Notícia no detalhe
Caeirinho e a Carta da Terra, no domingo, no Trianon
Neste domingo (19), às 18h, o Teatro Trianon apresentará o espetáculo infantil “Caeirinho e a Carta da Terra”, com texto e direção de Geovana Pires. A montagem propõe uma reflexão sobre a importância da preservação da natureza, facilitando nas crianças a compreensão destas ações para o futuro do planeta. Os ingressos custam R$ 10,00 (inteira) e R$ 5,00 (meia). A peça tem classificação livre e é indicada para crianças a partir dos 3 anos de idade.
No palco, os atores Rossana Russia, Marcelo Demarchi, Nando Rodrigues, Daniel Galvão e Jaquison Schultz, vão convidar a criançada para viajar por um universo cheio de cores e surpresas que se revelam a cada cena. O figurino é de Ronald Teixeira, a iluminação de Djalma Amaral e trilha sonora de Daniel Rolim.
O projeto da peça surgiu dentro de um colégio que implantava em suas dependências um sistema de coleta seletiva e buscava algo lúdico que pudesse fazer as crianças entenderem a importância de cuidar do meio ambiente, através da poesia. A partir daí, a autora decidiu utilizar “A Natureza do Olhar”, que tem texto de Fernando Pessoa.
Desta pesquisa, surgiu a idéia de colocar Alberto Caeiro, o mais ecológico dos poetas de Pessoa, como personagem central desta trama. Assim foi feito: Alberto Caeiro virou o Caeirinho, Álvaro de Campos se tornou o Árvore de Campos, e Fernando Pessoa, o Pessoinha, que é um aprendiz de feiticeiro que resgata Caeirinho e Árvore de Campos do passado para que o ajudem a salvar o futuro.
A peça tem ainda como símbolo a Carta da Terra, documento da Organização das Nações Unidas (ONU) que está completando 10 anos e foi reconhecido recentemente pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) como um instrumento chave para a educação e a cultura. No espetáculo, a Carta da Terra ganha a forma metafórica de um comunicado enviado pela própria Mãe Natureza a toda a humanidade.
- Entrar no mundo das crianças para abordar um tema tão complexo de forma leve e eficiente, é o principal ingrediente de “Caeirinho e a Carta da Terra”. O espetáculo vem recebendo muitos elogios por onde passa e, com certeza, encantará a criançada de Campos - anuncia a presidente da Fundação Trianon, Auxiliadora Freitas.
Últimas Notícias adicionadas
Aberto edital do processo seletivo para cuidadores da Educação
2FCJOL com inscrições abertas para os Cursos Gratuitos 2025
3Prefeitura faz novas análises de dados dos beneficiários do Cartão Goitacá
4Campos conquista o Selo Ouro do Sebrae de Referência em Atendimento
5Cuidadores: Inscrições para processo seletivo temporário terminam nessa sexta
6Concluída segunda etapa de vagas remanescentes offshore