Notícia no detalhe
Exposição temporária “Meu Bairro, Nossa História”
Foi aberta na manhã desta segunda-feira (28) a exposição temporária “Meu Bairro, Nossa História” promovida pela Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima (FCJOL). A mostra conta a história dos distritos de Campos e a localização geográfica dos bairros. A exposição faz parte da programação elaborada pela FCJOL para as comemorações dos 181 anos da elevação da Vila de São Salvador a categoria de cidade de Campos. A exposição prossegue até o dia 15 de abril. A presidente da Fundação Cultural, Patrícia Cordeiro participou da abertura da exposição.
De acordo com a gerente do Museu Histórico, Graziela Escocard, neste primeiro momento, foram levantados em parceria com o Centro de Informações e Dados de Campos (Cidac), cerca de 199 bairros e 15 distritos, sendo eles: Serrinha, Santo Amaro de Campos, Tocos, Goitacazers, Ibitioca, São Sebastião, Guarus, Mussurepe, Morangaba, Dores de Macabu, Travessão, Vila Nova de Campos, Morro do Coco, Santo Eduardo e Santa Maria de Campos.
- Este é o primeiro passo para o projeto de pesquisa sobre a história e memória dos bairros, sendo um trabalho de longo prazo – conclui a historiadora Graziela Escocard.
Missionários da Igreja Católica em Campos, o casal Diogo Rocha, 29 anos, morador do Rio Grande do Sul e sua esposa Polyana Rocha, 26 anos, récem-casados, visitaram o Museu e destacaram a importância do espaço para a divulgação da cultura da cidade. “O diferencial de Campos é a maneira das pessoas se organizarem. A questão dos bairros e a unidade familiar. Passei por capitais e a gente não vê o pertencimento. A cidade tem um potencial muito grande e as pessoas precisam conhecer. Campos tem uma riqueza histórica muito grande”, falou Diogo.
A faixa etária não influenciou na visitação: os alunos da Escola Dimensão e Espaço conheceram as exposições e receberam visita guiada especial, pelo instrutor Rossini Reis.
- Conhecer um pouco da nossa história desde pequeno. A escola prioriza a retratação de todos os fatos históricos e do cotidiano, conforme a idade do aluno. Estamos muito felizes de trazê-los para festejar esta data neste espaço tão importante – destacou a diretora Maria Inês Maciel.
O Museu Histórico, situado na Praça São Salvador, funciona de terça a sexta-feira, das 10h as 17h, e aos sábados, domingos e feriados, das 9h às 14h. Os agendamentos podem ser feitos pelo telefone 27285058.
Últimas Notícias adicionadas
- 23/12/2024 15:20:13 Alunos do curso de Formação da Guarda Municipal iniciam estágio nas ruas de Campos
- 23/12/2024 15:04:34 Secretarias promovem formatura de 199 alunos de cursos livres e oficinas
- 23/12/2024 14:35:49 Restaurante do Povo promove Ceia de Natal para pessoas em situação de rua
- 23/12/2024 13:40:03 Educação orienta sobre entrega de materiais escolares durante férias
- 23/12/2024 13:12:10 CIDAC realiza formatura de cursos para alunos jovens e idosos
Alunos do curso de Formação da Guarda Municipal iniciam estágio nas ruas de Campos
2312 15h04Secretarias promovem formatura de 199 alunos de cursos livres e oficinas
2312 14h35Restaurante do Povo promove Ceia de Natal para pessoas em situação de rua
2312 13h40Educação orienta sobre entrega de materiais escolares durante férias
2312 13h12CIDAC realiza formatura de cursos para alunos jovens e idosos
Cadastro da pré-matrícula para alunos novos começou nesta terça-feira
2Coqueluche: Saúde convoca trabalhadores que atuam em creches para vacinação
3Servidores efetivos são convocados para autoavaliação funcional
4Prefeitura paga servidores nesta sexta e injeta mais R$ 137 milhões na economia
5Processo seletivo da Educação: confira a lista dos candidatos e horários de prova
6Prefeito Wladimir anuncia antecipação do pagamento de dezembro