Notícia no detalhe
Audiência pública de combate à violência realizada no Ministério Público
Audiência Pública realizada nesta segunda-feira (22), no Ministério Público Estadual (MPE), debateu o aprimoramento da atuação dos organismos da rede de Segurança Pública para fazer frente à onda de violência que preocupa a população de Campos. A audiência foi solicitada pelo MP e conduzida pelo Promotor Promotoria de Tutela Coletiva de Campos, Marcelo Lessa.
Na ocasião foram discutidas medidas que podem ser tomadas em conjunto entre os órgãos municipais, estaduais federais, além da sociedade civil organizada, uma vez que todos são atingidos, direta ou indiretamente, pela criminalidade. O tema principal de reunião foram os frequentes assaltos que vêm acontecendo na BR 101, da altura de Serrinha, até à entrada de Macaé e, também, próximo à região de Morro do Coco e Três Vendas.
O coronel da Polícia Militar de Volta Redonda, Rodrigo Ibiapina, explicou como funciona o modelo de trabalho integrado entre os organismos que já é utilizado na cidade com o mesmo objetivo local e apresentou números positivos na queda de violência no Sul do seu estado.
O projeto consiste de um modelo que reúne Polícia Militar, Bombeiro, Central de Ambulâncias, Guarda Municipal, Defesa Civil e disk denúncias da Polícia Civil, em uma central de controle única, que integra ainda a Polícia Rodoviária Federal e o comando da Regiões Integradas de Segurança Pública (RISP), recebe os chamados dos números de emergência e é, também, a central de monitoramento de segurança das câmeras instaladas pelo município. O projeto foi nomeado de Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (CIOSP). O modelo de projeto foi aceito como base para um programa de segurança que poderá ser instalado em Campos.
A proposta aprovada em Ata, nesta audiência, foi que o Centro de Monitoramento Municipal, que é comandado pela Guarda Civil Municipal, em parceria com a Superintendência de Paz e Defesa Social e Gabinete de Gestão integrada, será ampliado. Também a criação de uma central de controle, integrada com órgãos de segurança, como o CIOPS de Volta redonda, que receberão imagens da BR 101 cedidas pela Autopista Fluminense por meio de fibra ótica, como forma de identificação e inibição de atos ilícitos.
Ainda como forma de inibição da criminalidade, foi solicitado que a Polícia Militar disponibilize viaturas na via onde o número de roubos tem se concentrado. O tenente-coronel Marco Aurélio Louzada ressaltou na ocasião que o Destacamento de Policiamento Ostensivo (DPO) de Serrinha, que fica quase às margens da BR 101, deixou de trabalhar em regime de Plantão e voltará a funcionar diariamente, devido ao aumento no índice de criminalidade da região. E, ainda, que dentro das possibilidades da PM, a solicitação de viaturas será atendida.
A previsão é que nos próximos meses o projeto possa ser posto em prática. Estiveram presentes ainda na reunião, o Superintendente de Paz e Defesa Social, Alcemir Pascoto; a Chefe de Gabinete de Gestão Integrada, Suellen André; o Tenente Coronel comandante do 6º CPA da MP, Lúcio Flavio Baracho; Superintendente e o Gerente Jurídico da Autopista Fluminense, Odílio Ferreira e Gustavo Pinheiro; o Delegado Titular da Polícia Civil, Geraldo Rangel, e os representantes do Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Polícia Rodoviária Federal (PRF) e Câmara dos Dirigentes Lojistas de Campos (CDL).
Últimas Notícias adicionadas
- 02/07/2025 20:38:21 Reunião emergencial debate fim de cofinanciamento estadual à Saúde
- 02/07/2025 17:33:03 IMTT realiza instalação de semáforo em importante cruzamento no Jóquei
- 02/07/2025 14:57:14 Agricultura, em parceria com Defensoria, faz agenda para atendimento em quilombos
- 02/07/2025 11:17:53 Escritório Social cria projeto de qualificação oara egressos do sistema prisional
- 02/07/2025 10:15:20 “Operação Caça Fio” atuou na Avenida São Fidélis
Reunião emergencial debate fim de cofinanciamento estadual à Saúde
0207 17h33IMTT realiza instalação de semáforo em importante cruzamento no Jóquei
0207 14h57Agricultura, em parceria com Defensoria, faz agenda para atendimento em quilombos
0207 11h17Escritório Social cria projeto de qualificação oara egressos do sistema prisional
0207 10h15“Operação Caça Fio” atuou na Avenida São Fidélis
Inscrições do Processo Seletivo do Programa Criança Feliz começam nesta segunda
2Prefeitura convoca profissionais aprovados no concurso do PSF de 2008
3Edital para o programa Criança Feliz é publicado
4Último final de semana da 12ª Bienal do Livro de Campos terá vasta programação
5Transporte Universitário: recadastramento e cadastros a partir de terça
6Prefeitura decreta ponto facultativo nesta sexta, em virtude de Corpus Christi