Notícia no detalhe
Campos realiza o 2º Festival de Capoeira das Escolas
A Prefeitura de Campos, através das Fundações Oswaldo Lima e Zumbi dos Palmares e da Secretaria Municipal de Educação, em parceria com a Associação da Cultura Brasileira de Arte Capoeira (Caymá Capoeira), realizou no último sábado (18), na Escola Estadual Constantino Fernandes, no Bairro do Jockey Club, o 2º Festival de Capoeira das Escolas.
A competição foi organizada pelo instrutor Gilberto Coutinho, conhecido como Totinho, sob supervisão do Mestre Peixinho. Na abertura do evento o diretor da escola, Fernando Vasconcelos, falou sobre a relação estreita da educação com a cultura e os bons resultados obtidos pelos alunos com a capoeira: “Nós entendemos que não basta o aluno conviver dentro da sala de aula. Temos de promover projetos culturais, como o “Capoeira na Escola”. A capoeira tem melhorado o rendimento escolar dos alunos. Eles têm estado mais equilibrados, têm melhorado a disciplina e a vontade de estudar, disse ele.
Mãe de três alunos, a dona de casa Vanderléia Nascimento de Souza, 42 anos, é uma das que acredita no projeto. “Muito importante ter os meus filhos juntos. Tem uma filha que é deficiente e como ela se desenvolveu bem através da capoeira. Só tenho que agradecer a Totinho pelo trabalho que ele desenvolve”, comentou. Segundo o instalador hidráulico Alvaro Renato Pessanha Belém, 49, os jovens devem procurar atividades esportivas para que não fiquem ociosos.
Após a fala do diretor foi composta a mesa de convidados. Entre eles estavam os professores Coité (São Paulo-SP), Preto (Salvador-BA), Matamba (Vitória-ES), Spoker (Itaboraí-RJ) e Barra Preta (Cordeiro-RJ). Em seguida foi executado o Hino Nacional e dado início ao Festival com a apresentação dos capoeiristas do Projeto “Capoeira na Escola”, que envolve crianças de 3 a 14 anos das Escolas Municipais Mária Lúcia, Alcino Bessa, Valmar Lavo Barros, Vilma Tâmega, Fundação Municipal da Infância e Juventude, PETI, e as Escolas Estaduais Constantino Fernandes, Thiers Cardoso, Liceu e Isepam.
Depois da apresentação dos capoeiristas, foi apresentado o espetáAculo “História do Boi Lambeu e seus alegres brincantes”, montado pela Cia. Gente de Teatro (Núcleo de Arte e Cultura), com texto do mestre em Comunicação e Secretário de Cultura de Campos, Orávio de Campos, e que conta toda a ligação do boi com o homem desde a Grécia Antiga passando por todas as regiões rurais até Campos.
No encerramento do 2º Festival de Capoeira das Escolas aconteceu o batizado, a troca de faixas e a premiação com medalhas e troféus distribuídos para cada uma das instituições participantes.
Últimas Notícias adicionadas
- 11/09/2025 11:01:47 Repescagem do Transporte Universitário terá atendimento de 15 a 19 de setembro
- 11/09/2025 10:53:13 Setembro Amarelo: Clube da Terceira Idade realiza Tardezinha da Saúde
- 11/09/2025 10:43:07 Palestrante da França no IV Seminário de Tecnologias e Mídias Digitais na Educação
- 11/09/2025 09:27:20 Com mais de 24 mil atendimentos, “Social + Perto” comemora 3 anos em evento especial
- 11/09/2025 08:41:32 Aprovados no concurso do PSF/2008 convocados para assinatura dos documentos de posse
Repescagem do Transporte Universitário terá atendimento de 15 a 19 de setembro
1109 10h53Setembro Amarelo: Clube da Terceira Idade realiza Tardezinha da Saúde
1109 10h43Palestrante da França no IV Seminário de Tecnologias e Mídias Digitais na Educação
1109 09h27Com mais de 24 mil atendimentos, “Social + Perto” comemora 3 anos em evento especial
1109 08h41Aprovados no concurso do PSF/2008 convocados para assinatura dos documentos de posse
Prefeitura publica novas convocações do concurso do Programa Saúde da Família
2Secretaria de Fazenda dá boas-vindas aos novos auditores fiscais
3Nova diretriz reduz para 37,5°C temperatura considerada febre em crianças
4Desenvolvimento Econômico vai promover Café do Empreendedor dia 19
5Prefeitura paga salários nesta sexta e injeta R$ 139 milhões na economia local
6Café reúne artesãos para celebrar o Dia Nacional das Artes