Notícia no detalhe
Agricultura: consumidores e agricultores de Campos e região opinam sobre Feira
Agricultores dos Assentamentos de Campos, Quissamã, São João da Barra, São Francisco de Itabapoana, São Fidélis e outros municípios do Norte do Estado do Rio de Janeiro estão movimentando a Praça do Liceu de Humanidades de Campos. Alimentos naturais, arte e cultura estão na praça. No local, desde sexta-feira (09) até este sábado (11) acontece a Primeira Feira da Agricultura Familiar do Programa Territórios da Cidadania Norte. A relação de compra, venda e integração social entre o homem do campo e a clientela da cidade gera comentários de satisfação.
Das frutas e legumes dos assentamentos e do acampamento Luis Maranhão, de Campos, ao mel silvestre e doces caseiros do Assentamento São Benedito, de São Fidélis; temperos, papa de milho e doces em compotas do Assentamento São Domingos, de Quissamã e, ainda, linguiça de peixe, quibe de peixe e outros processados de outros municípios, todos agradam em cheio pelo paladar, qualidade e pelos resultados, tanto na relação de consumo, como na relação social.
O evento tem ampla programação cultural, com dança e música e, paralelamente, ocorre a Feira de Artesanato, que reúne artesãos do Programa Feira Mãos de Campos; do Programa Economia Solidária da Secretaria de Desenvolvimento Humanos e Social; do Idannf (Instituto de Desenvolvimento Afro do Norte e Noroeste Fluminense); e do Amunf (Associação de Mulheres do Norte e Noroeste Fluminense), que integra o Projeto de Pesquisa da Uenf.
- O evento contempla agricultores de Campos e municípios da região. Uma atenção merecida para comunidades quilombolas e assentados. Já percebemos que uma edição a cada semestre é um intervalo longo demais, conforme alegam, tanto agricultores como o público. Por isso vamos verificar com os demais órgãos envolvidos na realização do evento para reduzir o intervalo de realização da Feira - relatou Rita Souto, gerente do Programa Economia Solidária.
Depoimentos – “Trouxe uma quantidade grande de produtos e, menos de duas horas e meia, vendi mais do que pensei que fosse vender nos dois dias. Em duas horas e vinte minutos vendi 20 quilos de linguiça de camarão e continuo vendendo bem os outros produtos de peixes. Quero voltar sempre que tiver essa feira em Campos”, declarou Fernanda Passos Araújo, de Atafona, São João da Barra.
“A Feira da Agricultura Familiar é válida por vários motivos. Por isso estou sempre prestigiando eventos dessa natureza, como a Feira da Roça, que é realizada nos bairros de Campos. A gente se alimenta melhor, por um preço justo e prestigia os agricultores familiares, que conseguem comercializar de uma só vez um volume maior, além de promover a integração social”, opinou a promotora social e artesã, Denise Parreira Meireles.
“Viemos do Quilombo São Benedito, de São Fidélis. Trouxemos mel puro, mariolas, cocada de pouco açúcar e própolis puro. É a primeira vez numa Feira em Campos e está valendo a pena. Toda vez que tiver outra vez, estaremos aqui”, declarou o ancião quilombola, Carlos Alberto Lino da Silva, agricultor e apicultor.
“Trouxemos doces em compotas de mamão, de carambola, laranja, banana e abóbora. Estamos muito satisfeitos com o movimento e com certeza vamos voltar aqui outra vez”, declarou o assentado Benedito Monteiro de Oliveira, também de São Fidélis.
Últimas Notícias adicionadas
- 09/09/2025 18:41:43 Sebrae e Turismo realizam capacitação para igrejas da rota do “Caminhos da Fé”
- 09/09/2025 18:30:39 Prefeito Wladimir participa da posse da nova diretoria da UFF
- 09/09/2025 18:06:48 Mobiliza SAEB reforça preparação da rede municipal e mira nota histórica no IDEB
- 09/09/2025 14:30:35 Agricultura realiza reunião para produtores interessados em participar do PNAE
- 09/09/2025 14:02:46 Espaço da Oportunidade com 483 vagas de emprego nesta semana
Sebrae e Turismo realizam capacitação para igrejas da rota do “Caminhos da Fé”
0909 18h30Prefeito Wladimir participa da posse da nova diretoria da UFF
0909 18h06Mobiliza SAEB reforça preparação da rede municipal e mira nota histórica no IDEB
0909 14h30Agricultura realiza reunião para produtores interessados em participar do PNAE
0909 14h02Espaço da Oportunidade com 483 vagas de emprego nesta semana
Prefeitura publica novas convocações do concurso do Programa Saúde da Família
2Secretaria de Fazenda dá boas-vindas aos novos auditores fiscais
3Desenvolvimento Econômico vai promover Café do Empreendedor dia 19
4Nova diretriz reduz para 37,5°C temperatura considerada febre em crianças
5Prefeitura paga salários nesta sexta e injeta R$ 139 milhões na economia local
6Espaço da Oportunidade com 674 vagas de emprego nesta segunda-feira