Notícia no detalhe
Secretaria de Meio Ambiente na Feira Bem Viver
A Secretaria do Meio Ambiente vai participar da 1ª Feira Bem Viver nos dias 25 e 26, das 9h às 18h, com doações de mudas de árvores frutíferas e espécies nativas da Mata Atlântica e apresentação de três projetos da secretaria: Projeto Orla, Agenda 21 e Carbono Zero. De acordo com o secretário Humberto Nobre, toda iniciativa para uma conscientização da população é importante e o poder público tem que aproveitar oportunidades. “Iremos mobilizar e sensibilizar a população para as questões ambientais de Campos".
O secretário explica que o Projeto Orla é uma ação inovadora do Governo Federal, conduzida pelo Ministério do Meio Ambiente, buscando implementar uma política nacional que harmonize e articule as práticas patrimoniais e ambientais com o planejamento de uso e ocupação do espaço que constitui a sustentação natural e econômica da Zona Costeira. “A finalidade do projeto é identificar as irregularidades e problemas ambientais da orla de Farol de São Tomé, analisando os usos dos espaços das áreas da União (terrenos e acrescidos de marinha), de forma a elaborar um Plano de Gestão Integrada (PGI) da Orla. A União, aprovando o PGI, passa ao município a gestão da orla para que o mesmo desenvolva os projetos de acordo com o PGI, permitindo usos de acordo com a legislação patrimonial e ambiental.
A Agenda 21 é o processo de planejamento integrado e participativo de políticas públicas, que envolve toda a sociedade civil e governos na análise dos problemas ambientais, sociais, culturais, político-institucionais e econômicos com objetivo de mobilizar esforços para propor soluções que reflitam os anseios e necessidades locais por meio de projetos e ações a serem implementados em curto, médio e longo prazos.
Em relação ao Carbono Zero, o projeto visa a redução a zero no balanço da emissão de carbono, através da medição pelos veículos a serviço da prefeitura e a consequente confecção de mudas de árvores nativas, nos ambientes naturais, floríferas e frutíferas, nos ambientes urbanos, e a conscientização dos servidores públicos, bem como da população usuária dos serviços prestados pela municipalidade sobre a finitude dos recursos ambientais, na necessidade de adoção de comportamentos ambientalmente mais amigáveis, com a contínua redução dos padrões de poluição e adoção de mecanismos de compensação ambiental.
Últimas Notícias adicionadas
- 10/09/2025 11:17:49 Campos obtém redução no índice de pobreza
- 10/09/2025 09:36:25 Alunos dos cursos de informática do Cidac visitam a Casa Firjan
- 10/09/2025 08:43:31 Aberto edital de aquisição de alimentos da agricultura familiar para merenda escolar
- 10/09/2025 08:29:56 Especialista alerta para a baixa cobertura da vacina Covid infantil
- 10/09/2025 08:14:42 Espetáculo “Divertida Mente – Dentro da Mente” neste domingo no Teatro Trianon
Campos obtém redução no índice de pobreza
1009 09h36Alunos dos cursos de informática do Cidac visitam a Casa Firjan
1009 08h43Aberto edital de aquisição de alimentos da agricultura familiar para merenda escolar
1009 08h29Especialista alerta para a baixa cobertura da vacina Covid infantil
1009 08h14Espetáculo “Divertida Mente – Dentro da Mente” neste domingo no Teatro Trianon
Prefeitura publica novas convocações do concurso do Programa Saúde da Família
2Secretaria de Fazenda dá boas-vindas aos novos auditores fiscais
3Nova diretriz reduz para 37,5°C temperatura considerada febre em crianças
4Desenvolvimento Econômico vai promover Café do Empreendedor dia 19
5Prefeitura paga salários nesta sexta e injeta R$ 139 milhões na economia local
6Espaço da Oportunidade com 674 vagas de emprego nesta segunda-feira