Notícia no detalhe
Acessibilidade nas ruas e prédios públicos garante mobilidade
Nos últimos anos, Campos vem se adequando às normas de acessibilidade de diferentes formas. Os novos prédios públicos foram construídos com rampas e portas adequadas para pessoas portadoras de deficiência ou mobilidade reduzida. Os prédios mais antigos foram adaptados.
Além disso, muitas calçadas de ruas e praças receberam acessibilidade com pisos táteis, que é o piso diferenciado com textura e cor sempre em destaque com o piso que estiver ao redor. Ele tem a função de orientar pessoas com deficiência visual ou baixa visão.
O Centro Histórico foi modernizado e recebeu calçadas mais largas, traffic calming e piso tátil. A última etapa dessa obra será a conversão da rede elétrica aérea para a subterrânea, o que acarretará na retirada dos postes, permitindo a passagem de forma regular.
Outro local que recebeu toda atenção por parte do poder público municipal foram os conjuntos habitacionais do Programa Morar Feliz. As casas adaptadas possuem medidas maiores, que permitem total fluxo dos proprietários, banheiro adaptado, porta abrindo para fora, cumprindo todas as normas técnicas de acessibilidade da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).
Um desses locais que recebeu acessibilidade, tanto nas casas quanto nas calçadas, foi o conjunto habitacional do Parque Santa Clara, onde cadeirantes, como o presidente da ONG “Esporte sem Fronteiras”, voltada para deficientes, e também cadeirante, Alessandro Martins Guimarães, mais conhecido como “Piti”, reside.
Segundo Alessandro, sua locomoção melhorou muito depois das diversas adaptações realizadas pelo município. “O que eu percebo é uma preocupação maior do poder público com relação à acessibilidade, não só para os cadeirantes, mas para os deficientes visuais também” disse.
- Hoje em dia é muito mais fácil você ser um portador de deficiência, porque hoje existe essa consciência muito maior do poder público sobre a acessibilidade e isso só ajuda a todos nós- explicou.
ONG - “Esporte sem Fronteiras” tem em seu projeto um time de basquete formado por cadeirantes e tem como objetivo principal valorizar o portador de deficiência como cidadão. Foi fundada em 03 de dezembro de 2001 e, segundo o site oficial da ONG, ela não apenas possui a melhor equipe de basquete em cadeira de rodas da região Sudeste, como é a quinta melhor do Brasil.
Últimas Notícias adicionadas
- 16/11/2025 14:38:30 Este domingo foi de muito Samba na Praça no Jardim do Liceu
- 16/11/2025 14:15:22 Jardim São Benedito em uma edição do Vem Pro Jardim com Sandro Balli
- 16/11/2025 10:28:37 UBSF Maria Selma, na Tira Gosto, funcionando com sala de vacinas
- 16/11/2025 10:01:56 Educação divulga lista das chapas homologadas para eleição de diretores
- 16/11/2025 09:50:52 Simpósio Caminhos de Barro vai discutir potencial da cerâmica artesanal
Este domingo foi de muito Samba na Praça no Jardim do Liceu
1611 14h15Jardim São Benedito em uma edição do Vem Pro Jardim com Sandro Balli
1611 10h28UBSF Maria Selma, na Tira Gosto, funcionando com sala de vacinas
1611 10h01Educação divulga lista das chapas homologadas para eleição de diretores
1511 15h51Espetáculo de dança “As Cores do Brasil” neste domingo no Teatro Trianon
GCM ganha quatro filhotes para reforçar Grupamento de Operações com Cães
2Prefeitura de Campos avança na realização do concurso público da Educação
3Educação faz 4ª convocação de cuidadores para educação especial inclusiva
4Portaria muda exigências de formação para eleição de diretores de escolas
5Comitiva da Prefeitura de Campos visita obras do Porto Central
6Servidores municipais recebem pagamento de outubro nesta quinta-feira




















