Notícia no detalhe
Campos referência em infraestrutura e equipe técnica para atender população em situação de rua
“Campos é referência na Região Sudeste em infraestrutura e equipe técnica para fazer acompanhamento às pessoas em situação de rua”. A afirmação é da diretora do Departamento de Proteção Social e Especial, Terezinha Amaral Vidal Alves. Segundo ela, o município possui locais, como Casa de Passagem, Lar Cidadão e Albergue Francisco de Assis, com 62 vagas diárias onde o público alvo tem cama para dormir, roupas limpas, alimentação e higiene, além de equipes multidisciplinares formadas por psicólogos, assistentes sociais e cuidadores.
Equipes do Centro de Referência para Pessoas em Situação de Rua (CentroPop), formada por assistentes sociais e psicólogos, realizam busca ativa em todo o município. “Esses profissionais vão até às ruas pela manhã e noite, ao longo da semana, realizando as abordagens e verificando a situação de cada um morador de rua.
Mas, de acordo com Terezinha, em um levantamento recente realizado pelo Comitê Intersetorial de Pessoas em Situação de Rua, 80% desses moradores não são de Campos. Ela explica que, através do Decreto Federal 7053/2009, que instituiu Política Nacional para População de Rua, os municípios deveriam ter criado um comitê para fazer valer o atendimento aos moradores de rua.
- Em março deste ano, Campos, através da Secretaria de Desenvolvimento Humano e Social, participou de um seminário sobre população de rua na sede da Secretaria de Estado Assistência Social e Direitos Humanos, no Rio de Janeiro, onde descobrimos que os demais municípios do estado não possuem comitês e muito menos oferecem estrutura física e equipe técnica para fazer os acompanhamentos dessas pessoas. Foi percebido que as demais cidades fazem uma higienização (põem os moradores de rua em uma van e trazem para Campos por nós termos todo o aparato de atendimento). E ainda descobrimos que o município de Guarapari-ES também é um dos grandes colaboradores para aumento de pessoas em situação de rua em Campos”, comentou.
- Sempre aconselhamos que eles vão para um das casas que o município oferta, onde há vagas diárias, para que possamos realizar um trabalho social. Quando identificamos a pessoa com perfil de usuário de drogas, alcoolismo e psiquiátrico, fazemos o encaminhamento para o Caps AD (Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas Doutor Ari Viana) -, pontuou Terezinha.
A diretora destacou ainda que, através de uma parceria com a Superintendência de Trabalho e Renda, fazemos encaminhamentos para cursos de qualificação e Balcão de Empregos. “Também temos, na Secretaria de Desenvolvimento Humano e Social, curso de padaria. A ideia é elevar a autoestima dessas pessoas para que voltem a ter espaço na sociedade como cidadãos e conquistem espaço no mercado de trabalho, pois a crise econômica nacional tem afetado também nessa área, 35% dos casos de moradores em situação de rua está se desencadeando devido ao grande índice de desemprego, segundo o comitê”, revelou.
Últimas Notícias adicionadas
- 17/11/2025 08:58:03 Feira de arte e cultura do Morrinho acontece no dia 7 de dezembro
- 17/11/2025 08:40:00 Tomógrafo do Hospital São José contribui para melhor atendimento aos pacientes
- 16/11/2025 14:38:30 Este domingo foi de muito Samba na Praça no Jardim do Liceu
- 16/11/2025 14:15:22 Jardim São Benedito em uma edição do Vem Pro Jardim com Sandro Balli
- 16/11/2025 10:28:37 UBSF Maria Selma, na Tira Gosto, funcionando com sala de vacinas
Feira de arte e cultura do Morrinho acontece no dia 7 de dezembro
1711 08h40Tomógrafo do Hospital São José contribui para melhor atendimento aos pacientes
1611 14h38Este domingo foi de muito Samba na Praça no Jardim do Liceu
1611 14h15Jardim São Benedito em uma edição do Vem Pro Jardim com Sandro Balli
1611 10h28UBSF Maria Selma, na Tira Gosto, funcionando com sala de vacinas
GCM ganha quatro filhotes para reforçar Grupamento de Operações com Cães
2Prefeitura de Campos avança na realização do concurso público da Educação
3Educação faz 4ª convocação de cuidadores para educação especial inclusiva
4Portaria muda exigências de formação para eleição de diretores de escolas
5Comitiva da Prefeitura de Campos visita obras do Porto Central
6Lei que institui o Refis 2025 é sancionada pelo prefeito Wladimir




















