Num clima descontraído, cerca de 100 alunos dos cursos de Inglês e Espanhol estão participando do desafio de só falar a língua estudada para a realização das tarefas rotineiras, como se alimentar, brincar e ir ao banheiro, nesta sexta-feira (4), no Sítio Trem de Pouso, em Brejo Grande. O convite é do Centro de Línguas Languages for All, da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esportes (Smece), em sua 10ª edição da Imersão em Línguas Estrangeiras.
O secretário de Educação, Frederico Tavares Rangel, também professor de Língua Inglesa, fez a abertura do evento e participou de algumas atividades com os alunos. “Este projeto já está consagrado como do município de Campos e não de um governo. Há 10 anos de implementado, o Centro de Línguas ultrapassa as gestões da secretaria, dada a sua importância para a população”, destaca o secretário.
A professora e assistente social Inês Mosso de Azevedo Linhares, já em conclusão do segundo e último módulo oferecido pelo Centro de Línguas, conta que o curso superou todas as suas expectativas. “Eu já havia me aposentado como professora e senti a necessidade de mais uma atividade, apesar de ainda estar atuando como assistente social. Busquei o curso para aperfeiçoar o inglês e exercitar a memória em algo que fosse prazeroso. A forma contextualizada do curso fez toda a diferença para mim”, diz satisfeita.
Também concluindo o nível intermediário, o universitário Alan Leite França, 28 anos, se encontrou no curso instrumental da Smece. “Faço faculdade de música e tem tudo a ver com o domínio de uma língua estrangeira. É uma pena o curso estar chegando ao fim, mas estamos na expectativa de mais um módulo de conversação para 2017”, adianta otimista.
Na abertura, a coordenadora do Centro de Línguas, Nilde Aquino, e os professores envolvidos, rezaram o Pai Nosso tanto em inglês como em espanhol.
A programação da imersão é dividida em atividades lúdicas e culturais, que acontecem durante o dia, das 9h às 17h. Para facilitar a utilização da língua estrangeira, todo o ambiente é decorado e sinalizado com palavras-chave, de acordo com a atividade desenvolvida no horário.
- Estamos em comemoração aos 10 anos de criação dos cursos, que são excelentes, com professores comprometidos e competentes, lotados na rede municipal. Para a imersão, também convidamos professores de fora para a realização das atividades com os alunos – pontua Nilde.
O curso é oferecido gratuitamente à comunidade, jovens, adultos e idosos, no modelo instrumental, que prepara para exames, como vestibular, mestrado e concursos. São dois anos de duração nos níveis básico e intermediário. Ao todo, são sete polos na cidade, que funcionam em escolas municipais: Amaro Prata Tavares, no Centro; Centro Educacional 29 de Maio, na Pecuária; Doutor Luiz Sobral, no Jardim Carioca; Marechal Artur da Costa e Silva, no Parque Presidente Vargas; José do Patrocínio, na Penha; Ciep Arnaldo Rosa Vianna, no Parque Aurora; e Smece, para os servidores da Educação.