Notícia no detalhe
Secretário participa de Congresso Neurocomportamental
O secretário de Saúde, Paulo Hirano, participou da abertura do I Congresso Nacional de Transtornos Neurocomportamentais da Infância e Adolescência, na noite desta quinta-feira (23). O encontro segue até este sábado (25), no Centro de Convenções da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (Uenf). O encontro reúne profissionais da saúde e da educação dos municípios das regiões Norte e Noroeste Fluminense, além de outras cidades do Espírito Santo e Minas Gerais.
O congresso está discutindo o tema “Das teorias às evidências científicas” e é uma realização da Associação Brasileira de Neurologia e Psiquiatria Infantil (Abenepi) e do Instituto Palmares. O secretário de Saúde lembrou que o município oferece atendimento em saúde mental por meio dos Centros de Atendimento Psicossocial (CAPS).
- No CAPS João Batista Araújo, atendemos mais de 300 pacientes com distúrbios psiquiátricos, e no CAPS Ari Viana trabalhamos com usuários de drogas e álcool. No João Castelo Branco temos cerca de 120 pessoas cadastradas e no CAPS III são cerca de 80 pacientes cadastrados, acima de 18 anos. Há, ainda, o Pronto Socorro Psiquiátrico, no PU da Saldanha Marinho, que presta serviço de emergência a dependentes químicos, depressivos e doentes mentais, 24h por dia - explicou o secretário.
Além disso, a prefeitura tem convênio com os ambulatórios, Henrique Roxo e Abrigo João Viana, e a Associação Vidamor. O objetivo do congresso é propiciar a difusão de novos conhecimentos na área de saúde mental, como explicou o Presidente do Conselho Consultivo do Instituto Palmares e Membro da Abenepi, Irineu Dias da Silva Filho.
- A Saúde Mental da Infância e Adolescência é relegada a uma visão muito distorcida da realidade. Há um conceito errado de que crianças e adolescentes não apresentam problemas na área de saúde mental. A realidade é que a maioria dos adultos portadores de transtornos mentais crônicos foram crianças portadoras de distúrbios não diagnosticados e tratados de forma precoce e correta - disse Irineu.
Na ocasião foi criado o núcleo da Abenepi do Norte Fluminense, que será em Campos. A conferência de abertura foi proferida pelo chefe do serviço de psiquiatra infanto-juvenil, da Santa Casa da Misericórdia do Rio, doutor Fábio Barbirato. Ele falou sobre a Importância da Saúde Mental para o Desenvolvimento Infantil. A programação inclui, ainda, palestras sobre Inclusão Escolar e Terapia Focal, com a professora doutora da Universidade Federal da Bahia, Diana Maria Pereira Cardoso, e com a médica da Santa Casa de Misericórdia, Lúcia Marmuztz.
Últimas Notícias adicionadas
- 28/10/2025 16:02:31 Hospital Geral de Guarus representado no Simpósio Nacional de Cuidados Paliativos
- 28/10/2025 15:23:32 Ceam é sede de evento pelo Outubro Rosa no Ceam nesta quarta
- 28/10/2025 14:49:49 Agricultura atua na recuperação de estradas em Farol de São Tomé
- 28/10/2025 14:24:03 Transparência e Controle realiza confraternização pelo Dia do Servidor
- 28/10/2025 10:58:07 Educação garante transporte de mais de 5 mil alunos na Semana de Ciência
Hospital Geral de Guarus representado no Simpósio Nacional de Cuidados Paliativos
2810 15h23Ceam é sede de evento pelo Outubro Rosa no Ceam nesta quarta
2810 14h49Agricultura atua na recuperação de estradas em Farol de São Tomé
2810 14h24Transparência e Controle realiza confraternização pelo Dia do Servidor
2810 10h58Educação garante transporte de mais de 5 mil alunos na Semana de Ciência
Porto do Açu apresenta à Prefeitura de Campos projeto de Hub de Ferro Metálico
2Profissionais aprovados no concurso do PSF/2008 iniciam curso de formação
3Publicadas leis que fortalecem o Magistério e valorizam servidores da Educação
4Guarda Municipal forma novos agentes de grupamentos
5Prefeito Wladimir decreta ponto facultativo no próximo dia 31
6Publicada lei que regulamenta cessão de servidores da Prefeitura de Campos

















