Notícia no detalhe
Arte cultura e lazer em um só espaço - Casa de Cultura José Candido de Carvalho
A Casa de Cultura José Cândido de Carvalho, administrada pela Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima (FCJOL) oferece arte, cultura e lazer para toda população da baixada campista. O espaço funciona de segunda à sexta-feira, das 8 às 17h. Os principais focos são os cursos de geração de renda oferecidos à população através do Programa de Inclusão Produtiva.
Entre os cursos estão aula de violão para terceira idade, pintura em tecido, pintura de objetos, arte em feltro, costura voltada para decoração e artesanato, patch/aplique, renda irlandesa e pontos livres, doces, bombons e chuviscos, além de exposições de produtos.
O espaço ainda conta com a biblioteca pública Elba Baptista Vieira, que presta serviço de pesquisas escolares às crianças da localidade, com acervo de aproximadamente dois mil livros, realizando até 150 empréstimos/mês. E ainda conta com o Programa de Erradicação do Trabalho Infantil.
Segundo a gerente das Casas de Cultura do município, Vera Carvalho, há 28 anos o espaço tem como função resgatar a cultura local com diversas atividades. Fundada em 7 de setembro de 1988, o local ocupava uma antiga estação ferroviária, que demarca ao escritor campista José Cândido de Carvalho - um dos mais famosos e influentes da região norte fluminense e autor do clássico da literatura nacional “O Coronel e o Lobisomem”.
- O espaço desenvolve também diversos programas da Secretaria de Desenvolvimento Humano e Social, entre eles, o Programa da Economia Solidaria e o Projeto Justiça Itinerante, que atende e orienta a população sobre todas as questões jurídicas. Outro projeto desenvolvido no espaço é o Projeto Trilho sobre as Artes, que atende as artesãs e a população, visando resgatar e divulgar o trabalho local, com exposições de seus trabalhos uma vez por mês na própria Casa de Cultura - finalizou Vera Carvalho.
A instrutora de artesã Rosemeire Moreira, afirma que há dezoito anos eu dedico o meu tempo a técnicas a criativa em artesanato, tenho a Casa de Cultura como a minha segunda casa, antes eu confeccionava meus produtos na minha casa. Já participei de feiras regionais e locais, E também já ministrei cursos de artesanatos na sede da Petrobras, Casa de Cultura Vila Maria Fenort, Sebrai entre outros.
Últimas Notícias adicionadas
- 09/09/2025 14:30:35 Agricultura realiza reunião para produtores interessados em participar do PNAE
- 09/09/2025 14:02:46 Espaço da Oportunidade com 483 vagas de emprego nesta semana
- 09/09/2025 13:27:22 Guardião da Memória: papel do Arquivo na preservação da história da Prefeitura
- 09/09/2025 13:19:31 Mais Ciência na Escola mapeia poluição plástica em Lagoa de Cima e propõe soluções
- 09/09/2025 13:04:52 Ação conjunta retira cercas irregulares em Lagoa de Cima
Agricultura realiza reunião para produtores interessados em participar do PNAE
0909 14h02Espaço da Oportunidade com 483 vagas de emprego nesta semana
0909 13h27Guardião da Memória: papel do Arquivo na preservação da história da Prefeitura
0909 13h19Mais Ciência na Escola mapeia poluição plástica em Lagoa de Cima e propõe soluções
0909 13h04Ação conjunta retira cercas irregulares em Lagoa de Cima
Prefeitura publica novas convocações do concurso do Programa Saúde da Família
2Secretaria de Fazenda dá boas-vindas aos novos auditores fiscais
3Desenvolvimento Econômico vai promover Café do Empreendedor dia 19
4Nova diretriz reduz para 37,5°C temperatura considerada febre em crianças
5Prefeitura paga salários nesta sexta e injeta R$ 139 milhões na economia local
6Espaço da Oportunidade com 674 vagas de emprego nesta segunda-feira