Notícia no detalhe
9ª Bienal do Livro de Campos com 10 dias de programação
Com o tema “Leitura que muda o mundo”, a 9ª Bienal do Livro de Campos vai homenagear o escritor campista Waldir Pinto de Carvalho. A presidente da Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima (FCJOL), Patrícia Cordeiro e o secretário de Educação, Cultura e Esportes, Frederico Rangel, abriram oficialmente na noite desta sexta-feira (05) a maior feira literária do interior do Estado do Rio de Janeiro, no Centro de Eventos Populares Osório Peixoto (Cepop). A cerimônia, que contou com a presença da filha do homenageado, Waldir Pinto de Carvalho, teve a participação do coral Infanto-Juvenil Municipal do Teatro Trianon e a banda Maria Auxiliadora Freitas. O evento segue até o dia 14 e a entrada é gratuita.
Walnize Carvalho, filha do homenageado, ficou emocionada ao falar do pai. “É uma emoção muito grande e uma responsabilidade levar o nome da minha família. Estou muito feliz e ele sempre esteve presente nas feiras literárias”, disse Walnize, que visitou o espaço voltado para o homenageado na entrada da Bienal. A Bienal do Livro funciona das 10h às 22h. Estiveram na abertura, o presidente da Associação de Imprensa Campista (AIC), Vitor Menezes; o presidente da Fundação Municipal da Infância e da Juventude, Rodrigo Carvalho. Além da literatura, outros assuntos estarão em debate como futebol, olimpíadas, meio ambiente, drogas, pedofilia, dramaturgia, entre outros temas.
Após a abertura do evento, teve início o Café Literário com o tema “Gente que é nome de rua: vida e obra de Waldir de Carvalho, com a participação de Walnize Carvalho e Orávio de Campos com mediação de Carlos Freitas. Às 19h30, teatro infantil “Menino de Todas as Cores”, de Maurice Druon, com o grupo Gotta, da Escola Municipal Sebastiana Machado da Silva, no IPS. Em seguida, mesa “O futebol do Brasil depois do 7x1 com Marcos Eduardo Neves e Luciano Viana com mediação de Granger Ferreira. Este ano, outra novidade é a Praça de Alimentação com Food Trucks e atrações musicais. Nesta sexta-feira, quem abre a programação é o cantor Sandro Balli.
Entre os nomes confirmados estão Fabricio Carpinejar, Leandro Karnal, Carlos Eduardo Novaes, Jairo Bouer, Domingos Meirelles, entre outros. A Bienal contará com 27 estandes e dois espaços: O Café Literário e a Arena Multicultural, com programação para todas as idades. A prefeitura vai disponibilizar o Cred Livro, no valor de R$ 70, este ano não só para professores, mas também diretores, auxiliares de creche e outros. Ao todo, mais cinco mil profissionais terão direito ao vale para a compra na Bienal, além dos alunos com a Notinha Legal, no valor de R$ 10.
Últimas Notícias adicionadas
- 20/03/2026 17:05:42 Mãe e bebê são salvas em parto de emergência no Hospital Ferreira Machado
- 20/03/2026 17:01:50 Seduct faz retirada de doações da Receita Federal e fortalece ações educacionais
- 20/03/2026 15:49:01 Seminário do CIEVS/Campos apresenta cenário epidemiológico no município
- 20/03/2026 14:55:32 Hospital São José realiza missa em homenagem ao padroeiro
- 20/03/2026 13:56:03 “Vem pro Jardim” com mais uma edição neste domingo animada pelo cantor PJota
Seminário do CIEVS/Campos apresenta cenário epidemiológico no município
2003 13h56“Vem pro Jardim” com mais uma edição neste domingo animada pelo cantor PJota
2003 17h01Seduct faz retirada de doações da Receita Federal e fortalece ações educacionais
2003 17h05Mãe e bebê são salvas em parto de emergência no Hospital Ferreira Machado
2003 14h55Hospital São José realiza missa em homenagem ao padroeiro
Primeiros agentes da GCM são certificados para porte funcional de arma de fogo
2Defesa Civil de Campos esclarece alerta de chuva enviado por sistema estadual
3Prefeitura orienta sobre alternativas para a travessia do Paraíba
4Troca dos cartões do programa Cartão Goitacá começa nesta terça-feira
5Aprovados no concurso do PSF/2008 convocados para entrega de documentos e exames
6CadÚnico: Mutirão de Atualização de 25 a 27 de março na UFF




















