Notícia no detalhe
Acessibilidade nas ruas e prédios públicos garante mobilidade
Nos últimos anos, Campos vem se adequando às normas de acessibilidade de diferentes formas. Os novos prédios públicos foram construídos com rampas e portas adequadas para pessoas portadoras de deficiência ou mobilidade reduzida. Os prédios mais antigos foram adaptados.
Além disso, muitas calçadas de ruas e praças receberam acessibilidade com pisos táteis, que é o piso diferenciado com textura e cor sempre em destaque com o piso que estiver ao redor. Ele tem a função de orientar pessoas com deficiência visual ou baixa visão.
O Centro Histórico foi modernizado e recebeu calçadas mais largas, traffic calming e piso tátil. A última etapa dessa obra será a conversão da rede elétrica aérea para a subterrânea, o que acarretará na retirada dos postes, permitindo a passagem de forma regular.
Outro local que recebeu toda atenção por parte do poder público municipal foram os conjuntos habitacionais do Programa Morar Feliz. As casas adaptadas possuem medidas maiores, que permitem total fluxo dos proprietários, banheiro adaptado, porta abrindo para fora, cumprindo todas as normas técnicas de acessibilidade da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).
Um desses locais que recebeu acessibilidade, tanto nas casas quanto nas calçadas, foi o conjunto habitacional do Parque Santa Clara, onde cadeirantes, como o presidente da ONG “Esporte sem Fronteiras”, voltada para deficientes, e também cadeirante, Alessandro Martins Guimarães, mais conhecido como “Piti”, reside.
Segundo Alessandro, sua locomoção melhorou muito depois das diversas adaptações realizadas pelo município. “O que eu percebo é uma preocupação maior do poder público com relação à acessibilidade, não só para os cadeirantes, mas para os deficientes visuais também” disse.
- Hoje em dia é muito mais fácil você ser um portador de deficiência, porque hoje existe essa consciência muito maior do poder público sobre a acessibilidade e isso só ajuda a todos nós- explicou.
ONG - “Esporte sem Fronteiras” tem em seu projeto um time de basquete formado por cadeirantes e tem como objetivo principal valorizar o portador de deficiência como cidadão. Foi fundada em 03 de dezembro de 2001 e, segundo o site oficial da ONG, ela não apenas possui a melhor equipe de basquete em cadeira de rodas da região Sudeste, como é a quinta melhor do Brasil.
Últimas Notícias adicionadas
- 07/09/2025 14:04:25 Desfile de 7 de Setembro lota o Cepop e reforça importância da pauta ambiental
- 07/09/2025 10:51:23 Prefeito Wladimir Garotinho acompanha desfile da Independência no Cepop
- 07/09/2025 10:13:30 Saúde reforça descentralização do atendimento da tuberculose nas UBS de Campos
- 06/09/2025 16:52:20 Sábado de praia lotada no 13º Festival de Petiscos de Farol de São Tomé
- 06/09/2025 16:28:43 Guarda Civil Municipal realiza curso de formação para atuação no GOC
Desfile de 7 de Setembro lota o Cepop e reforça importância da pauta ambiental
0709 10h51Prefeito Wladimir Garotinho acompanha desfile da Independência no Cepop
0709 10h13Saúde reforça descentralização do atendimento da tuberculose nas UBS de Campos
0609 16h52Sábado de praia lotada no 13º Festival de Petiscos de Farol de São Tomé
0609 16h28Guarda Civil Municipal realiza curso de formação para atuação no GOC
Prefeitura publica novas convocações do concurso do Programa Saúde da Família
2Secretaria de Fazenda dá boas-vindas aos novos auditores fiscais
3Desenvolvimento Econômico vai promover Café do Empreendedor dia 19
4Prefeitura paga salários nesta sexta e injeta R$ 139 milhões na economia local
5Semana da Juventude com programação especial a partir de segunda
6Espaço da Oportunidade com 674 vagas de emprego nesta segunda-feira