Notícia no detalhe
Defesa Civil forma primeiro grupo de voluntários
A Defesa Civil Municipal realizou nesta quarta-feira (15), a formatura de 23 voluntários que farão parte do Núcleo de Voluntários da Defesa Civil (Nuvodec), implantado na localidade de Ponta Grossa. O grupo recebeu treinamento e, agora, está apto a apoiar o trabalho do órgão em casos de desastres naturais naquela região. O projeto piloto do Nudodec foi implantado na escola municipal local onde o grupo contará com um sistema de comunicação para repasse mais rápido de informações relativas a catástrofes e terá algumas tarefas a cumprir como a medição do nível das águas da lagoa, entre outros.
O papel dos voluntários será, ainda, de representar a comunidade junto à prefeitura no que se refere a ações ambientais. Os voluntários foram treinados pelas equipes das Secretarias de Defesa Civil e de Meio Ambiente e por integrantes do Corpo de Bombeiros, Eles tiveram como disciplinas em aulas específicas, a prática dos primeiros socorros, de acidentes domésticos e ações práticas em casos de vendavais, enchentes e outros.
Segundo Marcos Soares, secretário da Defesa Civil, os voluntários serão de grande ajuda. “Essas costumam ser sempre aquelas pessoas que chegam primeiro aos locais de desastre e estando agora bem orientados, poderão apoiar de forma mais decisiva o nosso trabalho. Até mesmo, porque passam a ter condições de reportar de forma correta o que estiver acontecendo, o que nos dará um grande suporte também na agilidade das ações”, assinalou.
Marcos Soares informou que o próximo núcleo a ser implantado, já em outubro, será em Três Vendas, onde houve incidência de forte enchente esse ano. No novo núcleo estará sendo criada uma estratégia de trabalho conjunto envolvendo também a secretaria de Saúde.
O chefe do Setor de Epidemiologia da Secretaria de Saúde, Charbel Kury, que também esteve na inauguração, enfatizou que por ser área de risco constante, haverá uma atuação intersecretarias, visando realizar o controle de doenças que ocorrem após a enchente, como leptospirose, doenças infecto-contagiosas, intoxicações e outras.
- Esses voluntários, na verdade, também serão sentinelas da saúde da comunidade, além de funcionarem como multiplicadores das informações de interesse geral - afirmou, observando ainda que o trabalho será estendido ainda esse ano às localidades de Imbé e Lagoa de Cima.
Últimas Notícias adicionadas
- 23/12/2024 10:17:47 Unidades de urgência e emergência garantem atendimento no Natal e Ano Novo
- 23/12/2024 10:07:19 Divulgado gabarito final do processo seletivo da Educação, após recursos
- 23/12/2024 09:29:07 Município de Campos em ascensão no mapa do Turismo do Brasil
- 23/12/2024 08:58:54 Saúde com esquema de vacinação nas semanas de Natal e Ano Novo em Campos
- 22/12/2024 13:07:31 Agricultura: Campos apoia pequenos produtores no desenvolvimento de novas culturas
Unidades de urgência e emergência garantem atendimento no Natal e Ano Novo
2312 10h07Divulgado gabarito final do processo seletivo da Educação, após recursos
2312 09h29Município de Campos em ascensão no mapa do Turismo do Brasil
2312 08h58Saúde com esquema de vacinação nas semanas de Natal e Ano Novo em Campos
2212 09h30Recital de Fim de Ano do pianista Ivan Glória encanta público no Museu Histórico
Cadastro da pré-matrícula para alunos novos começou nesta terça-feira
2Coqueluche: Saúde convoca trabalhadores que atuam em creches para vacinação
3Servidores efetivos são convocados para autoavaliação funcional
4Prefeitura paga servidores nesta sexta e injeta mais R$ 137 milhões na economia
5Processo seletivo da Educação: confira a lista dos candidatos e horários de prova
6Prefeito Wladimir anuncia antecipação do pagamento de dezembro