Notícia no detalhe
Procon/Campos divulga pesquisa de preço do pescado
Dados divulgados no início do mês pelo Ministro da Pesca e Aquicultura, Altemir Gregolin, indicam um aumento no consumo de pescado por pessoa no país. Houve um crescimento de 6,46 kg para 9,03 kg por habitante/ano entre 2003 e 2009, o que representou um aumento de 39,78% nos últimos sete anos.
Acompanhando estes números crescentes, o Procon Campos realizou pesquisa de preço do pescado entre os dias 15 e 16 de setembro, de maneira a orientar ao consumidor sobre as melhores condições de tais alimentos. A Secretária do Procon/Campos, Rosangela Tavares, lembra que o preço do pescado apresenta grandes variações, chegando em alguns casos a 100% de diferença, mas deve-se observar também as diferenças de tamanho dos produtos.
A Secretária destaca a importância de prestar bastante atenção na hora da compra. O pescado fresco deve ser úmido, firme e sem manchas estranhas na pele no caso dos peixes e moluscos, ou na carapaça no caso dos crustáceos. Os olhos devem estar brilhantes e salientes e as brânquias devem estar úmidas, brilhantes e com cor entre o rosa e o vermelho intenso. Os crustáceos devem ter a cor própria da espécie e não apresentar cor alaranjada ou negra na carapaça.
Rosangela Tavares lembra ainda que a conservação deve ser feita atenta a alguns cuidados. Após o descongelamento, os pescados só podem ser congelados novamente se cozidos e preparados. No congelamento caseiro, os peixes devem ser mantidos inteiros, mas sem as vísceras. Camarões e lagostas devem ser congelados sem cabeça e não se deve congelar espécies diferentes num mesmo recipiente. Ao manusear o pescado, o vendedor deve utilizar luvas descartáveis e a higiene do local de venda deve ser observada como um todo, visto que os peixes são alimentos extremamente perecíveis e por isso é necessário tomar muito cuidado com seu manuseio.
Saúde - Um bom motivo para comer pescado é o excelente valor nutritivo, superior a muitos outros alimentos, inclusive de origem animal. O principal valor do pescado está no elevado teor de proteínas de alto valor biológico, propiciando o suprimento em aminoácidos essenciais e permitindo alta digestibilidade deste alimento. A fração lipídica de várias espécies oferece concentrações consideráveis de ácidos graxos insaturados e poliinsaturados, inclusive do tipo ômega 3, além de baixo teor calórico e de colesterol; bem como as vitaminas lipossolúveis, particularmente a A (no óleo do fígado). O pescado é fonte de Iodo, Cálcio e Fósforo.
Clique aqui e confira a tabela do pescado:
Clique aqui e confira a pesquisa do pescado:
Últimas Notícias adicionadas
- 17/11/2025 17:22:16 Campos sedia capacitação estadual sobre execução financeira no SUAS
- 17/11/2025 17:13:06 Com foco em crédito e formalização, Prefeitura realiza encontro com artesãos
- 17/11/2025 16:44:09 Prefeito em exercício Frederico Paes faz reunião de gestão e planejamento
- 17/11/2025 16:23:56 Defesa Civil em reunião de alinhamento do Plano de Contingência de Chuvas Intensas
- 17/11/2025 15:24:14 Espaço da Oportunidade oferece 553 vagas de emprego nesta segunda
Campos sedia capacitação estadual sobre execução financeira no SUAS
1711 17h13Com foco em crédito e formalização, Prefeitura realiza encontro com artesãos
1711 16h44Prefeito em exercício Frederico Paes faz reunião de gestão e planejamento
1711 16h23Defesa Civil em reunião de alinhamento do Plano de Contingência de Chuvas Intensas
1711 15h24Espaço da Oportunidade oferece 553 vagas de emprego nesta segunda
GCM ganha quatro filhotes para reforçar Grupamento de Operações com Cães
2Prefeitura de Campos avança na realização do concurso público da Educação
3Educação faz 4ª convocação de cuidadores para educação especial inclusiva
4Portaria muda exigências de formação para eleição de diretores de escolas
5Comitiva da Prefeitura de Campos visita obras do Porto Central
6Lei que institui o Refis 2025 é sancionada pelo prefeito Wladimir




















