Notícia no detalhe
Centro de Educação Ambiental: espaço para curtir e preservar na natureza
Diversas pessoas que frequentam o Centro de Educação Ambiental (CEA), tanto individualmente como em grupos de escolas, aproveitam o espaço de área verde do espaço, voltado à educação e à preservação do Meio Ambiente. O CEA, ligado à Secretaria de Desenvolvimento Ambiental, é voltado à prática de atividades que visam difundir a sustentabilidade e a preservação do meio ambiente.
São 21 mil metros quadrados de extensão, onde são oferecidos vários serviços relacionados ao conhecimento e à preservação da natureza. O CEA funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, na Avenida José Carlos Pereira Pinto, 300, próximo ao Hospital Geral de Guarus.
— Recebemos visitas de várias escolas. Foram mais de 15 escolas, incluindo escolas particulares e da rede pública, além de diversas pessoas que passam pela área verde do CEA diariamente — disse a gerente do Centro de Educação Ambiental, Ingrid Manhães.
Segundo o secretário de Desenvolvimento Ambiental, Zacarias Albuquerque, o espaço conta com um bosque com árvores nativas e um pomar com árvores frutíferas, onde a população pode colher as frutas e levar para casa. Assim como foi realizado no Horto Municipal, as árvores do CEA também receberão placas de identificação com os nomes popular e científico de todas as espécies.
A área possui ainda, o jardim sensorial e o caminho sensitivo, desenvolvidos em parceria com o projeto “Sala Verde”, do Instituto Federal Fluminense (IFF).
Na área interna, o CEA possui um miniauditório com capacidade para 30 pessoas, onde são oferecidas noções básicas de ecologia, exibição de vídeos educativos, palestras, minicursos e oficinas para visitantes, oriundos de instituições, como escolas e empresas e curso de formação da Guarda Mirim.
Os visitantes são recebidos por técnicos ambientais que apresentam o espaço e oferecem noções básicas de ecologia, exibição de vídeos e ensinam a realizar pequenas atividades diárias que auxiliam na preservação do meio ambiente. Para fazer o agendamento de visitas, os interessados devem entrar em contato com a Secretaria de Meio Ambiente, através do telefone (22) 2738-1096.
O Centro de Educação Ambiental também funciona como posto de entrega voluntária de óleo de cozinha, que é trocado por detergente. A cada 2 litros recolhidos, trocamos pelo detergente. Segundo o secretário Zacarias Albuquerque, o óleo utilizado em frituras é prejudicial à natureza.
— Recebemos também, material reciclável em troca de mudas de árvores frutíferas ou de sombra. O Desapego Literário é um projeto no qual já foram doados mais de 600 livros desde sua criação — destacou a gerente do Centro de Educação Ambiental.
Últimas Notícias adicionadas
- 08/09/2025 16:32:28 Quilombolas de Lagoa Feia e Sossego recebem ação para emissão do CAF
- 08/09/2025 15:30:21 Abertas as inscrições para o Seminário pelo mês da Pessoa com Deficiência
- 08/09/2025 15:23:37 Segunda dose da vacina contra dengue será aplicada a partir de terça-feira
- 08/09/2025 15:01:12 Saúde inicia triagem de pacientes para mutirão de cirurgia bariátrica
- 08/09/2025 14:26:27 Assistência Social participa de Seminário Vozes da Rua no Rio de Janeiro
Quilombolas de Lagoa Feia e Sossego recebem ação para emissão do CAF
0809 15h30Abertas as inscrições para o Seminário pelo mês da Pessoa com Deficiência
0809 15h23Segunda dose da vacina contra dengue será aplicada a partir de terça-feira
0809 15h01Saúde inicia triagem de pacientes para mutirão de cirurgia bariátrica
0809 14h26Assistência Social participa de Seminário Vozes da Rua no Rio de Janeiro
Prefeitura publica novas convocações do concurso do Programa Saúde da Família
2Secretaria de Fazenda dá boas-vindas aos novos auditores fiscais
3Desenvolvimento Econômico vai promover Café do Empreendedor dia 19
4Prefeitura paga salários nesta sexta e injeta R$ 139 milhões na economia local
5Semana da Juventude com programação especial a partir de segunda
6Nova diretriz reduz para 37,5°C temperatura considerada febre em crianças