Notícia no detalhe
Obras de revitalização e urbanização da Lagoa do Vigário a todo vapor
As obras de urbanização da margem da Lagoa do Vigário estão a todo vapor. O objetivo do projeto é transformar a lagoa num belo cartão postal da região de Guarus, com opções para o lazer e práticas esportivas. As obras somente puderam ser iniciadas após a remoção de 112 famílias das margens da lagoa e a consequente demolição das moradias por se tratar de local insalubre, por causa da umidade constante e por ser área de preservação ambiental.
O projeto é complexo, porque implica em intervenções para a revitalização da Lagoa, com a recuperação do espelho d’água, bem como da sua orla, com tratamento paisagístico.
As intervenções de paisagismo na lagoa já estão sendo feitas na área que compreende o seu entorno entre as Avenidas José Carlos Pereira Pinto, Pedro Barroso e Zuza Mota.
De acordo com o secretário de Desenvolvimento Ambiental, Zacarias Albuquerque, em relação às intervenções para revitalização da orla da lagoa, o projeto conceitual consta de urbanização e paisagismo, obedecendo às normas da legislação ambiental.
- Em relação as opções para que a população possa usufruir do balneário como ponto turístico, constam de um píer para atracação de pequenas embarcações de passeio, um centro esportivo com três quadras, uma academia ao ar livre, banheiros públicos, polo gastronômico, com quiosques e restaurante, centro de exposições com atelier, áreas de oficinas, para valorizar os artistas da terra, e outras instalações adequadas, harmônicas ao meio ambiente - detalha o secretário.
Espaço para a Terceira Idade – O secretário de Infraestrutura e Mobilidade Urbana, Jorge Wílliam Cabral, informa que o projeto é realizado em parceria com a empresa Águas do Paraíba, concessionária dos serviços de água e esgoto de Campos. Ele destaca que por recomendação da prefeita Rosinha Garotinho, o projeto consta de espaço para a terceira idade, ciclovia e pista de caminhada; estufas para cultivo de mudas de árvores nativas, como o ipê amarelo; playground, espaço zen e outras instalações.
- De acordo com o projeto, as obras compreendem também, rede de saneamento, de forma que todo esgoto das residências no entorno da lagoa, no lado do Jardim Carioca, seja coletado, formando um cinturão para proteção da lagoa, conforme orientação dos órgãos ambientais, levando-se em conta que se trata de uma grande área de proteção, monitorada pelo Instituto Estadual do Ambiente (Inea) - destaca o secretário de Infraestrutura e Mobilidade Urbana.
Últimas Notícias adicionadas
- 16/11/2025 14:38:30 Este domingo foi de muito Samba na Praça no Jardim do Liceu
- 16/11/2025 14:15:22 Jardim São Benedito em uma edição do Vem Pro Jardim com Sandro Balli
- 16/11/2025 10:28:37 UBSF Maria Selma, na Tira Gosto, funcionando com sala de vacinas
- 16/11/2025 10:01:56 Educação divulga lista das chapas homologadas para eleição de diretores
- 16/11/2025 09:50:52 Simpósio Caminhos de Barro vai discutir potencial da cerâmica artesanal
Este domingo foi de muito Samba na Praça no Jardim do Liceu
1611 14h15Jardim São Benedito em uma edição do Vem Pro Jardim com Sandro Balli
1611 10h28UBSF Maria Selma, na Tira Gosto, funcionando com sala de vacinas
1611 10h01Educação divulga lista das chapas homologadas para eleição de diretores
1511 15h51Espetáculo de dança “As Cores do Brasil” neste domingo no Teatro Trianon
GCM ganha quatro filhotes para reforçar Grupamento de Operações com Cães
2Prefeitura de Campos avança na realização do concurso público da Educação
3Educação faz 4ª convocação de cuidadores para educação especial inclusiva
4Portaria muda exigências de formação para eleição de diretores de escolas
5Comitiva da Prefeitura de Campos visita obras do Porto Central
6Servidores municipais recebem pagamento de outubro nesta quinta-feira




















