A Prefeitura de Campos e o 56º Batalhão de Infantaria (BI – Exército) encerraram as atividades do Programa Forças no Esporte (Profesp) do ano de 2016, realizado no BI. A equipe do Profesp, alunos e seus familiares se reuniram para o encerramento do ano, onde aconteceram a apresentação do balanço final do programa e a confraternização logo em seguida. O evento aconteceu na segunda-feira (12).
Segundo a chefe do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM), Suellen André de Souza, a equipe do Profesp ressaltou a importância de haver um comprometimento dos pais e responsáveis dos alunos no período das férias, para que os alunos continuem colocando em prática as noções de disciplina e comportamento apreendidos ao longo do ano.
- Na apresentação pudemos constatar que os objetivos pretendidos pelo programa foram alcançados, e mais, foram superadas todas as expectativas do seu início. Vale lembrar que o Profesp Campos foi classificado como uma das cinco unidades mais exemplares de todo o Brasil. Um dos motivos foi justamente por ter enfrentado o desafio de trabalhar com as crianças das áreas mais problemáticas e desenvolver o trabalho para além dos muros do Batalhão e para além da atividade esportiva - pontuou.
Suellen destacou que durante todo o ano houve a complementação das atividades cognitivas, afetivas e psicomotoras da escola de ensino fundamental, onde foi constatada uma significativa melhora na alfabetização dos alunos.
- Alunos que tinham dificuldades ou não sabiam escrever o próprio nome, hoje sabem ler e escrever. Durante todo o ano, buscou-se transmitir os princípios básicos da hierarquia e da disciplina. Como resultado, houve uma mudança no comportamento dos alunos, tanto dentro das escolas, como também dentro de suas casas, como foi relatado por muitos pais - ressaltou.
Segundo Suellen, dois alunos que estavam em instituições de acolhimento foram adotados e continuaram no programa, sendo destaques no atributo comportamento nas novas escolas.
- Além disso, buscou-se influenciar positivamente os alunos não participantes do programa das suas escolas e das demais da rede pública. As diretoras das escolas contempladas no projeto relataram que há uma contaminação positiva de comportamento em toda a escola, entre os alunos do programa e os que não fazem parte dele. Através das atividades de atletismo, foram estimulados entre os alunos, o levantamento de possíveis valores e índices para o Projeto Atleta do Futuro. Com a vitória alcançada pelo projeto, quatro crianças obtiveram índices que poderão ser utilizadas no projeto – informou a chefe do GGIM.
O Profesp em Campos envolve 80 crianças entre 9 e 11 anos, alunos dos Cieps Municipalizados Carmem Carneiro e Maestro Villa-Lobos, e de Casas de Acolhimento do município.
O programa funciona com as seguintes modalidades: futebol, atletismo – arremesso de dado e peso e corrida – e natação, bem como aulas de reforço de Português e Matemática.
O programa é desenvolvido de segunda a quinta-feira, em dois períodos: manhã e tarde. As crianças recebem transporte, alimentação e uniforme escolar.
A parceria para o programa inclui a Prefeitura, através da Secretaria de Educação, Cultura e Esportes; Superintendência de Paz e Defesa Social; Gabinete de Gestão Integrada Municipal; Fundação da Infância e da Juventude; e os Ministérios da Defesa, do Esporte e da Educação.
As crianças e os adolescentes, que, em sua maioria, vivem em situação de vulnerabilidade social, através do Profesp e das práticas esportivas, são influenciados positivamente em vários aspectos, inclusive com noções de cidadania, comportamento, disciplina e ética.