Notícia no detalhe
Projeto Trapo implantado pela Secretaria de Trabalho e Renda
A prefeitura vai qualificar mulheres em situação de vulnerabilidade para o mercado de trabalho, através do Projeto Trapo, apresentado ao Prefeito Nelson Nahim e à primeira dama Nélia Nahim, durante visita à Secretaria de Trabalho e Renda, essa semana. O projeto piloto será implantado no prédio da secretaria, na antiga Big 13 Jeans.
O trapo será confeccionado com a utilização de sobras de retalhos de algodão, doados por malharias. Ele é utilizado em oficinas mecânicas, postos de combustíveis e prestadoras de serviços da Petrobras, na limpeza de graxa e óleo.
Mais de 200 mulheres estão inscritas no projeto. Inicialmente serão chamadas 50, que vão aprender a confeccionar o produto. O treinamento, que será feito pela Secretaria de Trabalho e Renda, terá três meses de duração. Também serão ministradas palestras pelo Sebrae sobre cooperativismo.
- A proposta é implantar núcleos do projeto em 21 bairros e distritos, em parceria com instituições, como a Associação de Proteção ao Excepcional (Apae) - informa o prefeito Nelson Nahim.
Segundo a secretária Cecília Ribeiro Gomes, o trapo é altamente sustentável. “Além de não causar danos ao meio ambiente, ele vira economia solidária para comunidades carentes”, ressalta. “O trapo é melhor que a estopa, que solta farelo”, completa a diretora do departamento de Projetos, Convênios e Cooperativas, Giselda Leão.
- Inicialmente as mulheres vão aprender a confeccionar o produto. Depois, elas vão começar a produzir, comercializar o produto e gerar renda. Já mantivemos contato com 39 plataformas que consomem trapo e estão interessadas na compra do produto. Com isso, estas mulheres, que têm dificuldade de inserção no mercado de trabalho, devido à baixa escolaridade, se tornarão empreendedoras, através da criação da Cooperativa de Trapos - enfatiza.
Últimas Notícias adicionadas
- 11/01/2026 19:29:24 Circuito de Trios ferveu em Farol neste domingo com Jack Fies
- 11/01/2026 17:56:45 Cadeirão de Farol atrai turistas e já é o novo ponto de encontro para fotos
- 11/01/2026 17:45:05 Primeira edição do Vem pro Lagamar faz sucesso em Farol de São Tomé
- 11/01/2026 08:44:47 Saúde amplia acesso e descentraliza testes rápidos nas UBSFs
- 11/01/2026 08:36:41 Felipe Araújo lança música em Campos durante show em Farol
Circuito de Trios ferveu em Farol neste domingo com Jack Fies
1101 17h56Cadeirão de Farol atrai turistas e já é o novo ponto de encontro para fotos
1101 17h45Primeira edição do Vem pro Lagamar faz sucesso em Farol de São Tomé
1101 08h44Saúde amplia acesso e descentraliza testes rápidos nas UBSFs
1101 08h36Felipe Araújo lança música em Campos durante show em Farol
Publicada retificação do edital do Concurso da Educação com ampliação dos requisitos
2IPTU 2026: Guias para pagamento disponíveis a partir desta quinta
3Verão 2026 no Farol reúne grandes atrações e reforça turismo e cultura no litoral
4Divulgado calendário de pagamento de 2026 dos servidores
5Prefeitura antecipa salário de dezembro e pagamento dos servidores já está na conta
6Prefeito reúne secretários e servidores em confraternização de fim de ano




















