Notícia no detalhe
Defesa Civil forma primeiro grupo de voluntários
A Defesa Civil Municipal realizou nesta quarta-feira (15), a formatura de 23 voluntários que farão parte do Núcleo de Voluntários da Defesa Civil (Nuvodec), implantado na localidade de Ponta Grossa. O grupo recebeu treinamento e, agora, está apto a apoiar o trabalho do órgão em casos de desastres naturais naquela região. O projeto piloto do Nudodec foi implantado na escola municipal local onde o grupo contará com um sistema de comunicação para repasse mais rápido de informações relativas a catástrofes e terá algumas tarefas a cumprir como a medição do nível das águas da lagoa, entre outros.
O papel dos voluntários será, ainda, de representar a comunidade junto à prefeitura no que se refere a ações ambientais. Os voluntários foram treinados pelas equipes das Secretarias de Defesa Civil e de Meio Ambiente e por integrantes do Corpo de Bombeiros, Eles tiveram como disciplinas em aulas específicas, a prática dos primeiros socorros, de acidentes domésticos e ações práticas em casos de vendavais, enchentes e outros.
Segundo Marcos Soares, secretário da Defesa Civil, os voluntários serão de grande ajuda. “Essas costumam ser sempre aquelas pessoas que chegam primeiro aos locais de desastre e estando agora bem orientados, poderão apoiar de forma mais decisiva o nosso trabalho. Até mesmo, porque passam a ter condições de reportar de forma correta o que estiver acontecendo, o que nos dará um grande suporte também na agilidade das ações”, assinalou.
Marcos Soares informou que o próximo núcleo a ser implantado, já em outubro, será em Três Vendas, onde houve incidência de forte enchente esse ano. No novo núcleo estará sendo criada uma estratégia de trabalho conjunto envolvendo também a secretaria de Saúde.
O chefe do Setor de Epidemiologia da Secretaria de Saúde, Charbel Kury, que também esteve na inauguração, enfatizou que por ser área de risco constante, haverá uma atuação intersecretarias, visando realizar o controle de doenças que ocorrem após a enchente, como leptospirose, doenças infecto-contagiosas, intoxicações e outras.
- Esses voluntários, na verdade, também serão sentinelas da saúde da comunidade, além de funcionarem como multiplicadores das informações de interesse geral - afirmou, observando ainda que o trabalho será estendido ainda esse ano às localidades de Imbé e Lagoa de Cima.
Últimas Notícias adicionadas
- 10/09/2025 11:17:49 Campos obtém redução no índice de pobreza
- 10/09/2025 09:36:25 Alunos dos cursos de informática do Cidac visitam a Casa Firjan
- 10/09/2025 08:43:31 Aberto edital de aquisição de alimentos da agricultura familiar para merenda escolar
- 10/09/2025 08:29:56 Especialista alerta para a baixa cobertura da vacina Covid infantil
- 10/09/2025 08:14:42 Espetáculo “Divertida Mente – Dentro da Mente” neste domingo no Teatro Trianon
Campos obtém redução no índice de pobreza
1009 09h36Alunos dos cursos de informática do Cidac visitam a Casa Firjan
1009 08h43Aberto edital de aquisição de alimentos da agricultura familiar para merenda escolar
1009 08h29Especialista alerta para a baixa cobertura da vacina Covid infantil
1009 08h14Espetáculo “Divertida Mente – Dentro da Mente” neste domingo no Teatro Trianon
Prefeitura publica novas convocações do concurso do Programa Saúde da Família
2Secretaria de Fazenda dá boas-vindas aos novos auditores fiscais
3Nova diretriz reduz para 37,5°C temperatura considerada febre em crianças
4Desenvolvimento Econômico vai promover Café do Empreendedor dia 19
5Prefeitura paga salários nesta sexta e injeta R$ 139 milhões na economia local
6Espaço da Oportunidade com 674 vagas de emprego nesta segunda-feira