Notícia no detalhe
Caminhada marca os 26 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente
Para comemorar os 26 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), a Fundação Municipal da Infância e da Juventude (FMIJ) realizou nesta quarta-feira (13), uma caminhada por diversas ruas do Centro da cidade. O evento contou com a participação de 200 guardam mirins e de representante de entidades filantrópicas.
A concentração foi em frente ao Santuário Diocesano de Adoração, na Praça Batalhão Tiradentes. A caminhada terminou no Boulevard Francisco de Paula Carneiro.
Participaram também da caminhada, a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), Associação de Proteção e Orientação aos Excepcionais (Apoe), Educandário São José Operário, Lar Fabiano de Cristo, entre outras entidades filantrópicas; Programa FortaleSer, da FMIJ; e representantes dos Conselhos Tutelares de Campos.
O ECA, criado pela Lei 8.069, em vigor desde 1990, é considerado um marco na proteção da infância e da adolescência. De acordo com o presidente da FMIJ, Rodrigo Carvalho, a proposta da caminhada foi levar à população, informações de forma dinâmica, sobre a importância dos direitos da criança e do adolescente.
- A caminhada reuniu jovens de diversas entidades assistenciais no município. A ideia é conscientizar a população em geral sobre a relevância desta legislação, considerada a mais avançada do mundo, na garantia dos direitos humanos de crianças e adolescentes - pontuou.
Rodrigo considera importante comemorar os 26 anos de existência do ECA, um avanço na defesa e na proteção dos direitos da criança do adolescente.
- Este ato é um momento de se posicionar contra qualquer tipo de emenda, qualquer projeto de lei que tente abolir os direitos, defesa e garantias da criança e do adolescente. Este, por exemplo, é um momento para discutir a proposta de redução da maioridade penal – pontuou o presidente da FMIJ.
Rodrigo ressaltou que não somente o município de Campos, através da FMIJ, mas as entidades que participaram da caminhada são totalmente contra a redução da maioridade penal. “A gente marcou posição sobre isso, apesar do momento de comemoração pelos avanços do Estatuto da Criança e do Adolescente”, declarou.
Últimas Notícias adicionadas
- 10/06/2026 12:25:46 Defesa Civil reestrutura núcleos para acelerar resposta em áreas vulneráveis
- 10/06/2026 12:22:21 Ritmo, alegria e movimento: aulas da FME animam as noites no Jardim São Benedito
- 10/06/2026 09:19:21 Cartão Goitacá: Beneficiários começam a receber novos cartões
- 10/06/2026 09:07:58 HFM promove ação educativa para reforçar a higiene das mãos
- 10/06/2026 08:52:00 Procon Campos divulga pesquisa de preços para o Dia dos Namorados
Defesa Civil reestrutura núcleos para acelerar resposta em áreas vulneráveis
1006 12h22Ritmo, alegria e movimento: aulas da FME animam as noites no Jardim São Benedito
1006 09h19Cartão Goitacá: Beneficiários começam a receber novos cartões
1006 09h07HFM promove ação educativa para reforçar a higiene das mãos
1006 08h52Procon Campos divulga pesquisa de preços para o Dia dos Namorados
Consulplan divulga resultado preliminar da prova objetiva do concurso da Educação
2Cras com inscrições abertas para o curso de Cuidadora Infantil pelo “Mulheres Mil”
3Saúde conclui módulo prático de formação dos novos Agentes Comunitários de Saúde
4Inscrições para o Processo Seletivo da Assistência Social até esta quarta-feira
5Parceria entre secretarias impulsiona cursos de costura e geração de renda
6Defesa Civil alerta sobre ressaca em Farol até a noite desta terça





















