Notícia no detalhe
Plano Municipal de Educação completa um ano
No primeiro ano de criação do Plano Municipal de Educação (PME), alinhado ao Plano Nacional de Educação, muito trabalho foi desenvolvido na busca de estratégias para cumprir as metas que competem ao Sistema Municipal de Ensino – da Educação Infantil ao Ensino Fundamental 2. O PME completou um ano na quarta-feira (15) e é composto de 20 metas, a serem atingidas no decorrer de 10 anos por todo o sistema educacional no município, das creches ao Ensino Superior, unidades públicas e privadas.
Segundo o secretário de Educação, Frederico Tavares Rangel, no que tange ao ensino municipal, o ritmo de cumprimento das metas do PME está bastante avançado, com iniciativas significativas a fim de melhorar a qualidade da educação nas unidades escolares. “Em apenas um ano de criação do PME, podemos destacar várias metas já colocadas em prática na rede municipal, contemplando alunos e professores”, pontua.
O secretário dá destaque à implantação do Bloco Alfabetizador, que cumpre a meta 5, de alfabetizar até os 8 anos de idade;criação das matrizes curriculares para as unidades de tempo integral e de educação do campo; atualização do Sistema Municipal de Avaliação; implantação de um terço da carga horária para o planejamento do professor, incluindo ações de formação continuada; e ampliação da oferta de vagas na Educação Infantil.
Além disso, foram atingidas as seguintes metas: ampliação da Educação de Jovens e Adultos (EJA) diurna, atendendo a meta de correção de fluxo; o recenseamento, para levantar demanda das crianças em idade escolar, mas que não estão matriculadas; formação continuada dos gestores; formação dos conselheiros escolares pela gestão; parceria com outros setores da sociedade civil organizada, contribuindo para o desenvolvimento escolar das crianças; ampliação do atendimento às crianças com necessidades especiais educacionais, através do Espaço Multiprofissional de Apoio à Aprendizagem(EMAA) e do Atendimento Educacional Especializado (AEE).
Coincidindo ainda com o primeiro ano do PME, foi promovido o Seminário Municipal de Política e Gestão da Educação, pelo Instituto Federal Fluminense (IFFluminense) e a Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esportes (Smece), aberto na terça-feira (14) e encerrado nesta quinta-feira (16). Entre os objetivos do evento estão a formação do Fórum Municipal de Educação, mais uma das metas do PME, assim como a criação de um protocolo de intenções para efetivar as ações do Plano.
Últimas Notícias adicionadas
- 22/03/2026 16:40:12 Prefeitura entrega reurbanização da Rua Domingos Viana, no Turfe Clube
- 22/03/2026 12:23:30 Restaurante do Povo será reinaugurado na nesta segunda-feira
- 22/03/2026 10:19:55 Museu Histórico celebra 191 anos de Campos com agenda especial e reabre ao público
- 22/03/2026 08:21:46 Totalmente reurbanizada Rua Domingos Viana será inaugurada neste domingo
- 21/03/2026 19:47:09 Assistência entrega materiais a moradores atingidos pela enchente
Prefeitura entrega reurbanização da Rua Domingos Viana, no Turfe Clube
2203 12h23Restaurante do Povo será reinaugurado na nesta segunda-feira
2203 10h19Museu Histórico celebra 191 anos de Campos com agenda especial e reabre ao público
2203 08h21Totalmente reurbanizada Rua Domingos Viana será inaugurada neste domingo
2103 19h47Assistência entrega materiais a moradores atingidos pela enchente
Primeiros agentes da GCM são certificados para porte funcional de arma de fogo
2Defesa Civil de Campos esclarece alerta de chuva enviado por sistema estadual
3Prefeitura orienta sobre alternativas para a travessia do Paraíba
4Troca dos cartões do programa Cartão Goitacá começa nesta terça-feira
5Aprovados no concurso do PSF/2008 convocados para entrega de documentos e exames
6CadÚnico: Mutirão de Atualização de 25 a 27 de março na UFF




















