Notícia no detalhe
Prefeitura Presente de Goitacazes com orientações da Guarda
Neste sábado (17), Goitacazes vai receber a 19ª edição do Prefeitura Presente, quando serão oferecidos mais de 30 serviços em quase todas as áreas. O programa será realizado das 9h às 15h na Escola Municipal Manoel Coelho e, durante o evento, a Guarda Civil irá orientar os moradores sobre o uso de cadeiras e assentos de segurança nos veículos, conforme determinou a resolução 277 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran). A medida entrou em vigor no dia 9 de junho e se destina a crianças de até sete anos e meio.
Segundo a norma, publicada em maio de 2008, crianças dessa faixa etária devem ser transportadas obrigatoriamente no banco traseiro e em um dispositivo de retenção. Os tipos de assentos exigidos pela lei são os seguintes: bebê conforto ou conversível, cadeira de segurança, assento de elevação ou “booster” e cinto de segurança de três pontos do veículo. De acordo com a Guarda Civil Municipal, no Programa Prefeitura Presente, será exibido vídeo.
De acordo com o artigo 168 do Código de Trânsito Brasileiro, a multa prevista para quem descumpre as normas para o transporte de criança é R$ 191,54, perda de sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação e a retenção do veículo até que a irregularidade seja sanada. A lei não se aplica para veículos de transporte remunerados como táxis, ônibus e peruas escolares. A nova resolução classifica as crianças pela idade, independente do seu tamanho.
- O comando é muito voltado para educação no trânsito. Essa orientação visa exatamente evitar multas, ainda há muitas dúvidas relativas ao uso da cadeirinha. Além da exibição do vídeo, vamos também conversar com a população e com as próprias crianças procurando exatamente esclarecer dúvidas - , disse o responsável pelo Projeto Ronda Escolar, que realiza palestras educativas sobre educação no trânsito nas escolas, José de Ribamar Lima.
Últimas Notícias adicionadas
- 09/05/2025 18:39:19 Homenagem pelo Dia das Mães movimenta o calçadão do Centro
- 09/05/2025 15:41:30 Campos vai receber as primeiras doses da vacina contra a dengue
- 09/05/2025 15:13:18 É amanhã: Dia D de vacinação contra a gripe neste sábado em 38 unidades de saúde
- 09/05/2025 14:00:26 Procon Campos divulga pesquisa de preço de produtos para o Dia das Mães
- 09/05/2025 13:57:43 Concursados convocados têm até a próxima semana para apresentar documentos
Homenagem pelo Dia das Mães movimenta o calçadão do Centro
0905 15h41Campos vai receber as primeiras doses da vacina contra a dengue
0905 15h13É amanhã: Dia D de vacinação contra a gripe neste sábado em 38 unidades de saúde
0905 14h00Procon Campos divulga pesquisa de preço de produtos para o Dia das Mães
0905 13h57Concursados convocados têm até a próxima semana para apresentar documentos
Aberto edital do processo seletivo para cuidadores da Educação
2FCJOL com inscrições abertas para os Cursos Gratuitos 2025
3Prefeitura faz novas análises de dados dos beneficiários do Cartão Goitacá
4Campos conquista o Selo Ouro do Sebrae de Referência em Atendimento
5Cuidadores: Inscrições para processo seletivo temporário terminam nessa sexta
6Concluída segunda etapa de vagas remanescentes offshore