Lançado em 2011, o Programa Águas na Comunidade tem o objetivo de levar água potável a cerca de 50 comunidades de Campos, localizadas no interior do município, através da implantação de 44 sistemas de captação, tratamento e adução de água potável até às residências. No total, 48.924 pessoas de 12.231casas serão beneficiadas. O programa é desenvolvido pela Empresa Municipal de Habitação (Emhab) em parceria com a concessionária de serviços públicos Águas do Paraíba. O sistema de abastecimento de água do programa é subsidiado pela Prefeitura de Campos.
Para garantir a eficácia do Águas na Comunidade, a presidente da Emhab, Simone Muniz, afirma que é realizado sistematicamente um trabalho de revisão em todos os locais onde o programa já atende. Além disso, estudos preliminares foram realizados nas localidades de Venda Nova e Campo Novo onde os trabalhos estão em fase de conclusão. Depois das análises preliminares, um trabalho mais detalhado vai garantir a distribuição de água para a população local.
O planejamento da Prefeitura envolve todo o município. “Temos um planejamento que envolve todo o município. A água que está chegando nas torneiras das residências nas localidades do interior tem a mesma qualidade da que é fornecida na área central. A diferença é que a prefeitura vai subsidiar - destacou a prefeita Rosinha Garotinho, durante o lançamento do programa.
Moradora em Santa Ana, no distrito de Travessão, a dona de casa Lúcia Belmiro, 56 anos, elogiou a qualidade da água. “Está ótima. Antes era àquela água amarelada. Mas de uns dias para cá ficou muito boa”, observou ela. Em Balança Rangel, a também dona de casa, Leliane de Souza, 41, destacou que a água que passou a chegar a sua casa nem se compara a anterior. “A qualidade é outra, boa mesmo. Sem comparação”, falou.
A dona de casa Eliane Peçanha de Sales, 55 anos, elogiou a qualidade da água que está chegando à sua residência. Ela é moradora de São Martinho, na Baixada Campista. O sistema de São Martinho também abastece as localidades de Marcelo, Goiaba e Baixo São Martinho. “A qualidade da água melhorou consideravelmente. Todos nós estamos muito satisfeitos”, destacou dona Eliane.
De acordo com parceria definida com a Prefeitura, a Águas do Paraíba assumirá, progressivamente, 44 unidades de produção de água, abrangendo 50 localidades da área rural de Campos. São elas: Mata da Cruz, Palmares, Sesmarias, Barro Vermelho, Morro da Parabólica, Caxias de Balança Rangel, Matuto, Caixeta de Santa Ana, Venda Nova, Beira do Taí, Campo Limpo, Coqueiros, Vala do Mato, Goiaba, Marcelo, Caboio, Olhos D’ Água, Pitangueiras, Correnteza, São Martinho, Grama, Minha Deusa, Usina São João, Carvão 1, Carvão 2, Santa Cruz, Quilombo, São Diogo, Ribeiro do Amaro, Guandu, Fazenda do Colégio, Brejo Grande, Campo Novo, Balança do Jair, Alto do Eliseu, Largo do Garcia, Paus Amarelos, Conceição do Imbé, Aleluia, Pernambuca, Ponta da Lama, Posto Flecha e Veiga.