Notícia no detalhe
9ª Bienal do Livro de Campos com 10 dias de programação
Com o tema “Leitura que muda o mundo”, a 9ª Bienal do Livro de Campos vai homenagear o escritor campista Waldir Pinto de Carvalho. A presidente da Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima (FCJOL), Patrícia Cordeiro e o secretário de Educação, Cultura e Esportes, Frederico Rangel, abriram oficialmente na noite desta sexta-feira (05) a maior feira literária do interior do Estado do Rio de Janeiro, no Centro de Eventos Populares Osório Peixoto (Cepop). A cerimônia, que contou com a presença da filha do homenageado, Waldir Pinto de Carvalho, teve a participação do coral Infanto-Juvenil Municipal do Teatro Trianon e a banda Maria Auxiliadora Freitas. O evento segue até o dia 14 e a entrada é gratuita.
Walnize Carvalho, filha do homenageado, ficou emocionada ao falar do pai. “É uma emoção muito grande e uma responsabilidade levar o nome da minha família. Estou muito feliz e ele sempre esteve presente nas feiras literárias”, disse Walnize, que visitou o espaço voltado para o homenageado na entrada da Bienal. A Bienal do Livro funciona das 10h às 22h. Estiveram na abertura, o presidente da Associação de Imprensa Campista (AIC), Vitor Menezes; o presidente da Fundação Municipal da Infância e da Juventude, Rodrigo Carvalho. Além da literatura, outros assuntos estarão em debate como futebol, olimpíadas, meio ambiente, drogas, pedofilia, dramaturgia, entre outros temas.
Após a abertura do evento, teve início o Café Literário com o tema “Gente que é nome de rua: vida e obra de Waldir de Carvalho, com a participação de Walnize Carvalho e Orávio de Campos com mediação de Carlos Freitas. Às 19h30, teatro infantil “Menino de Todas as Cores”, de Maurice Druon, com o grupo Gotta, da Escola Municipal Sebastiana Machado da Silva, no IPS. Em seguida, mesa “O futebol do Brasil depois do 7x1 com Marcos Eduardo Neves e Luciano Viana com mediação de Granger Ferreira. Este ano, outra novidade é a Praça de Alimentação com Food Trucks e atrações musicais. Nesta sexta-feira, quem abre a programação é o cantor Sandro Balli.
Entre os nomes confirmados estão Fabricio Carpinejar, Leandro Karnal, Carlos Eduardo Novaes, Jairo Bouer, Domingos Meirelles, entre outros. A Bienal contará com 27 estandes e dois espaços: O Café Literário e a Arena Multicultural, com programação para todas as idades. A prefeitura vai disponibilizar o Cred Livro, no valor de R$ 70, este ano não só para professores, mas também diretores, auxiliares de creche e outros. Ao todo, mais cinco mil profissionais terão direito ao vale para a compra na Bienal, além dos alunos com a Notinha Legal, no valor de R$ 10.
Últimas Notícias adicionadas
- 19/12/2025 17:38:38 Obras do Bairro Legal na Vila dos Pescadores serão inauguradas neste sábado
- 19/12/2025 16:48:22 CCZ abre inscrição para castração de cães e gatos de 13 novos bairros
- 19/12/2025 16:08:18 Seduct realiza Concerto de Natal neste sábado na Praça do Santíssimo Salvador
- 19/12/2025 15:44:34 Prefeitura decreta ponto facultativo nos dias 24 e 26 de dezembro
- 19/12/2025 14:37:39 Agricultura reúne produtores familiares para orientar sobre edital do PAA
Obras do Bairro Legal na Vila dos Pescadores serão inauguradas neste sábado
1912 16h48CCZ abre inscrição para castração de cães e gatos de 13 novos bairros
1912 16h08Seduct realiza Concerto de Natal neste sábado na Praça do Santíssimo Salvador
1912 15h44Prefeitura decreta ponto facultativo nos dias 24 e 26 de dezembro
1912 14h37Agricultura reúne produtores familiares para orientar sobre edital do PAA
Prefeitura publica edital do concurso da Educação com 1.000 vagas e Lei de Cotas
2Secretaria de Educação divulga Calendário do Ano Letivo de 2026
3Agendamento on-line para atualização do CadÚnico garante atendimento
4Servidores municipais registram avanço com aprovação da nova lei do MEI
5Processo Seletivo da Educação faz 9ª convocação de 224 professores
6Vigilância Sanitária de Campos interdita restaurante na Pelinca pela terceira vez




















