Notícia no detalhe
Caeirinho e a Carta da Terra, no domingo, no Trianon
Neste domingo (19), às 18h, o Teatro Trianon apresentará o espetáculo infantil “Caeirinho e a Carta da Terra”, com texto e direção de Geovana Pires. A montagem propõe uma reflexão sobre a importância da preservação da natureza, facilitando nas crianças a compreensão destas ações para o futuro do planeta. Os ingressos custam R$ 10,00 (inteira) e R$ 5,00 (meia). A peça tem classificação livre e é indicada para crianças a partir dos 3 anos de idade.
No palco, os atores Rossana Russia, Marcelo Demarchi, Nando Rodrigues, Daniel Galvão e Jaquison Schultz, vão convidar a criançada para viajar por um universo cheio de cores e surpresas que se revelam a cada cena. O figurino é de Ronald Teixeira, a iluminação de Djalma Amaral e trilha sonora de Daniel Rolim.
O projeto da peça surgiu dentro de um colégio que implantava em suas dependências um sistema de coleta seletiva e buscava algo lúdico que pudesse fazer as crianças entenderem a importância de cuidar do meio ambiente, através da poesia. A partir daí, a autora decidiu utilizar “A Natureza do Olhar”, que tem texto de Fernando Pessoa.
Desta pesquisa, surgiu a idéia de colocar Alberto Caeiro, o mais ecológico dos poetas de Pessoa, como personagem central desta trama. Assim foi feito: Alberto Caeiro virou o Caeirinho, Álvaro de Campos se tornou o Árvore de Campos, e Fernando Pessoa, o Pessoinha, que é um aprendiz de feiticeiro que resgata Caeirinho e Árvore de Campos do passado para que o ajudem a salvar o futuro.
A peça tem ainda como símbolo a Carta da Terra, documento da Organização das Nações Unidas (ONU) que está completando 10 anos e foi reconhecido recentemente pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) como um instrumento chave para a educação e a cultura. No espetáculo, a Carta da Terra ganha a forma metafórica de um comunicado enviado pela própria Mãe Natureza a toda a humanidade.
- Entrar no mundo das crianças para abordar um tema tão complexo de forma leve e eficiente, é o principal ingrediente de “Caeirinho e a Carta da Terra”. O espetáculo vem recebendo muitos elogios por onde passa e, com certeza, encantará a criançada de Campos - anuncia a presidente da Fundação Trianon, Auxiliadora Freitas.
Últimas Notícias adicionadas
- 05/01/2025 20:04:49 Prefeitura desmente aumentos de IPTU e Contribuição sobre Serviço de Iluminação
- 05/01/2025 18:35:41 Paulynho Badaloka arrasta multidão no primeiro trio elétrico do ano, em Farol
- 05/01/2025 18:30:30 Defesa Civil divulga ações realizadas devidos as fortes chuvas no município
- 05/01/2025 14:09:11 Verão: Forte chuva provoca adiamento do show de Nágella em Lagoa de Cima
- 05/01/2025 01:55:41 Pagode do Adame sacudiu o público do Farol neste sábado na arena de shows
Prefeitura desmente aumentos de IPTU e Contribuição sobre Serviço de Iluminação
0501 18h35Paulynho Badaloka arrasta multidão no primeiro trio elétrico do ano, em Farol
0501 18h30Defesa Civil divulga ações realizadas devidos as fortes chuvas no município
0501 14h09Verão: Forte chuva provoca adiamento do show de Nágella em Lagoa de Cima
0501 01h55Pagode do Adame sacudiu o público do Farol neste sábado na arena de shows
Prefeito Wladimir anuncia antecipação do pagamento de dezembro
2Primeiro DO do ano traz medidas de austeridade e cumprimento de TAG junto ao TCE
3Aberto edital de Processo Seletivo para contratação temporária de mediadores
4Cadastro Único: agendamento para atualização abrirá toda sexta-feira
5Campos inaugura decoração de Natal na Praça do Santíssimo Salvador
6DER-RJ atende pedido da Prefeitura e suspende interdição da Estrada dos Ceramistas