Notícia no detalhe
Pequenos laticínios credenciados agregam valor à produção de queijo
Após o período de visitas às pequenas queijarias para orientação no sentido de adequar as instalações às normas sanitárias em conformidade com a legislação, a Superintendência de Agricultura e Pecuária da Prefeitura de Campos concede credenciais aos estabelecimentos que sanaram as exigências para a produção de derivados do leite. O Programa de Apoio aos Produtores rurais viabiliza o funcionamento de pequenos laticínios e também unidades de produção artesanal de queijos. O Programa é integrado ao Programa Mais Leite e visa agregar mais valor à produção leiteira nas pequenas propriedades, nas glebas dos agricultores familiares dos Assentamentos do Incra e dos pequenos produtores rurais que criam gado de leite.
Por meio da Portaria de número 005/2016, da Superintendência de Agricultura e Pecuária, a Prefeitura de Campos , após sanadas exigências legais em decorrência do redimensionamento da planta industrial do Laticínio Supermilk, viabilizou o credenciamento da empresa no SIM (Serviço de Inspeção Municipal) para fabricar produtos derivados do leite. A indústria de laticínio é situada na Estrada de Santa Rita, na localidade de Pernambuca, distrito de Ibitioca.
O superintendente, Eduardo Augusto Alves informa que a Portaria 005/2016 credencia a empresa a comercializar os derivados do leite, como queijos, em conformidade com o Decreto de número 267/2010, que regulamenta a inspeção industrial e sanitária de produtos de origem animal no município.
- Temos feito um trabalho, coma ações muito importantes dentro do Programa de apoio à Produção de Alimentos. No setor da pecuária leiteira desenvolvemos diversas ações como curso de qualificação profissional para os agricultores familiares e pequenos produtores envolvidos na atividade de queijaria. Para promover o desenvolvimento do setor, firmamos parcerias com o Sebrae e com a Visa (Vigilância Sanitária Municipal), informa Eduardo Alves.
O superintendente acrescenta que em Campos foram realizadas diversas oficinas sobre as condições legais para acondicionamento e comercialização das mercadorias. “No campo, os técnicos inspecionaram as instalações e deram orientações técnicas sobre as adequações necessárias nos locais de fabricação, bem como prestaram consultoria aos interessados em iniciar a atividade, sobre como montar as instalações”, conclui Eduardo Alves.
Últimas Notícias adicionadas
- 15/09/2025 09:23:15 Servidores municipais poderão consultar abono salarial a partir de 5 de outubro
- 15/09/2025 09:11:45 Prefeitura entrega nova UBSF de Ponta Grossa nesta segunda-feira
- 15/09/2025 09:01:29 Edição especial do “Social + Perto” terá atendimentos jurídicos
- 14/09/2025 18:00:15 Festival de Petisco de Farol lota no último dia de sua 13ª edição
- 14/09/2025 14:30:33 Famílias, tradição e emoção no desfile em Farol com 15 instituições da Baixada
Servidores municipais poderão consultar abono salarial a partir de 5 de outubro
1509 09h11Prefeitura entrega nova UBSF de Ponta Grossa nesta segunda-feira
1509 09h01Edição especial do “Social + Perto” terá atendimentos jurídicos
1409 18h00Festival de Petisco de Farol lota no último dia de sua 13ª edição
1409 14h30Famílias, tradição e emoção no desfile em Farol com 15 instituições da Baixada
Prefeitura publica novas convocações do concurso do Programa Saúde da Família
2Secretaria de Fazenda dá boas-vindas aos novos auditores fiscais
3Nova diretriz reduz para 37,5°C temperatura considerada febre em crianças
4Aprovados no concurso do PSF/2008 convocados para assinatura dos documentos de posse
5Prefeitura paga salários nesta sexta e injeta R$ 139 milhões na economia local
6Independência do Brasil: Prefeitura libera programação dos desfiles