Notícia no detalhe
Proposta comum entre prefeitura e entidades sobre Código Tributário agrada
A proposta apresentada pela Prefeitura de Campos em parceria com os setores produtivos de Campos em relação às taxas do Novo Código Tributário para empresas do comércio e da indústria no município recebeu elogios dos dirigentes de entidades representativas. Um dos benefícios da proposta acordada é a unificação de taxas em Alvará único. O documento decorrente do acordo reúne taxa de localização, taxa de propaganda e letreiro, a taxa de renovação anual de alvará e a taxa de vigilância sanitária, de acordo com o porte das empresas. As microempresas por exemplo pagarão apenas um Alvará no valor de R$ 300 durante o ano de 2016, e ainda pode parcelar em até 6 vezes. Dirigentes de entidades do setor produtivo se manifestaram sobre a proposta acordada.
- A proposta apresentada pelo secretário de Governo foi aceita por todos porque representa uma saída no peso tributário, que ajuda o comércio, à indústria, enfim, a todo setor produtivo, e também à toda sociedade. Ajuda também a população porque ao flexibilizar o pagamento das taxas municipais, melhora a receita da Prefeitura, que aplica os recursos a favor de todos do município -, declarou o advogado Fernando Trindade, presidente da Anflucof (Associação Norte Fluminense de Comércio Farmacêutico).
Para o vice-presidente da CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas de Campos), empresário Marcelo Arêas, o resultado dos entendimentos das entidades do setor produtivo com a Prefeitura foi extremamente positivo, porque traz bons frutos para o comércio e para a indústria. "O empresário no Brasil não suporta mais a pesada carga tributária. Conseguir negociar flexibilização do pagamento de tributos com a Prefeitura em tempos de crise econômica, com arrecadação em baixa, é motivo para se comemorar. O governo municipal precisa de arrecadação, mas ainda bem que em Campos tem a sensibilidade de entender a situação do empresariado e apresentou uma proposta viável que foi bem recebida por todos”, opinou o empresário.
“Existe um ditado popular que diz que o pior acordo é melhor do que a melhor briga. Mas o governo local, sensível às dificuldades do comércio e da indústria neste momento de crise financeira, nos ouviu, tanto que fez acordo com as entidades representativas da sociedade civil organizada que representam os interesses do comércio e da indústria, e estamos avançando no entendimento para ajustar o Novo Código Tributário”, observou o empresário Norival Lima, presidente da CDL.
Últimas Notícias adicionadas
- 11/01/2026 08:44:47 Saúde amplia acesso e descentraliza testes rápidos nas UBSFs
- 11/01/2026 08:36:41 Felipe Araújo lança música em Campos durante show em Farol
- 10/01/2026 14:42:50 FME dá início programação esportiva do Verão de Todos Nós 2026 em Farol
- 10/01/2026 13:55:20 Prefeito prestigia a abertura da programação da Festa de Santo Amaro neste sábado
- 10/01/2026 09:37:57 Hospital Geral de Guarus comemora cerca de um milhão de procedimentos em 2025
Saúde amplia acesso e descentraliza testes rápidos nas UBSFs
1101 08h36Felipe Araújo lança música em Campos durante show em Farol
1001 14h42FME dá início programação esportiva do Verão de Todos Nós 2026 em Farol
1001 13h55Prefeito prestigia a abertura da programação da Festa de Santo Amaro neste sábado
1001 09h37Hospital Geral de Guarus comemora cerca de um milhão de procedimentos em 2025
Publicada retificação do edital do Concurso da Educação com ampliação dos requisitos
2IPTU 2026: Guias para pagamento disponíveis a partir desta quinta
3Verão 2026 no Farol reúne grandes atrações e reforça turismo e cultura no litoral
4Divulgado calendário de pagamento de 2026 dos servidores
5Prefeitura antecipa salário de dezembro e pagamento dos servidores já está na conta
6Prefeito reúne secretários e servidores em confraternização de fim de ano




















