Notícia no detalhe
Campos realiza o 2º Festival de Capoeira das Escolas
A Prefeitura de Campos, através das Fundações Oswaldo Lima e Zumbi dos Palmares e da Secretaria Municipal de Educação, em parceria com a Associação da Cultura Brasileira de Arte Capoeira (Caymá Capoeira), realizou no último sábado (18), na Escola Estadual Constantino Fernandes, no Bairro do Jockey Club, o 2º Festival de Capoeira das Escolas.
A competição foi organizada pelo instrutor Gilberto Coutinho, conhecido como Totinho, sob supervisão do Mestre Peixinho. Na abertura do evento o diretor da escola, Fernando Vasconcelos, falou sobre a relação estreita da educação com a cultura e os bons resultados obtidos pelos alunos com a capoeira: “Nós entendemos que não basta o aluno conviver dentro da sala de aula. Temos de promover projetos culturais, como o “Capoeira na Escola”. A capoeira tem melhorado o rendimento escolar dos alunos. Eles têm estado mais equilibrados, têm melhorado a disciplina e a vontade de estudar, disse ele.
Mãe de três alunos, a dona de casa Vanderléia Nascimento de Souza, 42 anos, é uma das que acredita no projeto. “Muito importante ter os meus filhos juntos. Tem uma filha que é deficiente e como ela se desenvolveu bem através da capoeira. Só tenho que agradecer a Totinho pelo trabalho que ele desenvolve”, comentou. Segundo o instalador hidráulico Alvaro Renato Pessanha Belém, 49, os jovens devem procurar atividades esportivas para que não fiquem ociosos.
Após a fala do diretor foi composta a mesa de convidados. Entre eles estavam os professores Coité (São Paulo-SP), Preto (Salvador-BA), Matamba (Vitória-ES), Spoker (Itaboraí-RJ) e Barra Preta (Cordeiro-RJ). Em seguida foi executado o Hino Nacional e dado início ao Festival com a apresentação dos capoeiristas do Projeto “Capoeira na Escola”, que envolve crianças de 3 a 14 anos das Escolas Municipais Mária Lúcia, Alcino Bessa, Valmar Lavo Barros, Vilma Tâmega, Fundação Municipal da Infância e Juventude, PETI, e as Escolas Estaduais Constantino Fernandes, Thiers Cardoso, Liceu e Isepam.
Depois da apresentação dos capoeiristas, foi apresentado o espetáAculo “História do Boi Lambeu e seus alegres brincantes”, montado pela Cia. Gente de Teatro (Núcleo de Arte e Cultura), com texto do mestre em Comunicação e Secretário de Cultura de Campos, Orávio de Campos, e que conta toda a ligação do boi com o homem desde a Grécia Antiga passando por todas as regiões rurais até Campos.
No encerramento do 2º Festival de Capoeira das Escolas aconteceu o batizado, a troca de faixas e a premiação com medalhas e troféus distribuídos para cada uma das instituições participantes.
Últimas Notícias adicionadas
- 04/01/2025 19:25:05 Centro de Monitoramento do Farol de São Tomé apresentado às forças de segurança
- 04/01/2025 10:13:15 Saúde com estrutura montada para atender aos veranistas em Farol de São Tomé
- 04/01/2025 10:02:36 Saúde libera cronograma para atualização cadastral de profissionais RPAs
- 04/01/2025 09:18:46 Cantora Samara Souza leva multidão no primeiro dia de shows no Lagamar
- 03/01/2025 19:28:39 Defesa Civil divulga ocorrências pelas fortes chuvas do fim do ano
Centro de Monitoramento do Farol de São Tomé apresentado às forças de segurança
0401 10h13Saúde com estrutura montada para atender aos veranistas em Farol de São Tomé
0401 10h02Saúde libera cronograma para atualização cadastral de profissionais RPAs
0401 09h18Cantora Samara Souza leva multidão no primeiro dia de shows no Lagamar
0301 19h28Defesa Civil divulga ocorrências pelas fortes chuvas do fim do ano
Prefeito Wladimir anuncia antecipação do pagamento de dezembro
2Primeiro DO do ano traz medidas de austeridade e cumprimento de TAG junto ao TCE
3Aberto edital de Processo Seletivo para contratação temporária de mediadores
4Cadastro Único: agendamento para atualização abrirá toda sexta-feira
5Campos inaugura decoração de Natal na Praça do Santíssimo Salvador
6DER-RJ atende pedido da Prefeitura e suspende interdição da Estrada dos Ceramistas