Para quem pensa que musculação é só para os jovens preocupados em manter a boa forma, a aposentada Ana Dulce dos Santos, 67 anos, prova que isso é coisa do passado. Há quatro meses, ela pratica a atividade no Projeto Musculação para a Terceira Idade - Saúde Total, da Fundação Municipal de Esportes, em parceria com a Universidade Estácio de Sá, e garante: minha qualidade de vida está 85% melhor. O projeto também é realizado na Academia de Musculação Saúde Total, do Jardim São Benedito
- Diminuíram os problemas com a artrose e a dor na coluna. Eu tenho mais disposição. Os professores são excelentes, o espaço físico é adequado – afirma Ana Dulce, que esbanja energia e bom humor, e revela: eu amo a vida. Ela mora em Donana e não mede esforços para praticar a atividade na Estácio.
Também há quatro meses no projeto, Maria das Graças Soares, 61 anos, comemora os resultados. “Melhoraram a dor na coluna, a artrite e a artrose. Eu me sinto menos cansada para andar no dia-a-dia”, afirma. Ao todo, 148 pessoas estão matriculadas no projeto. As aulas acontecem de segunda a sexta-feira, às 7h30, 8h30, 9h30, 15h e 16h.
- Além do convívio social, o projeto trabalha com a prevenção e o controle de doenças, como artrose, artrite, bursite, osteoporose, diabetes e hipertensão – ressalta Luciano Rodrigues dos Santos, um dos três professores do projeto, destinado a pessoas com mais de 60 anos. “Temos alunos até de 82 anos”, informa.
O coordenador de Educação Física da Estácio, Carlos Sanguedo Boynard, explica que a Fundação de Esportes cedeu os professores. “A Estácio cedeu o espaço, que é totalmente equipado com aparelhos de musculação para a terceira idade; acadêmicos de educação física e de fisioterapia”.
- O objetivo do Projeto Musculação para a Terceira Idade é fazer com que este segmento da sociedade possa ter uma atividade física regular com profissionais específicos da área, visando melhoria na qualidade de vida – destaca. “O professor faz um trabalho individual, de acordo com a necessidade de cada aluno”, enfatiza.
Para se inscrever no projeto, os interessados devem comparecer à Clínica Escola de Fisioterapia da universidade, na Avenida 28 de Março, 423, Centro. Basta apresentar um atestado médico emitido por um cardiologista e uma foto 3x4. A inscrição e as aulas são gratuitas.
Jardim São Benedito – O projeto Musculação para a Terceira Idade é realizado também na Academia de Musculação Saúde Total, do Jardim São Benedito, com atendimento específico. As aulas acontecem das 7h às 9h e das 16h30 às 18h30. Os interessados podem se inscrever no local. Basta ter mais de 60 anos e apresentar atestado médico, um documento de identificação e uma foto 3x4.
- A musculação traz vários benefícios para os idosos: fortalece a musculatura, evita várias contusões nas articulações e até fratura de fêmur, e melhora a qualidade de vida. Este projeto representa o reconhecimento do poder público pelas pessoas da terceira idade – ressalta o presidente da Fundação Municipal de Esportes (FME), Magno Prisco.
Ele lembra que a FME desenvolve outras atividades para a terceira na Fundação, como a hidroginástica e o baile, que acontece na primeira quinta-feira do mês, em parceria com a Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima. “Na primeira Vila Olímpica, que está sendo construída no Parque Guarus, também haverá atividades para os idosos. Há proposta de construção de uma academia totalmente voltada para os idosos”, destaca.