Notícia no detalhe
Brasil Alfabetizado formou 350 alunos em Campos
A Secretaria de Educação de Campos (SMEC) realizou na noite de sábado (18) a formatura de cerca de 350 alunos do Programa Brasil Alfabetização, programa do governo federal desenvolvido em parceria com os municípios. A solenidade contou com a presença da Secretária de Educação, Joilza Rangel Abreu, a coordenadora do programa, Rutilane Campos, equipe do (PBA), da (SMEC), do vereador Albertinho, alunos e familiares dos alfabetizados. Em novembro, a (SMEC) reiniciará novas turmas de alfabetizados.
A dona de casa, alfabetizada e jurada da turma, Licy Souza Tâmega, de 76 anos disse que ficou muito feliz com o curso. “Não pude estudar quando criança porque comecei a trabalhar cedo para ajudar minha mãe a criar meus irmãos. Não conhecia quase nada. Hoje eu conheço as palavras, sílabas e pontuações. Estou feliz porque consigo ler e escrever”.
A história do gari, Evaldo Pinheiro, de 40 anos foi diferente da Licy. Ele disse que parou de estudar porque achava que não precisava dos estudos. “Hoje percebo o quanto ele é importante. Quero melhorar na profissão, tirar carteira de motorista, mas sem a leitura não iria conseguir. O curso me ajudou muito”.
Durante a solenidade, a secretária Joilza Rangel prestou homenagens ao aluno mais velho, Jeorgelino Vieira de 77 anos e a mais nova, Estefânia Siqueira Teixeira de 19 anos. Também foram homenageados a alfabetizadora, Fátima da Silva Francisco Dias de 46 anos que ensinou a mãe, Maria do Carmo da Silva de 77 a ler e escrever.
No final da solenidade Joilza distribuiu rosas para todos os alfabetizados. “Que esse momento não seja o fim, mas o início de uma nova etapa. Que o curso seja um estímulo para vocês darem continuidade aos estudos e se matricularem na Educação de Jovens e Adultos (EJA). Independente da idade, o de terem vencido esta etapa, vocês não devem perder o desejo de sonhar. E quem ainda não sabe ler e escrever em breve vamos iniciar um novo ciclo do Programa Brasil Alfabetizado”, finalizou.
Últimas Notícias adicionadas
- 10/06/2026 19:03:28 Assistência Social e Saúde Mental promovem encontro de articulação em rede
- 10/06/2026 18:22:20 Crianças de acolhimentos da FMIJ assistem filme Rio 2 em projeto Cidennf Cultural
- 10/06/2026 17:46:22 Saúde, Educação e Defesa Civil em mais um Enfrentamento às Síndromes Respiratórias
- 10/06/2026 17:27:00 "Vem pro Centro" movimenta o Calçadão com atrações especiais no Dia dos Namorados
- 10/06/2026 17:12:39 Fale Conosco mantém canal direto com a população com o IMTT
Assistência Social e Saúde Mental promovem encontro de articulação em rede
1006 18h22Crianças de acolhimentos da FMIJ assistem filme Rio 2 em projeto Cidennf Cultural
1006 17h46Saúde, Educação e Defesa Civil em mais um Enfrentamento às Síndromes Respiratórias
1006 17h27"Vem pro Centro" movimenta o Calçadão com atrações especiais no Dia dos Namorados
1006 17h12Fale Conosco mantém canal direto com a população com o IMTT
Consulplan divulga resultado preliminar da prova objetiva do concurso da Educação
2Cras com inscrições abertas para o curso de Cuidadora Infantil pelo “Mulheres Mil”
3Saúde conclui módulo prático de formação dos novos Agentes Comunitários de Saúde
4Inscrições para o Processo Seletivo da Assistência Social até esta quarta-feira
5Parceria entre secretarias impulsiona cursos de costura e geração de renda
6Defesa Civil alerta sobre ressaca em Farol até a noite desta terça





















