Notícia no detalhe
“Aumenta que isso aí é rock and roll” nesta quinta na FCJOL
A Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, dá início nesta quinta-feira (30), a partir das 19h30, na Semi-Arena do Palácio da Cultura, à primeira etapa do Projeto “Aumenta que isso aí é rock and roll”, que contará com apresentação lítero-musical dos primórdios do rock and roll e sua matriz negra.
Na oportunidade, o produtor de rádio Paulo André Barbosa fará uma abertura teórica, onde contará a história do nascimento do rock e da primeira etapa do ritmo dos anos 1960 e 1970, através de textos e imagens históricas. Em seguida, haverá a apresentação da Banda Reubes Pess Band e convidados, que executarão todo o repertório da época, exaltando o caráter da negritude do berço do rock e seu caráter de rebeldia que até os dias de hoje contagia a juventude.
Reubes Pess, que vai comandar a noite, explica como vai ser o show. “A história vai ser contada e cantada. Serão duas horas de show. Será um tributo ao rock das décadas de 60, 70 e 80. Vai do blues ao Metal. Eu fiz um repertório resumido. Vou pelos estilos: blues, folk, rock and roll, hard-rock e heavy-metal.
- Vou começar com a fase blues, que é o pai do rock, com Goim Down, blues que muitos regravaram, como por exemplo Bud Gay; vou levar uma versão de Jeff Back. Na fase Rock dos anos 60, vou lembrar da Eric Bordon Band, fase da carreira solo do ex-vocalista do “The Animals”, Neil Young, Beatles e Janis Joplin. E da década de 70, Led Zepellin, Deep Purple, Uriah Heep banda que poucos conhecem, e fecho homenageando Dio vocalista Black Sabatt, que faleceu esse ano. Executarei, ainda, a música própria “Boom da Galinha”, falou Reubes.
A Reubes Pess Band está com uma nova formação, com a qual já fizeram dois shows: Bruno Sanguedo (guitarra), Gerlan Nogueira (baixo), Gabriel Martins (bateria) e Reubes Pess (vocal e guitarra). O show terá a participação do violinista Amaro Duboy.
O organizador do “Aumenta que isso aí é Rock and Roll, o poeta Dedé Muylaert explica o objetivo do Projeto: “Há um grande preconceito com relação ao rock, como se fosse música estrangeira. Quando o rock invadiu o Brasil, achavam que ele ia acabar com a MPB. O que nós queremos mostrar é que o berço do rock e do samba são os mesmos, estão na África. O Rock mudou o mundo porque ele passou aos jovens as grandes propostas libertárias do mundo”.
- O rock é eminentemente negro. Ele surgiu do lamento dos escravos nos campos de algodão, misturando as guitarras elétricas ao country. O rock está sempre ligado às questões libertárias da transformação no mundo. O que fez o rock nascer foi a própria população norte-americana, que se revoltou contra os seus pais após a bomba de Hiroshima e aderiu à luta dos negros americanos, bebendo de sua cultura, aliando o canto gospel ao blues - , falou Dedé.
Últimas Notícias adicionadas
- 09/05/2025 18:39:19 Homenagem pelo Dia das Mães movimenta o calçadão do Centro
- 09/05/2025 15:41:30 Campos vai receber as primeiras doses da vacina contra a dengue
- 09/05/2025 15:13:18 É amanhã: Dia D de vacinação contra a gripe neste sábado em 38 unidades de saúde
- 09/05/2025 14:00:26 Procon Campos divulga pesquisa de preço de produtos para o Dia das Mães
- 09/05/2025 13:57:43 Concursados convocados têm até a próxima semana para apresentar documentos
Homenagem pelo Dia das Mães movimenta o calçadão do Centro
0905 15h41Campos vai receber as primeiras doses da vacina contra a dengue
0905 15h13É amanhã: Dia D de vacinação contra a gripe neste sábado em 38 unidades de saúde
0905 14h00Procon Campos divulga pesquisa de preço de produtos para o Dia das Mães
0905 13h57Concursados convocados têm até a próxima semana para apresentar documentos
Aberto edital do processo seletivo para cuidadores da Educação
2FCJOL com inscrições abertas para os Cursos Gratuitos 2025
3Prefeitura faz novas análises de dados dos beneficiários do Cartão Goitacá
4Campos conquista o Selo Ouro do Sebrae de Referência em Atendimento
5Teatro Trianon receberá encenação da Paixão de Cristo 2025 no próximo dia 18
6Cuidadores: Inscrições para processo seletivo temporário terminam nessa sexta