Notícia no detalhe
Investimentos em macrodrenagem diminuem em 70% pontos de alagamentos
Com obras de macrodrenagem, a Prefeitura de Campos melhorou a vida de milhares de famílias. Graças a programas como Morar Feliz e Bairro Legal, por exemplo, foi possível reduzir em mais de 70% os pontos de alagamentos, estimados pela secretaria de Obras Urbanismo e Infraestrutura em 150. Ao todo são mais de 170 quilômetros de obras de drenagem. Ruas que enchiam de água deixaram de ter o problema, caso das Ruas Walter Kramer e Humberto de Campos – Rua 1 e a Rua 2 – no Jardim Carioca.
No Morar Feliz do Parque Esplanada, a maioria das cerca de 180 famílias saiu da Ilha da Cunha há uns três anos e não tem saudade do passado de enchentes e prejuízos. A dona de casa, Fabiana dos Santos, 33 anos, lembra-se das vezes em que perdeu seus móveis quando a chuva chegava com força e fazia subir as águas do Rio Paraíba do Sul.
- Eram tempos difíceis, cansei de perder meus móveis. Mas agradeço a Deus por que tudo isso ficou para trás. Hoje pode chover a vontade que não tem mais risco - comemora ela, que nasceu e cresceu às margens do Rio Paraíba, na Ilha do Cunha.
Quem também vive com segurança é a corretora de imóveis, Roseli da Silva, 40. Ela se mudou para o Morar Feliz Esplanada, vinda da Ilha do Cunha. “Lá não era fácil para ninguém. Todos os moradores passavam apertos quando o Paraíba subia. Nos virávamos do jeito que dava. Agora vivemos com tranquilidade”, comentou a moradora.
Maior programa habitacional de um município brasileiro, o Morar Feliz beneficia famílias que residiam em áreas ou situação de risco. Além de casas, o programa prevê a construção rede de água e esgoto, iluminação, urbanização e acessibilidade.
Bairro Legal - Um programa com amplo investimento em infraestrutura e urbanização, o Bairro Legal já beneficiou bairros e distritos de Campos, melhorando a qualidade de vida de milhares de moradores com a construção de redes de água e esgoto, novas calçadas, pavimentação das ruas, sinalização , além de melhoria do sistema viário e tratamento paisagístico. O Bairro Legal continua avançando em outros pontos. Atualmente, o programa está em andamento nos Parques Esplanada, Jóquei II e Júlião Nogueira, além de ter iniciado no Parque Saraiva.
O Bairro Legal já mudou a realidade dos moradores de Donana, Ururaí, Residencial Santo Antônio, Penha, Parque Eldorado, Jardim Ceasa, Novo Eldorado, Vila Industrial, Jardim Eldorado, Lapa, Estância e Solar da Penha, entre outros. Na Estância da Penha, moradores contam que a situação das ruas era bem precária. A aposentada Leci Oliveira de Almeida Cardoso, 68 anos, lembra que antigamente as pessoas do bairro viviam em maio à sujeira. “Quando chovia, a água se misturava com o esgoto e entrava nas casas. Agora pode chover à vontade”, afirmou ela.
Últimas Notícias adicionadas
- 24/11/2024 15:53:41 Secretaria Estadual da Mulher promove assessoramento para equipe da Sala Lilás
- 24/11/2024 14:45:40 Subsecretaria de Meio Ambiente de Campos presente no G20, na Conferência Estadual
- 24/11/2024 14:29:09 Curso de Formação para os novos agentes da GCM começa nesta segunda-feira
- 24/11/2024 14:17:17 Campos Laranja - Ato em prol da vida nesta segunda-feira no Centro
- 24/11/2024 14:05:30 Corrida das Estações e Dia D de Doação de Sangue movimentam o Cais da Lapa
Secretaria Estadual da Mulher promove assessoramento para equipe da Sala Lilás
2411 14h45Subsecretaria de Meio Ambiente de Campos presente no G20, na Conferência Estadual
2411 14h29Curso de Formação para os novos agentes da GCM começa nesta segunda-feira
2411 14h17Campos Laranja - Ato em prol da vida nesta segunda-feira no Centro
2411 14h05Corrida das Estações e Dia D de Doação de Sangue movimentam o Cais da Lapa
Secretaria de Educação: novo processo seletivo para professores nos próximos dias
2Processo seletivo: Inscrições abertas para professor substituto
3Refis 2024 publicado e prazo para aderir ao programa começa na próxima terça-feira
4Direitos dos servidores garantidos ao longo de quatro anos
5Iniciado processo de matrícula para o ano letivo de 2025 na rede municipal
6Concurso GCM: 195 candidatos são convocados para Curso de Formação