Nesta quarta-feira (11), o prefeito Rafael Diniz participou da reunião entre o Conselho da Representação Regional Norte Fluminense da Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan) e a Autopista Fluminense, concessionária que administra a BR-101. Em debate, a duplicação da rodovia, a reivindicação do contorno de Campos e a ligação da BR ao Açu.
- Começamos a dialogar com a Autopista Fluminense no pós eleição, para nos aproximar e buscar soluções. Se existe uma empresa que presta um serviço e, por mais que tenhamos nossos questionamentos, o diálogo é muito importante para promover o desenvolvimento de nossa região. Acho que temos muitos pontos a debater com a Autopista em relação ao contorno e reafirmo que a Prefeitura está disposta a dialogar o quanto for necessário. O que for importante para Campos e os municípios vizinhos, especificamente São João da Barra, vamos estar dialogando também. É importante que fique claro que o governo de Campos irá entender e buscar soluções para o desenvolvimento de nossa região e coloco-me à disposição para dialogar. Parabenizo a Firjan pela realização de um evento tão importante – pontuou o prefeito Rafael Diniz.
De acordo com diretor superintendente da Autopista, Odílio Ferreira, com início previsto para 2017 e três anos de execução, o projeto de engenharia do empreendimento está em análise na ANTT e também passará por processo de licenciamento ambiental, ambas em fase final de elaboração. Ele destaca, ainda, que os índices de acidentes na rodovia estão diminuindo pelo quarto ano consecutivo.
- As obras modernização e ampliação da BR-101/RJ Norte, em conjunto da fiscalização ostensiva da Polícia Rodoviária Federal com operações com radares móveis e a implantação de radares fixos em pontos estratégicos da rodovia, começam a mostrar importantes resultados na redução de acidentes e mortes. Em 2016, a Autopista Fluminense registrou 114 casos de vítimas fatais - o menor número desde que Autopista Fluminense assumiu a operação da rodovia em 2008 – o que representa uma redução de 41% comparado com o ano de 2012, com 195 mortes. O histórico favorável de reduções de acidentes e vítimas fatais é registrado desde 2013 – disse.
Odílio afirma ainda que o Contorno de Campos será construído pelo lado oeste do município, entre o km 51 e o km 84,6 da BR-101/RJ Norte, iniciando próximo a Travessão e chegando a Ibitioca, na região de Campos, em pista dupla. O novo contorno rodoviário contará com interseções em desnível (com viadutos) nos entroncamentos com importantes vias como a RJ-208, a RJ-158, a BR-356 e a RJ-224.
O projeto também prevê a construção de pontes sobre os rios Ururaí, Paraíba do Sul e Muriaé, além da duplicação de 5,5 quilômetros da BR-101, com vias marginais, até o acesso do distrito de Travessão.
O secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Victor Aquino e o presidente do Instituto Municipal de Trânsito e Transporte (IMTT) de Campos, Renato Siqueira, também estiveram presentes na reunião.