Notícia no detalhe
Em três dias, Campos registra volume de chuva previsto para o mês
A Defesa Civil de Campos informou nesta terça-feira (15), feriado nacional da Proclamação da República, que nos últimos três dias (sábado, domingo e segunda-feira), choveu 165,5 milímetros, quase o volume previsto para o mês, que é de 185 milímetros. Obras de macrodrenagem, realizadas no município, nos últimos anos, evitaram alagamentos em áreas onde era comum este tipo de problema, como na Avenida Nazário Pereira Gomes, onde foram realizadas obras de drenagem.
A comerciante Solange Teixeira, que reside no Eldorado, mas trabalha em uma banca de jornais nas imediações disse que os problemas acabaram e desde a reforma nunca mas viu água empoçada no local. “Antes quando chovia alagava tudo, mesmo com uma chuva fraca que fosse. Agora o problema foi resolvido e mesmo com as chuvas que caíram nos últimos dias, o problema não se repetiu”, afirmou.
Por ser uma planície, o município registrou alguns pontos de retenção de água, que foi escoada após a chuva. Segundo o diretor executivo da Defesa Civil, major Edison Pessanha, em cinco dias, o acumulado de chuva foi de 169,4 milímetros. A previsão de chuva continua até quarta-feira (16), mas com menos intensidade. Para esta terça, está previsto chover 43 ml e, para quarta, 13 ml.
Os investimentos em obras de macrodrenagem realizados em Campos contribuíram para minimizar a situação, quando há chuvas intensas. “Há alguns anos atrás, quando chovia assim, milhares de pessoas tinham que deixar suas casas porque não havia sistema de drenagem e a água invadia”, explica Major Pessanha, lembrando que, por ser um município plano, quando chove muito em curto espaço de tempo, há alguns pontos com a retenção temporária de água, o que é resolvido após a estiagem, com o sistema de drenagem.
A Prefeitura de Campos realizou mais de 170 quilômetros de obras de macrodrenagem no município em locais onde eram comuns os alagamentos em dias de chuva. Com programas como Morar Feliz e Bairro Legal, por exemplo, foi possível reduzir em mais de 70% os pontos de alagamentos, estimados pela secretaria de Obras Urbanismo e Infraestrutura em 150. Entre os exemplos, ruas que enchiam de água e deixaram de ter o problema, são as Ruas Walter Kramer e Humberto de Campos – Rua 1 e a Rua 2 – no Jardim Carioca, além da Avenida Nazário Pereira Gomes, entre outros pontos.
Dois fatores interferem para que a drenagem em Campos seja mais lenta: além de Campos ser uma planície, infelizmente, ainda é comum o descarte irregular de lixo em vias públicas. “Quando chove muito, como aconteceu nos últimos dias, a água vai levando o que encontra pela frente até os bueiros e esse lixo acaba impedindo a passagem adequada da água”, diz o diretor da Defesa Civil, lembrando que deve haver maior conscientização em relação ao descarte do lixo, para evitar a obstrução de bueiros.
Limpeza - O superintendente de Limpeza Pública, Carlos Morales, informou que a coleta de lixo acontece normalmente no município. “Infelizmente, algumas pessoas colocam as sacolas de lixo em dias e horários diferentes dos dias de recolhimento, o que acaba causando transtornos”. Um dos pontos, onde foi registrada essa obstrução de bueiros por acúmulo de lixo foi a Rua João Maria próximo à Beira Valão, o que impediu a passagem da água.
Plantão – A Defesa Civil está de plantão e pode ser acionada através dos telefones 27386000 e 199. O Corpo de Bombeiros também está atendendo situações de emergência e, quando necessário, aciona os serviços da prefeitura.
Últimas Notícias adicionadas
- 16/11/2025 14:38:30 Este domingo foi de muito Samba na Praça no Jardim do Liceu
- 16/11/2025 14:15:22 Jardim São Benedito em uma edição do Vem Pro Jardim com Sandro Balli
- 16/11/2025 10:28:37 UBSF Maria Selma, na Tira Gosto, funcionando com sala de vacinas
- 16/11/2025 10:01:56 Educação divulga lista das chapas homologadas para eleição de diretores
- 16/11/2025 09:50:52 Simpósio Caminhos de Barro vai discutir potencial da cerâmica artesanal
Este domingo foi de muito Samba na Praça no Jardim do Liceu
1611 14h15Jardim São Benedito em uma edição do Vem Pro Jardim com Sandro Balli
1611 10h28UBSF Maria Selma, na Tira Gosto, funcionando com sala de vacinas
1611 10h01Educação divulga lista das chapas homologadas para eleição de diretores
1511 15h51Espetáculo de dança “As Cores do Brasil” neste domingo no Teatro Trianon
GCM ganha quatro filhotes para reforçar Grupamento de Operações com Cães
2Prefeitura de Campos avança na realização do concurso público da Educação
3Educação faz 4ª convocação de cuidadores para educação especial inclusiva
4Portaria muda exigências de formação para eleição de diretores de escolas
5Servidores municipais recebem pagamento de outubro nesta quinta-feira
6Lei que institui o Refis 2025 é sancionada pelo prefeito Wladimir




















