Notícia no detalhe
Feira da Agricultura Familiar sexta e sábado na Praça do Liceu
Frutas, legumes, verduras, bolos, biscoitos, doces de frutas, queijos, e outros produtos de receitas caseiras, produzidos no campo, inclusive peixes processados, todos comercializados na cidade a preços de custo por agricultores familiares. Estes e outros produtos serão encontrados na Praça do Liceu nesta sexta-feira (10) e no sábado (11), durante a realização da Feira Regional Norte da Agricultura Familiar. Na sexta, a feira vai acontecer das 6h às 18h, com a comercialização dos produtos. Das 18h às 22h, vão acontecer atividades culturais. No sábado (11), a feira vai funcionar das 6h às 12h,
O evento tem como objetivo promover o desenvolvimento econômico e social regional das comunidades de pescadores, agricultores familiares e comunidades quilombolas do Norte Fluminense.
O superintendente de Agricultura e Pecuária de Campos, Eduardo Alves, informa que ao todo 22 entidades do setor rural vão participar do evento, que tem a coordenação do Conselho do Programa Territórios da Cidadania, do Ministério do Desenvolvimento Agrário, com apoio logístico da Superintendência de Agricultura e Pecuária da Prefeitura de Campos.
Eduardo acrescenta que o Território da Cidadania Norte, abrange nove municípios do Norte Fluminense e contempla 12.809 agricultores familiares, 2.083 famílias assentadas, 3.754 famílias de pescadores e cinco comunidades quilombolas.
Informações sobre os procedimentos, como as práticas de higiene, manipulação na elaboração, acondicionamento, conservação dos alimentos e apresentação foram repassados aos agricultores familiares na quinta-feira (2) durante reunião na Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf), com técnicos do Programa Territórios da Cidadania, da Superintendência da Agricultura, e da Vigilância Sanitária de Campos.
A Educadora Sanitária da Gerência de Vigilância Sanitária de Campos, Ana Paula Siqueira Melo, falou enfatizou a necessidade de utilizar luvas, aventais, protetor de cabelos (lenço, boina ou boné) conforme as normas de segurança alimentar.
Eduardo acrescenta que o programa, por meio de parceria com as prefeituras, amplia ações de assistência técnica e infraestrutura de assentamentos rurais, para agricultores familiares, pescadores, e comunidades quilombolas, além de programas, como o Pronaf, Luz para Todos, Bolsa Família, Saúde da Família, Farmácia Popular e Brasil Sorridente.
O programa estimula o desenvolvimento regional e assegura direitos sociais em regiões que mais precisam, com a integração de ações dos governos federal, estaduais e municipais e participação da sociedade civil. O Território da Cidadania no Norte Fluminense é formado pelos municípios de Campos, Carapebus, Cardoso Moreira, Conceição de Macabu, Macaé, Quissamã, São Fidélis, São Francisco de Itabapoana e São João da Barra.
Últimas Notícias adicionadas
Prefeitura publica edital do concurso da Educação com 1.000 vagas e Lei de Cotas
2Secretaria de Educação divulga Calendário do Ano Letivo de 2026
3Agendamento on-line para atualização do CadÚnico garante atendimento
4Servidores municipais registram avanço com aprovação da nova lei do MEI
5Processo Seletivo da Educação faz 9ª convocação de 224 professores
6Vigilância Sanitária de Campos interdita restaurante na Pelinca pela terceira vez




















