Notícia no detalhe
Procon/Campos divulga pesquisa de preço do pescado
Dados divulgados no início do mês pelo Ministro da Pesca e Aquicultura, Altemir Gregolin, indicam um aumento no consumo de pescado por pessoa no país. Houve um crescimento de 6,46 kg para 9,03 kg por habitante/ano entre 2003 e 2009, o que representou um aumento de 39,78% nos últimos sete anos.
Acompanhando estes números crescentes, o Procon Campos realizou pesquisa de preço do pescado entre os dias 15 e 16 de setembro, de maneira a orientar ao consumidor sobre as melhores condições de tais alimentos. A Secretária do Procon/Campos, Rosangela Tavares, lembra que o preço do pescado apresenta grandes variações, chegando em alguns casos a 100% de diferença, mas deve-se observar também as diferenças de tamanho dos produtos.
A Secretária destaca a importância de prestar bastante atenção na hora da compra. O pescado fresco deve ser úmido, firme e sem manchas estranhas na pele no caso dos peixes e moluscos, ou na carapaça no caso dos crustáceos. Os olhos devem estar brilhantes e salientes e as brânquias devem estar úmidas, brilhantes e com cor entre o rosa e o vermelho intenso. Os crustáceos devem ter a cor própria da espécie e não apresentar cor alaranjada ou negra na carapaça.
Rosangela Tavares lembra ainda que a conservação deve ser feita atenta a alguns cuidados. Após o descongelamento, os pescados só podem ser congelados novamente se cozidos e preparados. No congelamento caseiro, os peixes devem ser mantidos inteiros, mas sem as vísceras. Camarões e lagostas devem ser congelados sem cabeça e não se deve congelar espécies diferentes num mesmo recipiente. Ao manusear o pescado, o vendedor deve utilizar luvas descartáveis e a higiene do local de venda deve ser observada como um todo, visto que os peixes são alimentos extremamente perecíveis e por isso é necessário tomar muito cuidado com seu manuseio.
Saúde - Um bom motivo para comer pescado é o excelente valor nutritivo, superior a muitos outros alimentos, inclusive de origem animal. O principal valor do pescado está no elevado teor de proteínas de alto valor biológico, propiciando o suprimento em aminoácidos essenciais e permitindo alta digestibilidade deste alimento. A fração lipídica de várias espécies oferece concentrações consideráveis de ácidos graxos insaturados e poliinsaturados, inclusive do tipo ômega 3, além de baixo teor calórico e de colesterol; bem como as vitaminas lipossolúveis, particularmente a A (no óleo do fígado). O pescado é fonte de Iodo, Cálcio e Fósforo.
Clique aqui e confira a tabela do pescado:
Clique aqui e confira a pesquisa do pescado:
Últimas Notícias adicionadas
- 10/09/2025 11:17:49 Campos obtém redução no índice de pobreza
- 10/09/2025 09:36:25 Alunos dos cursos de informática do Cidac visitam a Casa Firjan
- 10/09/2025 08:43:31 Aberto edital de aquisição de alimentos da agricultura familiar para merenda escolar
- 10/09/2025 08:29:56 Especialista alerta para a baixa cobertura da vacina Covid infantil
- 10/09/2025 08:14:42 Espetáculo “Divertida Mente – Dentro da Mente” neste domingo no Teatro Trianon
Campos obtém redução no índice de pobreza
1009 09h36Alunos dos cursos de informática do Cidac visitam a Casa Firjan
1009 08h43Aberto edital de aquisição de alimentos da agricultura familiar para merenda escolar
1009 08h29Especialista alerta para a baixa cobertura da vacina Covid infantil
1009 08h14Espetáculo “Divertida Mente – Dentro da Mente” neste domingo no Teatro Trianon
Prefeitura publica novas convocações do concurso do Programa Saúde da Família
2Secretaria de Fazenda dá boas-vindas aos novos auditores fiscais
3Nova diretriz reduz para 37,5°C temperatura considerada febre em crianças
4Desenvolvimento Econômico vai promover Café do Empreendedor dia 19
5Prefeitura paga salários nesta sexta e injeta R$ 139 milhões na economia local
6Espaço da Oportunidade com 674 vagas de emprego nesta segunda-feira