Notícia no detalhe
Caeirinho e a Carta da Terra, no domingo, no Trianon
Neste domingo (19), às 18h, o Teatro Trianon apresentará o espetáculo infantil “Caeirinho e a Carta da Terra”, com texto e direção de Geovana Pires. A montagem propõe uma reflexão sobre a importância da preservação da natureza, facilitando nas crianças a compreensão destas ações para o futuro do planeta. Os ingressos custam R$ 10,00 (inteira) e R$ 5,00 (meia). A peça tem classificação livre e é indicada para crianças a partir dos 3 anos de idade.
No palco, os atores Rossana Russia, Marcelo Demarchi, Nando Rodrigues, Daniel Galvão e Jaquison Schultz, vão convidar a criançada para viajar por um universo cheio de cores e surpresas que se revelam a cada cena. O figurino é de Ronald Teixeira, a iluminação de Djalma Amaral e trilha sonora de Daniel Rolim.
O projeto da peça surgiu dentro de um colégio que implantava em suas dependências um sistema de coleta seletiva e buscava algo lúdico que pudesse fazer as crianças entenderem a importância de cuidar do meio ambiente, através da poesia. A partir daí, a autora decidiu utilizar “A Natureza do Olhar”, que tem texto de Fernando Pessoa.
Desta pesquisa, surgiu a idéia de colocar Alberto Caeiro, o mais ecológico dos poetas de Pessoa, como personagem central desta trama. Assim foi feito: Alberto Caeiro virou o Caeirinho, Álvaro de Campos se tornou o Árvore de Campos, e Fernando Pessoa, o Pessoinha, que é um aprendiz de feiticeiro que resgata Caeirinho e Árvore de Campos do passado para que o ajudem a salvar o futuro.
A peça tem ainda como símbolo a Carta da Terra, documento da Organização das Nações Unidas (ONU) que está completando 10 anos e foi reconhecido recentemente pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) como um instrumento chave para a educação e a cultura. No espetáculo, a Carta da Terra ganha a forma metafórica de um comunicado enviado pela própria Mãe Natureza a toda a humanidade.
- Entrar no mundo das crianças para abordar um tema tão complexo de forma leve e eficiente, é o principal ingrediente de “Caeirinho e a Carta da Terra”. O espetáculo vem recebendo muitos elogios por onde passa e, com certeza, encantará a criançada de Campos - anuncia a presidente da Fundação Trianon, Auxiliadora Freitas.
Últimas Notícias adicionadas
- 31/10/2025 16:58:36 Prefeito visita obra de ampliação do pronto-socorro do HFM antes de inauguração
- 31/10/2025 12:21:28 Meia Noite no Museu: Pulseiras de acesso ao evento podem ser retiradas nesta sexta
- 31/10/2025 12:05:31 Hospital São José recebe Lions Clube Campos para distribuição de brinquedos
- 31/10/2025 11:54:32 Saúde avalia resultados da série histórica de indicadores e define metas
- 31/10/2025 10:50:40 Reinauguração do Palácio da Cultura marca novo ciclo para a arte em Campos
Prefeito visita obra de ampliação do pronto-socorro do HFM antes de inauguração
3110 12h21Meia Noite no Museu: Pulseiras de acesso ao evento podem ser retiradas nesta sexta
3110 12h05Hospital São José recebe Lions Clube Campos para distribuição de brinquedos
3110 11h54Saúde avalia resultados da série histórica de indicadores e define metas
3110 10h08Limpeza Pública com equipes atuando no entorno de cemitérios para Dia de Finados
Educação faz 4ª convocação de cuidadores para educação especial inclusiva
2Porto do Açu apresenta à Prefeitura de Campos projeto de Hub de Ferro Metálico
3Profissionais aprovados no concurso do PSF/2008 iniciam curso de formação
4Publicadas leis que fortalecem o Magistério e valorizam servidores da Educação
5Prefeito Wladimir decreta ponto facultativo no próximo dia 31
6Guarda Municipal forma novos agentes de grupamentos

















