Notícia no detalhe
Defesa Civil participa de simulado da Petrobras no Farol
"Preparar os funcionários da Petrobras para atuarem no Cabo de São Tomé, no caso de vazamento de petróleo de navios ou plataformas. Este foi o objetivo do simulado realizado na quinta-feira (16) na Praia do Farol de São Tomé, com a participação de técnicos da Secretaria de Meio Ambiente e da Defesa Civil de Campos. Durante o simulado, foram realizadas uma série de medidas rápidas para minimizar os danos de um virtual derramamento de óleo que teria ocorrido na sonda PA-37, situada a 30 km da costa, em lâmina d’água de 23m, e que, por causa da corrente marítima e fortes ventos, teria levado o derramamento a alcançar a praia do Farol de São Tomé. No treinamento, uma pequena faixa de dois quilômetros da extensa praia teria sido atingida por borras de petróleo, e as equipes utilizaram material biodegradável para neutralizar o petróleo e minimizar danos ao meio ambiente.
]De acordo com informações do sucomandante da Defesa Civil de Campos, capitão Edson Pessanha, que esteve presente, a intenção da Petrobras em convidar as autoridades municipais é a de informar e demonstrar na prática as várias intervenções a serem realizadas na costa de Campos e demais municípios produtores de petróleo, caso ocorra algum acidente ambiental. Outro objetivo do treinamento, acompanhado pelo Ibama, é o de identificar a possibilidade de aprimoramento dos procedimentos de segurança da Petrobras e de utras empresas petrolíferas que atuam na Bacia de Campos.
"Participamos de um exercício simulado de ações de contingência que prepara equipes para controlar vazamentos de petróleo no mar, de forma a evitar que, no caso de um desastre ambiental com petróleo, o material seja contido e assim evitar maiores danos às praias, e aos nossos recursos naturais, como a região de lagunas e a foz dos canais e mangue. Tanto a Defesa Civil como a Secretaria de Meio Ambiente verificou que a empresa investe e tem um efetivo bastante preparado para atuar no caso de desastre ecológico. Eles são capacitados para em pouco tempo ter a percepção da área afetada e montar rapidamente um plano de contingência e controlar acidentes dessa natureza", informa o capitão Pessanha.
O secretário de Ambiente e Defesa Civil, Humberto Nobre, ressalta que o treinamento faz parte das exigências do Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) no ato da concessão da LO (Licença de Operação da Atividade de Perfuração Marítima).
Últimas Notícias adicionadas
- 08/11/2025 20:19:21 Festival Doces Palavras celebra o legado de Waldir Pinto de Carvalho
- 08/11/2025 20:03:58 Alunos da rede municipal de Educação participam de espetáculo circense
- 08/11/2025 16:46:53 Prefeitura entrega obras do Bairro Legal nos conjuntos Codin e Santa Edwirges
- 08/11/2025 14:17:27 Prefeito prestigia 21ª edição do Morar com Saúde e anuncia construção de praça
- 08/11/2025 13:34:54 Mutirão de documentação da Trabalhadora Rural acontece em Campos na próxima semana
Festival Doces Palavras celebra o legado de Waldir Pinto de Carvalho
0811 20h03Alunos da rede municipal de Educação participam de espetáculo circense
0811 16h46Prefeitura entrega obras do Bairro Legal nos conjuntos Codin e Santa Edwirges
0811 14h17Prefeito prestigia 21ª edição do Morar com Saúde e anuncia construção de praça
0811 13h34Mutirão de documentação da Trabalhadora Rural acontece em Campos na próxima semana
Educação faz 4ª convocação de cuidadores para educação especial inclusiva
2Prefeitura de Campos avança na realização do concurso público da Educação
3Publicadas leis que fortalecem o Magistério e valorizam servidores da Educação
4Prefeito Wladimir decreta ponto facultativo no próximo dia 31
5Publicada lei que regulamenta cessão de servidores da Prefeitura de Campos
6Servidores municipais recebem pagamento de outubro nesta quinta-feira

















