Notícia no detalhe
Hélvio Cordeiro lança Herdeiros de Carukango nesta quinta
O escritor Campista Hélvio Cordeiro estará lançando nesta quinta-feira (11), as 18h, mais um livro “Herdeiros de Carukango”. O lançamento acontece na Arena Multicultural na 9ª Bienal do Livro de Campos no Centro de Eventos Populares Osório Peixoto (Cepop). Segundo o autor, Carukango foi um herói de origem afrodescendente e, para escrever o livro, Hélio buscou durante anos de pesquisas comprovação histórica através de documentos para confirmar a existência de líder.
O escritor Campista já lançou “Carukango - o Príncipe dos Escravos”; “História Viva dos Moradores da Mata”; “Escravidão e Abolição – A luta pela igualdade”; “Quilombo Terra da Esperança” e, nesta quinta (11), será lançado na 9ª Bienal do Livro de Campos lançado o “Herdeiros de Carukango”.
De acordo com o escritor Hélvio Cordeiro, a história deste livro conta que nem sempre a destruição de um local significa o fim de sua história. “O sonho de Carukango não morreu com a distribuição do Quilombo dele, muito pelo contrário. A história reviveu através do desdobramento das pesquisas e vem mostrar com 100% de certeza que a comunidade de Carobinho, no Imbé, seja herdeira de Carukango”, finalizou o escritor.
História de Carukango: Maior área territorial no estado do Rio de Janeiro ocupada por quilombolas, o quilombo formado pelo moçambicano Carukango situava-se na Serra Macaense, mais precisamente num platô localizado na Serra do Deitado, parte da atual Serra da Pedra Branca.
O Quilombo de Carukango desenvolvia atividades agrícolas, além da caça .Os quilombolas resistiram por quase duas décadas: o valente Carukango e seu grupo promoviam constantes saques e fugas de escravos. Os atritos com os feitores se intensificaram de tal forma que, em certa ocasião, o grupo de Carukango atacou fatalmente o irmão de seu antigo dono. A partir daí, Francisco Pinto, seu ex-senhor, não lhe deu trégua e, com a ajuda do Coronel Antônio Coelho Antão de Vasconcellos, chefe do Distrito Militar da Capitania do Espírito Santo, aplicou sucessivos ataques que acabaram por dizimar a comunidade e matar seu líder, em 1831.
Últimas Notícias adicionadas
- 09/09/2025 11:07:15 Prefeito anuncia projeto de lei do concurso da Educação
- 09/09/2025 09:54:35 Escola de Travessão conquista bronze em etapa estadual de Olimpíada de Geografia
- 09/09/2025 09:43:14 Castramóvel chegou ao Partage Shopping; inscrições estão abertas para 11 bairros
- 09/09/2025 08:58:56 Cão Zeus, da Guarda Municipal, visita pacientes na Santa Casa
- 09/09/2025 08:49:07 Campos sedia primeiro curso de Equideocultura - Ranch Sorting
Prefeito anuncia projeto de lei do concurso da Educação
0909 09h54Escola de Travessão conquista bronze em etapa estadual de Olimpíada de Geografia
0909 09h43Castramóvel chegou ao Partage Shopping; inscrições estão abertas para 11 bairros
0909 08h58Cão Zeus, da Guarda Municipal, visita pacientes na Santa Casa
0909 08h49Campos sedia primeiro curso de Equideocultura - Ranch Sorting
Prefeitura publica novas convocações do concurso do Programa Saúde da Família
2Secretaria de Fazenda dá boas-vindas aos novos auditores fiscais
3Desenvolvimento Econômico vai promover Café do Empreendedor dia 19
4Nova diretriz reduz para 37,5°C temperatura considerada febre em crianças
5Prefeitura paga salários nesta sexta e injeta R$ 139 milhões na economia local
6Espaço da Oportunidade com 674 vagas de emprego nesta segunda-feira