Notícia no detalhe
Alunos de Informática do IFF de Bom Jesus visitam Cidac
Alunos da turma de Informática do Instituto Federal Fluminense (IFF) de Bom Jesus visitaram, esta semana, o Datacenter do Centro de Informações e Dados de Campos (Cidac). Os alunos tiveram a oportunidade de ver, na prática, como é o dia a dia de trabalho de um analista de sistemas da Prefeitura de Campos, quais são as tecnologias utilizadas pelos programadores do Cidac e como funciona todo ciclo de desenvolvimento de sistemas. Os estudantes acompanharam todas as etapas do desenvolvimento de aplicações web, desde o recebimento da demanda, passando pela gerência do projeto, funcionamento do ciclo de cobertura de testes de um sistema e divisão das demandas em tarefas menores e mais simples.
Segundo o superintendente do Cidac, Marcos Ribeiro, os alunos viram o funcionamento de uma rede, segmentada tanto física como de forma lógica, formando uma rede corporativa na Prefeitura de Campos, focando os níveis básicos de seguranças e as camadas de gestão existentes. Também foi possível acesso a um ambiente real de produção com várias tecnologias e diversos serviços ofertados internamente, onde puderam, além de ver um caso real, interagir com os analistas responsáveis sobre as tecnologias adotadas e soluções existentes atualmente”, explica.
- Para os alunos, principalmente, aqueles que vivem longe de grandes centros e estudam informática, ter a possibilidade de conhecer um centro de informações, do nível do CIDAC, proporciona uma experiência única na imersão dos aspectos vistos somente de forma teórica em sala de aula. Ter a possibilidade de visualizar a infraestrutura e conhecer os processos e profissionais que fazem a TI ser peça chave em qualquer organização, é o divisor de águas na escolha pelos alunos de continuarem na carreira de TI - destacou o professor Maurício Carvalho, que foi o responsável pela visita por parte do IFF.
Para o superintendente do Cidac, é uma satisfação possibilitar a estes jovens conhecer a estrutura de tecnologia do município. “Como profissional da área de Ciência da Computação, sei como este tipo de relacionamento entre aluno e casos reais de serviços de TI é importante na escolha das diversas áreas que a TI nos proporciona seguir, como infraestrutura, desenvolvimento, geoprocessamento, entre outras”, destacou o superintendente do Cidac, Marcos Ribeiro.
Últimas Notícias adicionadas
- 07/09/2025 14:04:25 Desfile de 7 de Setembro lota o Cepop e reforça importância da pauta ambiental
- 07/09/2025 10:51:23 Prefeito Wladimir Garotinho acompanha desfile da Independência no Cepop
- 07/09/2025 10:13:30 Saúde reforça descentralização do atendimento da tuberculose nas UBS de Campos
- 06/09/2025 16:52:20 Sábado de praia lotada no 13º Festival de Petiscos de Farol de São Tomé
- 06/09/2025 16:28:43 Guarda Civil Municipal realiza curso de formação para atuação no GOC
Desfile de 7 de Setembro lota o Cepop e reforça importância da pauta ambiental
0709 10h51Prefeito Wladimir Garotinho acompanha desfile da Independência no Cepop
0709 10h13Saúde reforça descentralização do atendimento da tuberculose nas UBS de Campos
0609 16h52Sábado de praia lotada no 13º Festival de Petiscos de Farol de São Tomé
0609 16h28Guarda Civil Municipal realiza curso de formação para atuação no GOC
Prefeitura publica novas convocações do concurso do Programa Saúde da Família
2Secretaria de Fazenda dá boas-vindas aos novos auditores fiscais
3Desenvolvimento Econômico vai promover Café do Empreendedor dia 19
4Prefeitura paga salários nesta sexta e injeta R$ 139 milhões na economia local
5Semana da Juventude com programação especial a partir de segunda
6Espaço da Oportunidade com 674 vagas de emprego nesta segunda-feira