipes de ESF
- 17/11/2025 17:22:16 Campos sedia capacitação estadual sobre execução financeira no SUAS
- 17/11/2025 17:13:06 Com foco em crédito e formalização, Prefeitura realiza encontro com artesãos
Social+Perto pelo Mês da Consciência Negra nesta quarta em Conceição do Imbé
1811 08h28Primeira Caminhada Ecológica da Codemca Tour será domingo nas Cachoeiras do Imbé
1711 21h50Frederico Paes entrega UBSF de Conselheiro que contará com duas equipes de ESF
1711 17h22Campos sedia capacitação estadual sobre execução financeira no SUAS
1711 17h13Com foco em crédito e formalização, Prefeitura realiza encontro com artesãos
GCM ganha quatro filhotes para reforçar Grupamento de Operações com Cães
2Prefeitura de Campos avança na realização do concurso público da Educação
3Educação faz 4ª convocação de cuidadores para educação especial inclusiva
4Portaria muda exigências de formação para eleição de diretores de escolas
5Comitiva da Prefeitura de Campos visita obras do Porto Central
6Lei que institui o Refis 2025 é sancionada pelo prefeito Wladimir




















