Notícia no detalhe
Lei Municipal beneficia taxistas e familiares
Já está vigorando a lei que dispõe sobre a regularização dos serviços de táxi para o transporte de passageiros em veículos de aluguel com taxímetro. A peça tem base na lei federal de número 12.468/2011, sugerida pelo então deputado federal Garotinho e, ainda, na lei estadual de número 6.504/2013. A principal novidade no projeto de lei para regular o serviço de táxi em Campos é a autorização para transferência do direito para exploração do serviço para os sucessores legítimos do titular da concessão na Portaria Autorizativa, ou seja, aquele que detém o denominado ponto de táxi. O projeto de lei havia sido publicado no Diário Oficial (DO) do Município em março.
O Artigo 13 assegura a transferência da autorização do condutor detentor da Portaria Autorizativa do serviço de táxi para outro condutor, desde que sejam preenchidos todos os requisitos exigidos por esta lei, ficando vedada ao transferente nova outorga. De acordo com o parágrafo 2º do mesmo artigo, após a transferência, o novo autorizatário (detentor da Portaria que concede o ponto de táxi) deverá aguardar o prazo de três anos para nova transferência.
Já o Artigo 14 trata especificamente do caso de falecimento do detentor do ponto e estabelece que, neste caso, o direito à exploração do serviço de táxi será transferido a seus sucessores legítimos, sem ônus, nos termos da legislação vigente. De forma clara, o parágrafo único do Artigo 14 prevê que, em vida, o taxista poderá estabelecer para qual de seus sucessores legítimos deverá ser transferido o direito à exploração do serviço.
Além da autorização para a transferência do direito do ponto de táxi para o sucessor legítimo do taxista, o projeto de lei estabelece ainda outras imprecisões na antiga legislação que pairavam sobre a categoria. Um exemplo é a data base para o reajuste da tarifa, e o mês de dezembro com Bandeira 2 o dia inteiro, como forma do 13º salário entre outros.
Últimas Notícias adicionadas
- 06/11/2025 17:20:19 Semana de Prevenção de Câncer Bucal: Dentinho Saudável na Policlínica do Servidor
- 06/11/2025 16:48:28 Novo pronto-socorro do HFM inicia atendimentos e recebe os primeiros pacientes
- 06/11/2025 16:40:42 Igualdade Racial seleciona os candidatos do concurso Beleza Negra 2025
- 06/11/2025 15:13:16 Representantes da Prefeitura reunidos com Enel pelo Plano Verão
- 06/11/2025 13:58:00 GCM participa de curso de operador da Patrulha Maria da Penha
Semana de Prevenção de Câncer Bucal: Dentinho Saudável na Policlínica do Servidor
0611 16h40Igualdade Racial seleciona os candidatos do concurso Beleza Negra 2025
0611 16h48Novo pronto-socorro do HFM inicia atendimentos e recebe os primeiros pacientes
0611 15h13Representantes da Prefeitura reunidos com Enel pelo Plano Verão
0611 13h58GCM participa de curso de operador da Patrulha Maria da Penha
Educação faz 4ª convocação de cuidadores para educação especial inclusiva
2Publicadas leis que fortalecem o Magistério e valorizam servidores da Educação
3Prefeito Wladimir decreta ponto facultativo no próximo dia 31
4Guarda Municipal forma novos agentes de grupamentos
5Publicada lei que regulamenta cessão de servidores da Prefeitura de Campos
6Servidores municipais recebem pagamento de outubro nesta quinta-feira

















