Notícia no detalhe
Administração compartilhada garante Restaurante Popular em Campos
Por: Telmo Filho -
Foto: Gerson Gomes - 15/06/2016 - 13:10:36
A prefeita Rosinha Garotinho e o secretário de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos, Paulo Melo, assinaram nesta quarta-feira (15), um convênio de administração compartilhada que garante o funcionamento do Restaurante Popular Romilton Bárbara, em Campos. Para a prefeita, mesmo diante da crise, assumir a responsabilidade do restaurante significa que o governo municipal tem gestão, planejamento e responsabilidade.
- O interesse público fala mais alto e quando ouvi dizer que o restaurante seria fechado, solicitei a Paulo Melo uma audiência com o governador em exercício, Francisco Dorneles, e assim foi feito. O governador mostrou-se sensibilizado com as 1.500 pessoas que se alimentam diariamente no restaurante e rapidamente resolveu entregar para nós a administração – disse a prefeita.
Segundo Rosinha, o restaurante ficará sob a responsabilidade do Estado até o dia 1º de julho deste ano, quando ele será fechado, para que o prédio possa passar por reformas necessárias. “O prédio pertence ao Estado. É por isso que será uma administração compartilhada. O prédio terá toda a rede elétrica refeita e passará por pintura. O restaurante vai funcionar no meu governo e o prato custará R$ 1,00, com alimentação de qualidade e balanceada”, disse.
Paulo Melo reconheceu a importância do restaurante, um programa criado em 1999, pelo então governador Anthony Garotinho.
- Precisamos enxergar além dos nossos interesses eleitorais e trabalhar para garantir comida para as pessoas mais humildes. Não estou constrangido de estar participando deste ato. Eu ficaria constrangido de ver o restaurante fechar por falta de parceria. A assinatura deste convênio mostra um momento de união. Muitos gestores públicos deveriam seguir o exemplo da prefeita Rosinha, para que outros restaurantes populares no Estado continuem funcionando - ressaltou.
O secretário de Governo, Anthony Garotinho, lembrou que quando assumiu o estado, em 1999, criou o Conselho Estadual de Política Alimentar.
- Naquela época, o Bispo Dom Mauro Morelli, responsável pela comissão, sugeriu uma série de medidas para combate à fome, e uma delas foi a criação de restaurantes populares. Criamos o primeiro Restaurante Popular Betinho, na Central do Brasil, no Rio de Janeiro, uma iniciativa muito importante, que foi copiada em vários estados do país, pois entenderam que este é um programa inclusão social - destacou.
Também participaram da cerimônia, o vice-prefeito Doutor Chicão, a secretária de Desenvolvimento Humano e Social, Ana Alice Alvarenga; o deputado estadual Bruno Dauaire; o subsecretário executivo da Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos, Maurício Ribeiro; o presidente da Câmara de Vereadores, Edson Batista; o líder do Governo na Câmara, Mauro Silva; e demais vereadores.
Últimas Notícias adicionadas
1
Secretaria de Educação: novo processo seletivo para professores nos próximos dias
2Processo seletivo: Inscrições abertas para professor substituto
3Refis 2024 publicado e prazo para aderir ao programa começa na próxima terça-feira
4Direitos dos servidores garantidos ao longo de quatro anos
5Iniciado processo de matrícula para o ano letivo de 2025 na rede municipal
6Concurso GCM: 195 candidatos são convocados para Curso de Formação