Notícia no detalhe
João Collares ministra workshop para recreadores e estagiários
Um workshop para os recreadores e estagiários da Cidade da Criança Zilda Arns foi ministrado nesta sexta-feira (10) pelo autor, músico, compositor, arte-educador e conferencista João Collares. Ele apresentou obras de músicas educativas pelo sistema “Aprendendo Através da Música”.
Com apresentações de musicais, como “Ilha dos Sonhos”, “Os Pontos Cardeais”, “Costumes Indígenas”, “O Indiozinho”, entre outros, João Collares mostrou com todo seu trabalho e encanto aos participantes, como por meio de músicas, proporcionar comunicação mais harmoniosa e potencializar sua memória.
Da música na educação infantil, João Collares diz se tratar de uma linguagem que alcança o ser humano pela sensibilidade, melodia, harmonia e o ritmo. O trabalho do artista inclui a musicalização de histórias em diferentes áreas, como Ilha dos Sonhos, que reúne ciências naturais e geografia. Na música “O Descobrimento do Brasil”, por exemplo, ele dá uma aula de história.
Através da musicalidade, João Collares falou da importância dos funcionários trabalharem com alegria e atender cada vez melhor as crianças que estiverem visitando o espaço. “A melodia leva o ser humano a se fixar, ajudando na memorização e no estímulo à interatividade. A música sendo bem estruturada leva a verdadeiros benefícios”, ressaltou.
Para o recreador Ricardo Siqueira, João Collares é um excelente profissional. “Já conhecíamos o trabalho dele com a musicalidade na educação infantil, e hoje aqui, é um privilégio estar com estes ensinamentos passados por ele. São várias dicas para todos os tipos de datas comemorativas”, disse Ricardo Siqueira.
- As músicas compostas por João Collares por serem educativas e lúdicas, acabam ajudando muito no exercício da aprendizagem das crianças. É um trabalho muito legal, e está sendo a primeira vez que lido com crianças nesta parte pedagógica – relatou Luiz Cláudio Gomes, estagiário da Cidade da Criança.
Últimas Notícias adicionadas
- 20/04/2025 11:30:58 Programa Mais Ciência supera metas dos anos anteriores com 139 projetos inscritos
- 20/04/2025 10:21:21 Departamento de Odontologia estará presente na 16ª edição do Prefeitura em Ação
- 20/04/2025 07:18:39 Campos lidera abertura de empresas no interior do RJ
- 19/04/2025 15:13:59 Transparência e Controle presente no Prefeitura em Ação
- 19/04/2025 10:47:15 Vacinação contra a Influenza tem 8.235 doses aplicadas nas primeiras semanas
Programa Mais Ciência supera metas dos anos anteriores com 139 projetos inscritos
2004 10h21Departamento de Odontologia estará presente na 16ª edição do Prefeitura em Ação
2004 07h18Campos lidera abertura de empresas no interior do RJ
1904 15h13Transparência e Controle presente no Prefeitura em Ação
1904 10h47Vacinação contra a Influenza tem 8.235 doses aplicadas nas primeiras semanas
Aniversário de Campos com entrega de várias obras para a população
2Aberto edital do processo seletivo para cuidadores da Educação
3CadÚnico: 800 pessoas são atendidas em mais um dia de Mutirão de Atualização
4CadÚnico: Mutirões de atualização vão acontecer em abril no Centro, Guarus e Baixada
5Prefeitura decreta ponto facultativo em virtude dos 190 anos de Campos
6Prefeitura homologa concurso público para a Administração Direta