Notícia no detalhe
Uenf e Fiperj mostram potencial de Campos para piscicultura e aquicultura
O potencial de Campos para o agronegócio e as oportunidades de negócios nos ramos da piscicultura e aquicultura para o pequeno produtor rural e para o agricultor familiar foram os principais temas em debate durante o segundo seminário do ciclo, intitulado “Pós- Petróleo – Novos Horizontes de Desenvolvimento”, realizado nesta quinta-feira (17) na Câmara de Vereadores de Campos.
Pesquisadores da Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf) e técnicos da Fundação Instituto da Pesca do Estado do Rio de Janeiro (Fiperj), do Sebrae, do programa Rio Rural e das Superintendências de Pesca e Aquicultura e de Agricultura e Pecuária de Campos apresentaram números otimistas para os produtores de espirito empreendedor.
Gestores do Fundo de Desenvolvimento de Campos (Fundecam) e do Fiperj apresentaram as inúmeras linhas de crédito para incrementar a piscicultura, a aquicultura e outras atividades rentáveis no campo.
A abertura do seminário foi feita pelo presidente da Câmara, Edson Batista, que defende a aglutinação de forças da comunidade acadêmica, das instituições de pesquisas, e demais órgãos nas esferas dos governos municipal, estadual e federal, no sentido de promover o desenvolvimento dos setores da agropecuária e da piscicultura e aquicultura, já que são capazes de promover o desenvolvimento econômico e social, através da geração de emprego e renda.
Em seguida, Edson Batista passou a condução da mesa para os superintendentes Eduardo Crespo e Rodolfo Ribeiro, respectivamente de Agricultura e Pecuária e de Pesca e Aquicultura. "A pesca gera 5 mil empregos diretos e 15 mil indiretos em Campos, com atividades na água doce e na água salgada. Temos neste longo período de crise econômica, muita gente perdendo seus empregos no comércio e na construção civil e estão voltando para a pesca e outros buscando oportunidade neste setor e na agricultura, e serão muito bem-vindos", destacou Rodolfo Ribeiro.
Ele ressaltou que o esforço das instituições e dos governos, no sentido de incrementar a pesca, que é uma atividade geradora de alimentos, de empregos e renda, movimenta uma grande cadeia produtiva, envolvendo vários setores, como os de combustíveis, peças de motores, oficinas, madeireiras, fábricas de gelo, bares, restaurantes.
O superintendente de Agricultura e Pecuária, Eduardo Crespo, destacou o potencial de Campos para as atividades rurais e falou das oportunidades oferecidas para o acesso ao microcrédito rural. Ele pediu ao presidente do Fundecam, Otávio Amaral, para apresentar as linhas de crédito, que já contemplaram cerca de 70 pequenos empreendedores com a equalização de juros a apenas 2% ao ano. Através do Fundecam, diversos contratos de equalização de juros já contribuíram para incrementar a produção de alimentos nas propriedades dos pequenos agricultores e agricultores dos assentamentos, com recursos para investimentos e capital de giro, desde a compra de insumos, gado, trator e instalações.
Últimas Notícias adicionadas
- 09/09/2025 18:41:43 Sebrae e Turismo realizam capacitação para igrejas da rota do “Caminhos da Fé”
- 09/09/2025 18:30:39 Prefeito Wladimir participa da posse da nova diretoria da UFF
- 09/09/2025 18:06:48 Mobiliza SAEB reforça preparação da rede municipal e mira nota histórica no IDEB
- 09/09/2025 14:30:35 Agricultura realiza reunião para produtores interessados em participar do PNAE
- 09/09/2025 14:02:46 Espaço da Oportunidade com 483 vagas de emprego nesta semana
Sebrae e Turismo realizam capacitação para igrejas da rota do “Caminhos da Fé”
0909 18h30Prefeito Wladimir participa da posse da nova diretoria da UFF
0909 18h06Mobiliza SAEB reforça preparação da rede municipal e mira nota histórica no IDEB
0909 14h30Agricultura realiza reunião para produtores interessados em participar do PNAE
0909 14h02Espaço da Oportunidade com 483 vagas de emprego nesta semana
Prefeitura publica novas convocações do concurso do Programa Saúde da Família
2Secretaria de Fazenda dá boas-vindas aos novos auditores fiscais
3Desenvolvimento Econômico vai promover Café do Empreendedor dia 19
4Nova diretriz reduz para 37,5°C temperatura considerada febre em crianças
5Prefeitura paga salários nesta sexta e injeta R$ 139 milhões na economia local
6Espaço da Oportunidade com 674 vagas de emprego nesta segunda-feira