Notícia no detalhe
Oficina de reaproveitamento de alimentos envolve alunos, pais e professores
Alunos, pais e professores dividiram as tarefas para a elaboração de receitas numa oficina de reaproveitamento de alimentos, na Escola Municipal Professor Darcy Ribeiro, em Três Vendas, desenvolvida pelo Projeto “Gincana Energia Voluntária”, da Empresa Furnas. As dicas foram dadas nesta quarta-feira (24), pela nutricionista Islândia Bessa, dentro do calendário do mês de agosto sobre conscientização para uma alimentação saudável.
A gincana foi iniciada em maio e consiste em promover maior aproximação entre a família e a escola dos filhos. Segundo uma das mães, Mônica Peçanha Crispim, 31 anos, que acompanha o projeto desde o início, ela vem aprendendo muito em todas as etapas. “Gostei muito da proposta antes mesmo de ser iniciada. Nunca perco um encontro e agora descobri que posso reaproveitar muitos produtos e fazer receitas gostosas em casa”, conta.
A diretora da unidade, Maria Alzeny Azevedo de Oliveira Magalhães, lembra que a gincana seria direcionada apenas para a turma de 2º ano da unidade. Mas, devido ao interesse dos cerca de 170 alunos da Educação Infantil ao 5º ano do Ensino Fundamental 1, as ações envolveram toda a escola. “Eles adoram um momento diferente na escola e são muito participativos. O que eles estão aprendendo com o projeto provavelmente vai ficar para a toda a vida”, declara a diretora.
Além de sugestões para os pais dos produtos a serem reaproveitados, como a casca do abacaxi e talos de couve, os alunos foram convidados a “colocar a mão na massa”, lendo as receitas, medindo os ingredientes, entre outros. Para a professora Célia de Souza Santos, a experiência permite trabalhar, também, os conhecimentos que fazem parte do currículo, como a leitura e Grandezas e Medidas.
A iniciativa está surpreendendo até os voluntários de Furnas na gincana. “A gente chega para desenvolver um trabalho e doar um pouco dos nossos conhecimentos à escola e à comunidade. Só que ao final, percebemos que nós que acabamos sendo ajudados, pelo resultado gratificante de ver as famílias e alunos tão empolgados e envolvidos. Uma experiência maravilhosa”, comenta a voluntária Gizana Cordeiro.
O projeto - Consiste em três ações na comunidade, que devem ser desenvolvidas até novembro: Educação, período de 1º de maio a 30 de junho; Promoção da Cidadania, entre 1º de julho e 31 de agosto; e Meio Ambiente, de 1º de setembro a 31 de outubro. Ao final de cada fase, o trabalho voluntário será avaliado por uma equipe externa para a pontuação. Várias instituições onde a empresa Furnas tem sede, estão participando da gincana, sendo premiada a unidade contemplada com os trabalhos da equipe vencedora.
Últimas Notícias adicionadas
Prefeitura publica novas convocações do concurso do Programa Saúde da Família
2Secretaria de Fazenda dá boas-vindas aos novos auditores fiscais
3Desenvolvimento Econômico vai promover Café do Empreendedor dia 19
4Nova diretriz reduz para 37,5°C temperatura considerada febre em crianças
5Prefeitura paga salários nesta sexta e injeta R$ 139 milhões na economia local
6Espaço da Oportunidade com 674 vagas de emprego nesta segunda-feira